O que é o Desenvolvimento Sustentável? Metas e desafios para a Agenda 2030 da ONU

Compreenda o conceito de Desenvolvimento Sustentável e o intuito dos 17 Objetivos para Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Os conceitos sustentabilidade e desenvolvimento sustentável contextualiza notícias, artigos e discursos a nível global, que refletem a preocupação pelo futuro do planeta e da vida humana.

Nas últimas décadas, acontecimentos como o progresso tecnológico e da consciencialização da população levaram à evolução do conceito de desenvolvimento sustentável. Conheça melhor este conceito, as metas propostas pela Organização das Nações Unidas e os desafios à sua conquista.

O que é o desenvolvimento sustentável

Introduzido em 1987, no Relatório de Brundtland, elaborado pela Organização das Nações Unidas, o conceito de desenvolvimento sustentável visa a possibilidade de atingir um nível satisfatório de desenvolvimento social, económico, humano e cultural, usando de forma responsável os recursos naturais e preservando a biodiversidade e ecossistemas naturais.

Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Em 2015, os líderes mundiais aprovaram a resolução da Organização das Nações Unidas “Transformar o nosso futuro: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”. Tendo entrado em vigor a janeiro de 2016, a Agenda 2030 da ONU compromete-se a concluir 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável, desdobrados em 169 metas. O desafio tornou-se, ainda, maior com o desenvolver de crises, como a pandemia e a guerra.

Objetivo 1 - Erradicar a Pobreza

A ONU defende a importância do fim da pobreza para o desenvolvimento sustentável. Contudo, o ano de 2020 marcou o primeiro aumento da pobreza extrema, desde 1998. A pandemia inverteu o progresso dos últimos 25 anos, uma situação agravada pelo impacto da guerra na Ucrânia. A ONU estima que em 2022 mais 75 milhões de pessoas vivem em pobreza extrema.

Objetivo 2 - Erradicar a Fome

Para alcançar o Desenvolvimento Sustentável, a ONU coloca o fim da fome como essencial. O número de pessoas a sofrerem de fome e/ou insegurança alimentar tem aumentado gradualmente, desde 2014. A crise da COVID-19 fez subir, ainda mais, este valor e a guerra na Ucrânia resultou na maior crise alimentar desde a II Grande Guerra, perturbando as cadeias alimentares mundiais. Atualmente, uma em cada 10 pessoas sofre de fome.

Objetivo 3 - Saúde de Qualidade

Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar em todas as idades é o terceiro objetivo para o desenvolvimento sustentável. A pandemia interrompeu duas décadas de trabalho para universalizar a cobertura sanitária, pondo em causa serviços de saúde essenciais e reduzindo a esperança média de vida. Como resultado, a imunização da população caiu pela primeira vez em 10 anos e as mortes por tuberculose e malária aumentaram.

Objetivo 4 - Educação de Qualidade

A ONU considera a educação fundamental para um mundo pacífico e próspero, desenvolvendo o conhecimento e as competências necessárias para um desenvolvimento sustentável. Por este motivo, a ONU pretende garantir a educação de qualidade para todas as pessoas, independente do seu género, cultura ou nacionalidade, até 2030.

Objetivo 5 - Igualdade de Género

É um direito humano fundamental e um alicerce necessário para um desenvolvimento sustentável. A ONU admite progressos nas últimas décadas, mas refere um ritmo demasiado lento para alcançar este objetivo em 2030.  A organização apela ao empenho e ação ousada, através de leis, políticas, orçamentos e instituições que promovam a igualdade.  

Objetivo 6 - Água potável e Saneamento

A água é uma necessidade básica para a vida e o acesso a serviços de saneamento e água potável deve ser universal para o desenvolvimento sustentável. A ONU alerta que ao ritmo atual do progresso, milhões de pessoas terão dificuldades a aceder a estes serviços em 2030. É essencial que todos façamos a nossa parte no que toca à poupança de água, especialmente durante a rotina de higiene diária.

Objetivo 7 - Energias Renováveis e acessíveis

O Desenvolvimento Sustentável depende do acesso global a energia limpa e acessível. A ONU enaltece esta como uma ação chave para o desenvolvimento de vários negócios, da agricultura, da comunicação, da educação, da saúde e do transporte Apesar do avanço positivo, refere a organização, o ritmo é insuficiente para atingir as metas até 2030.

Objetivo 8 - Trabalho Digno e Crescimento Económico

O crescimento económico (sustentável e inclusivo) é essencial para criar empregos decentes e melhorar o nível de vida de todos. O impacto das crises atuais levam a Organização Internacional do Trabalho a estimar que quase metade da mão-de-obra global está em risco de perder a sua subsistência. A previsão de uma recessão igual ou pior que a de 2009, devido à pandemia, revela mais um entrave à realização das metas para este objetivo, até 2030.

Objetivo 9 - Indústria, Inovação e Infraestruturas

A industrialização inclusiva e sustentável, com inovação e boas infraestruturas, gera ações económicas dinâmicas e competitivas. A inovação e o progresso tecnológico são fundamentais para encontrar soluções duradouras, tanto para os desafios económicos, como ambientais.

Objetivo 10 - Reduzir as Desigualdades

Reduzir as desigualdades é um objetivo chave para alcançar o Desenvolvimento Sustentável. A pandemia reverteu a tendência positiva antes alcançada, sobretudo na desigualdade de rendimentos e na discriminação. A guerra na Ucrânia intensificou as disparidades, criando uma crise humanitária, com pessoas a serem obrigadas a abandonar as suas casas e tornarem-se refugiados.

Objetivo 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

As áreas metropolitanas potenciam o crescimento económico, mas, são também as que mais poluem. A crescente urbanização resulta em infraestruturas e serviços sobrecarregados, agravamento da poluição, a expansão urbana não planeada e dificultando o acesso à comida. Por este motivo é tão importante refletir sobre a sustentabilidade nas cidades.

Objetivo 12 - Produção e Consumo Sustentáveis

A produção e o consumo são a força da economia global. Contudo, para um desenvolvimento sustentável estes devem ter em conta o impacto destas ações no meio ambiente. Faça a sua parte através do consumo responsável e consciente, também em momentos promocionais. No seu dia a dia, evite o desperdício e prefira uma alimentação sustentável.

Objetivo 13 - Ação Climática

O impacto das alterações climáticas é, cada vez mais, visível, sobretudo no que toca à desertificação e à ocorrência de cheias. Por este motivo, é essencial que tanto a população como as empresas unam esforços em prol da mitigação das alterações climáticas e aumento da temperatura global.

Objetivo 14 - Proteger a Vida Marinha

A água potável, da chuva, o clima e, até mesmo, o oxigénio são fornecidos e regulados pelo mar. O cuidado da gestão deste recurso é essencial para o futuro sustentável. A ONU alerta para a contínua deterioração das águas e a acidificação dos oceanos que impacta os ecossistemas e a biodiversidade marinhos, fundamentais para a saúde das pessoas e do planeta.

Objetivo 15 - Proteger a Vida Terrestre

Em 2019, cerca de 1 milhão de espécies animais e vegetais estavam ameaçadas de extinção. A deflorestação e a desertificação - causadas pelas atividades humanas e pelas alterações climáticas - colocam grandes desafios ao desenvolvimento sustentável.

Objetivo 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Conflito, insegurança, instituições fracas e acesso limitado à justiça continuam a ser uma grande ameaça ao desenvolvimento sustentável. A ONU alerta para o aumento no número de mortes ou desaparecimentos de defensores dos direitos humanos e do número de pessoas obrigadas a fugir à guerra ou outros conflitos. 

Objetivo 17 - Parcerias para a implementação dos Objetivos

O Desenvolvimento Sustentável, explica a ONU, depende de parcerias inclusivas e cooperação global. No cenário atual, a cooperação internacional é, ainda mais, necessária, para assegurar a recuperação da pandemia. As parcerias locais, regionais e nacionais são, igualmente, importantes para a sustentabilidade da comunidade, conheça algumas das boas práticas e iniciativas da Missão Continente.