Acabar com a pobreza, uma missão de todos

Sabia que, pela primeira vez em mais de 30 anos, prevê-se o aumento significativo da pobreza a nível global? Este não é um problema que afeta apenas a população desempregada, também em zonas urbanas há famílias, com emprego, a viver em pobreza extrema. Compreenda o conceito e descubra como pode contribuir para a erradicação dos diferentes tipos de pobreza.

A nível global, a percentagem de pessoas a viver na extrema pobreza desceu de 36%, em 1990, para 10%, em 2015. No entanto, o ritmo desta mudança tem vindo a desacelerar

Segundo a UNU World Institute for Development Economic Research, a pandemia global provocada pela COVID-19 surge entretanto como um enorme desafio para a erradicação da pobreza, um dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

O mesmo estudo publicado pela UNU revela que, em 2020, a pobreza global registou uma subida pela primeira vez em 30 anos. Este aumento pode representar um recuo de quase uma década no progresso global no combate e erradicação da pobreza.

O que é a pobreza?

A pobreza é a privação das condições necessárias para uma vida digna. Segundo a Organização das Nações Unidas, manifesta-se através da fome, da discriminação e da exclusão social, do acesso limitado à educação, à saúde e a outros serviços básicos como saneamento, , bem como à falta de participação na tomada de decisões. Globalmente, 10% da população ainda vive em pobreza extrema, lutando todos os dias para satisfazer necessidades básicas.

Segundo a Rede Europeia Anti-Pobreza, o nível de pobreza pode ser caracterizado da seguinte forma:

Pobreza Extrema: designa a situação em que as pessoas não conseguem satisfazer as necessidades básicas para a sua sobrevivência. Em pobreza extrema, as pessoas passam fome, não têm acesso a água potável, habitação, roupa ou medicamentos. Esta realidade, apesar de mais notória, não é apenas comum em países menos desenvolvidos. Em Portugal, vários sem-abrigo e algumas comunidades vivem neste nível de pobreza.

Pobreza Relativa: designa a situação na qual o rendimento e estilo de vida se situa bastante abaixo do nível de vida do país ou da região onde está inserida. Em pobreza relativa, as pessoas não têm possibilidade para participar em atividades económicas, sociais e culturais.

Como pode ajudar a erradicar a pobreza?

São os pequenos gestos que fazem a diferença num objetivo comum. A pobreza está disseminada, de diferentes formas, por todo o mundo, o que significa que também está presente na sua comunidade. Por este motivo, é fundamental compreender o que podemos fazer a nível individual para colocar um fim a este flagelo.

  1. Esteja atento

Identifique casos de pobreza extrema ou relativa na sua comunidade e aja perante a situação. Depois de ter a certeza de que essa pessoa ou família estão disponíveis para receber ajuda, ponha-os em contacto com instituições sociais locais que possam acompanhar o caso. Se puder, participe também nesse acompanhamento e ajuda.

  1. Evite o desperdício alimentar

Ofereça os excedentes e/ou sobras de refeições a quem precisa. Produtos em fim de validade, refeições prontas que já não vai consumir ou sobras de celebrações são bons exemplos de desperdício alimentar quando vão para o lixo. Estes alimentos, se em bom estado para consumo, podem servir para tirar a fome a alguém da sua comunidade.

  1. Seja solidário

Atue com empatia e compreensão, prepare-se para ajudar sem pretensão de receber algo em troca. Esteja disponível para ajudar as pessoas mais vulneráveis e dar resposta a desafios sociais. Saiba como pode tornar os seus hábitos mais solidários.

  1. Faça donativos

Alimentos, livros, eletrodomésticos, dinheiro ou até mesmo o seu tempo. Estas são algumas ideias do que podemos doar, neste contexto, a pessoas próximas da sua comunidade ou instituições locais com projetos que contribuam para esta causa.Saiba mais sobre a importância de doar e, mais importante, certifique-se sempre se a doação chega ao beneficiário.

  1. Torne-se voluntário

Ofereça o seu tempo e as suas competências a esta causa. A sua presença em campanhas de angariação e de distribuição de bens pode ser crucial para certas instituições como o Banco Alimentar Contra a Fome, a Comunidade Vida e Paz e a Centro de Apoio ao Sem Abrigo, entre muitas outras.

 

Tome nota!

Combater todos os tipos de pobreza no mundo é um dos objetivos da Agenda 2030 da ONU. Transforme esta numa missão também sua, através das ferramentas que tem ao seu alcance: a solidariedade.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Refeição do Coração I e II”. Descubra como é simples partilhar, oferendo os excedentes das suas refeições a alguém que precise da sua ajuda. Comprove ainda facilidade em tornar a doação num hábito simples.