A energia é fundamental para grande parte da atividade, conforto e sobrevivência humana, uma vez que é utilizada em diversos cenários de extrema importância como a segurança, qualidade de vida (necessidades domésticas e/ou laborais), produção de alimento e aumento de rendimento.
Contudo, a produção e o uso de energia são os maiores responsáveis pelas alterações climáticas e aquecimento global, representando cerca de dois terços das emissões de gases de efeito estufa, resultado da predominância do uso de recursos não renováveis como os combustíveis fósseis, entre os quais estão o carvão mineral, o gás natural e o petróleo. Depender de energia não renovável, cuja fonte se pode esgotar a curto ou longo prazo, é insustentável e prejudicial para o planeta e uma das maiores ameaças à nossa sobrevivência.
O que são energias renováveis?
Entende-se por energia renovável aquela que vem de fontes naturais que se regeneram naturalmente num curto espaço de tempo e de forma sustentável. São fontes renováveis o vento, o sol, a água (movimento das marés e das ondas), o calor da terra e a biomassa, como explica a Associação de Energias Renováveis. Consequentemente, estes recursos vão gerar energias eólica, solar, hídrica, geotérmica e biocombustíveis, respetivamente.
Em 2020, as energias renováveis representaram 37,5% do consumo de eletricidade na União Europeia. Portugal é o quarto país, dos 27, que mais utiliza este tipo de energia, com uma quota de 58%. Estes valores refletem o esforço que tem vindo a ser feito, reconhecendo na preferência e utilização das energias renováveis benefícios como:
- Redução das emissões de gases com efeito de estufa
- Diversificação das fontes de energia
- Diminuição da dependência de combustíveis fósseis
Energias renováveis para o desenvolvimento sustentável
A importância da utilização e acessibilidade da energia de forma sustentável levou a ONU a implementar “Energias Renováveis e Acessíveis” como o objetivo 7 para o Desenvolvimento Sustentável. Neste contexto a Organização das Nações Unidas estipulou as seguintes metas para 2030:
- Assegurar o acesso universal, de confiança, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia.
- Aumentar a participação de energias renováveis na matriz energética global.
- Duplicar a taxa global de melhoria da eficiência energética.
- Reforçar a cooperação internacional no acesso e investimento em investigação e tecnologias de energia limpa.
- Expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia sustentáveis para todos os países, particularmente países menos desenvolvidos.
Além da preferência por energias renováveis, consumir energia de forma responsável é também muito importante! Saiba como poupar energia, aproveitar a luz solar e combater as alterações climáticas.
Tome Nota!
O acesso à energia é essencial para todos e importa, por isso, que se aposte na energia de forma sustentável, com fontes renováveis. Conheça algumas das iniciativas e boas práticas da Missão Continente.
Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ter muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.
Complete já as Missões “Uma luz de cada vez” e “Noite tranquila para o ambiente” e prove que é possível ter um consumo responsável de energia.