Mudança da Hora: saiba como poupar com o horário de verão

Em março voltamos a mexer no relógio para o adiantar 60 minutos e entrarmos no horário de verão. Conheça aqui alguns dos argumentos de poupança energética que justificam esta alteração e descubra como aproveitar (bem) a luz do dia.

horário de verão mudança de hora missão continente

Se, em outubro, ganhamos uma hora de sono ao atrasar o relógio em 60 minutos para entrarmos na hora de inverno, o contrário acontece agora, mais precisamente no último fim de semana de março, quando adiantamos o relógio em 60 minutos e, consequentemente, perdemos uma hora de descanso na madrugada de sábado para domingo, quando à 1h00 os ponteiros do relógio deverão marcar as 2h00.

Apesar de este ser já um ritual habitual nas nossas vidas, as opiniões sobre as consequências desta mudança de hora dividem os especialistas. Diversos estudos apontam para os impactos negativos que esta simples medida poderá ter para o nosso organismo – estando neste momento a ser estudada a sua abolição. Mas, na sua génese, foi uma medida consensual.

A História por detrás da Mudança da Hora

A primeira vez que se adiantaram os relógios em 60 minutos, ou seja, para o horário de verão, foi na Alemanha, em plena Primeira Guerra Mundial (1916). O objetivo era poupar energia, reduzindo a utilização da iluminação artificial e racionalizando o combustível para depois reforçar o armamento bélico.

Apesar de não ser uma medida obrigatória, vários países seguiram este exemplo, incluindo Portugal. Sempre que era necessária a poupança de energia para efeitos de necessidade maior, eram aproveitados os meses de verão para fazer esta alteração horária e aproveitar a energia para os fins prioritários. A mudança da hora tornou-se definitiva em 2001 com a implementação da diretiva 2000/84/EC na União Europeia. 

horario de verão mudança de hora missão continente

Por que é que ainda mudamos para o Horário de Verão?

Atualmente, o propósito do horário de verão (internacionalmente conhecido por Daylight Saving Time – DST), é retardar o anoitecer, ou seja, aproveitar a luz solar para o final do dia, adiantando uma hora. Na sua maioria, os estados-membro têm vindo a aplicar a mudança para o horário de verão, continuamente desde os anos 70. No caso da uniformização entre os países da EU, com a diretiva 2000/84/EC em 2001, a ideia foi prevenir a descoordenação no mercado interno, mais precisamente o setor dos transportes.

Mais recentemente, em 2018, este assunto foi novamente discutido sobre o pretexto de que esta alteração horária anual poderia ser prejudicial para o sistema biológico humano e pouco útil para o esforço de poupança de energia. O Parlamento Europeu anunciou a intenção geral de terminar esta alteração horária em 2021, devendo cada país escolher qual o horário a adotar (o de verão ou o de inverno). Contudo, a chegada da pandemia mundial provocada pela covid-19, deixou este tema em suspenso.

8 dicas eficazes para poupar e melhor aproveitar a luz do dia

A poupança energética continua a ser uma necessidade urgente: não só para poupar algum dinheiro, mas sobretudo para poupar os recursos naturais do planeta. Por este motivo, retornamos o propósito inicial da mudança de horário - a poupança de energia - para lhe mostrarmos como pode poupar, aproveitando a luz do sol.

  • Mantenha as cortinas abertas

Este é o primeiro passo para aproveitar a luz natural. Assim que acordar, afaste as cortinas e amarre-as de forma a que a luz entre na sua casa. Desta forma, além de melhor iluminar o seu espaço, vai também assegurar uma climatização mais confortável.

  • Dê preferência a cortinas com tecidos finos

Evite cortinas de materiais opacos que bloqueiem a luz. A utilização de tecidos finos e translúcidos reduz ligeiramente a intensidade da luz solar e assegura a sua privacidade.

  • Aproveite a climatização natural

Para evitar o uso de ar condicionado ou aquecimento, estude métodos mais ecológicos para manter a temperatura ideal na sua casa. No inverno, prefira a luz, com as persianas recolhidas e os cortinados abertos. Já no verão, se a sua casa for muito quente, mantenha as persianas fechadas nas horas de maior calor e, se possível, crie algumas correntes de ar para aliviar a temperatura e renovar o ar.

  • Opte por janelas com vidos transparentes

Muitas janelas com vidros opacos ou escurecidos contrariam o objetivo de maximizar a entrada de luz natural. Se está a pensar mudar as suas janelas, tenha em conta esta dica e prefira vidros totalmente transparentes.

  • Mantenha os vidros limpos

O pó e a sujidade também bloqueiam a entrada da luz natural. Ao limpar está a repor a transparência do vidro.

  • Aposte em cores claras

As cores mais claras vão refletir a luz, enquanto que as mais escuras tendem a absorvê-la e deixar um ar mais sombrio nas divisões da sua casa.

  • Tenha em atenção a organização dos móveis

Evite colocar moveis em locais que impeçam a passagem de luz natural e utilize espelhos para multiplicar a luminosidade na sua casa.

  • Evite utilizar a máquina de secar roupa

O vento e a luz solar são as melhores opções para secar roupa, por isso, limite a utilização da máquina de secar roupa apenas para os dias de chuva.

 

Tome nota!

Tire o melhor partido da luz natural, Portugal é o país certo para poupar energia aproveitando o sol. É através destes pequenos cuidados que poderá poupar na sua conta mensal de energia e garantir uma casa mais eficiente em termos energéticos.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Uma luz de cada vez”. Prove que é capaz de seguir hábitos mais sustentáveis, descartando a utilização de lâmpadas fluorescentes e substituindo por lâmpadas LED.