Poupar energia? Descubra dicas muito simples e práticas

O uso mais eficiente dos recursos energéticos é um esforço de todos para que o futuro seja mais sustentável. É possível fazê-lo com eficácia e de forma simples, através da alteração de pequenos hábitos. Inspire-se nas nossas sugestões para poupar energia!

No dia 29 de Maio celebra-se o Dia Mundial da Energia. Esta data tem como objetivo sensibilizar as pessoas e os líderes governamentais para a importância da poupança de energia e para a promoção das energias renováveis, de modo a minimizar o impacto do uso de recursos menos amigos do ambiente, como é o caso das energias fósseis.

As energias renováveis são aquelas que se regeneram num curto espaço de tempo e de forma sustentável, porque não têm impacto na natureza ou são recursos naturais que podem ser utilizados sem a possibilidade de esgotamento da fonte. Alguns exemplos deste tipo de energias são:

  • Hidrelétrica - originada pela força da água dos rios;
  • Geotérmica – proveniente do calor do interior da terra;
  • Solar - obtida pela temperatura e luz do sol;
  • Eólica – produzida naturalmente pela força do vento;
  • Mares e Oceanos – gerada pela força das ondas;

Já as energias fósseis estão dependentes da utilização de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural. Estas matérias são queimadas, libertando dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa e podem levar milhões de anos a decompor-se, tendo por isto um impacto ambiental muito negativo.

O Acordo de Paris, um tratado mundial no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Climaassinado em 2015, tem como objetivo estabelecer metas para a contenção do aquecimento global. Um dos grandes objetivos, a longo prazo, é limitar o aumento da temperatura média global a níveis abaixo dos 2 graus centígrados acima dos níveis pré-industriais. A concretização desses objetivos passa, entre várias medidas, por um uso mais eficiente das energias que estão à nossa disposição. 

O nosso país tem feito os esforços para cumprir os objetivos a que se propôs. Nos primeiros 5 anos do acordo (2015-2020), no que toca a energia, estas foram as principais conquistas em Portugal:

  • Fim da produção de energia elétrica através do carvão em duas centrais termoelétricas; 
  • Mais de 2.231 MW de energia produzida a partir de fontes renováveis; 
  • Fontes de energia renovável aumentaram de 52,6% para 57,5%; 
  • Redução da dependência energética de 78,3% para 74,2%; 
  • A intensidade energética desceu 16% e a intensidade carbónica desceu 20%.

Adicionalmente, no primeiro trimestre de 2022, Portugal foi o 4.º país da Europa com maior incorporação renovável na geração de eletricidade, segundo o boletim de eletricidade renovável da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).  Estes são números que nos devem orgulhar, mas que não nos devem fazer baixar os braços. Até porque em 2020 foi assinado o Pacto Ecológico Europeu, que veio reforçar as ambições do acordo de Paris, e estabeleceu-se como grande objetivo atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Para que isso seja possível, Portugal estabeleceu as seguintes metas

  • Até 2030 temos de reduzir em 55% as emissões de gases com efeito de estufa; 
  • As fontes de energia renováveis terão de representar 80% da eletricidade consumida; 
  • A eficiência energética terá de aumentar em 35%.

Estamos no caminho certo. É um longo percurso, mas se cada um fizer a sua parte, através de pequenos gestos, na sua rotina, poderá realmente fazer a diferença!

Não só estará a contribuir para um melhor e mais eficiente uso dos recursos energéticos, e assim para um futuro mais sustentável, como no final do mês a sua carteira agradece. Ao poupar energia estará também a poupar dinheiro! Sigas as sugestões simples e práticas que deixamos para si, vai ver que vai fazer toda a diferença.

Poupar energia Missão continente

5 dicas para poupar energia

1. Evite deixar as luzes e aparelhos ligados quando não é necessário.

Aproveite ao máximo a luz solar em vez de luz artificial. Se não está na sala ou no quarto não precisa de ter as luzes ligadas! Desligue também aqueles aparelhos que não costuma usar e que estão a maior parte do tempo em stand-by, por exemplo a impressora, a televisão ou outros aparelhos eletrónicos. Em vários países da União Europeia, o consumo energético de aparelhos eletrónicos em stand-by é responsável por 11% dos gastos de eletricidade.

2. Dê prioridade a transportes públicos, alternativas sustentáveis ou car sharing quando possível.

Nem sempre é fácil, mas se conseguir mudar a rotina de como se desloca, aproveitando a partilha de boleia, meios de transporte simples ou a rede de transportes públicos do sítio onde vive, mesmo que poucas vezes, fará uma grande diferença no impacto que os combustíveis fosseis têm no ambiente.

3. Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras.

As lâmpadas economizadoras, também chamadas de lâmpadas LED, apesar de ligeiramente mais caras, são mais amigas do ambiente e mais duráveis. Através do seu sistema elétrico, ao gastarem menos eletricidade e ao serem mais duráveis, no final acaba sempre por poupar.

4. Tenha em atenção as etiquetas energéticas dos equipamentos antes de os comprar

Todos os equipamentos domésticos têm uma etiqueta energética que os classifica quanto ao seu gasto de energia. A classificação vai de A a G, sendo A os aparelhos que têm melhor classificação e, por isso, consomem menos energia. A lógica é a mesma das lâmpadas: poderão ter um investimento inicial maior, que será recompensado na poupança de energia.  

5. Encha sempre as máquinas de lavar e, se possível, seque a roupa ao sol.

As máquinas, quer de lavar roupa, quer de lavar a loiça, são os eletrodomésticos com maior consumo em casa. Por este motivo, antes de as colocar a trabalhar, opte pelo programa ECO e assegure sempre que têm a carga completa, reduzindo o número de utilizações e, assim, não desperdiçar água e energia. Se estiver bom tempo, seque a roupa ao sol e abdique de usar a máquina de secar.  

Tome nota!

O caminho para um uso mais eficiente dos recursos energéticos é um caminho de todos! Comece já hoje a poupar energia contribuindo assim para um futuro mais sustentável. Conheça também as iniciativas e boas práticas levadas a cabo pela Missão Continente.  

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já a Missão “Uma luz de cada vez” e descubra como é simples dar o primeiro passo para um poupança eficaz de energia.