Luzes de Natal: a importância das LED

Desde sempre usamos iluminação para representar e celebrar a época de Natal, mas será que é tempo de ajustar e modernizar esta tradição?

Provavelmente nada sinaliza melhor a chegada da época natalícia do que as iluminações de Natal espalhadas um pouco por todas as localidades. Estas decorações são uma verdadeira tradição de Natal.

Se no passado estas luzes eram responsáveis por um enorme consumo energético, atualmente a tecnologia LED veio diminuir consideravelmente o impacto ambiental deste tipo de iluminação, possibilitando uma decoração mais sustentável.

Das velas à lâmpada incandescente

Ainda antes da invenção da lâmpada, já a luz era usada para celebrar a época festiva. Nessa altura, e até meados do séc. XIX, eram usadas maioritariamente velas incandescentes para decorar árvores e iluminar certas localidades. As velas eram acessas como forma de simbolizar “a luz de Cristo”, todavia representavam um enorme risco de incêndio todos os anos para as populações.

Após a invenção da lâmpada incandescente, e com o intuito de resolver este problema, o inventor Edward H. Johnson (colega de Thomas Edison) criou em 1882 o primeiro fio de luzes natalícias, composto por cerca de oitenta lâmpadas incandescente de cor vermelha, branca e azul.

No entanto foi apenas durante o início do séc. XX que o uso deste tipo de iluminação elétrica de Natal se generalizou tanto para uso doméstico, como para a iluminação das ruas dos principais centros urbanos. Com o tempo esta prática tornou-se uma das principais tradições de Natal, responsável por inúmeras memórias felizes de infância.

O impacto ambiental das luzes de Natal

Todavia, a beleza deste tipo de decoração tem associado um custo ambiental muitas vezes ignorado. Em particular, as iluminações de Natal são responsáveis por um enorme aumento do consumo energético durante este período do ano. Só nos EUA, estima-se que os americanos consumam anualmente 6.6 mil milhões de kWh na iluminação das suas decorações. Isto resulta num desnecessário aumento do uso de combustíveis fósseis e da contaminação do ar, água e solo. 

Luzes de Natal Missão continente

Como podemos seguir uma iluminação de Natal mais sustentável?

Felizmente é possível celebrar o espírito natalício de uma forma mais responsável e consciente. Existem alguns cuidados que deve seguir na hora de escolher a sua decoração luminosa. São pequenos gestos que podem contribuir para diminuir a pegada ambiental associada a esta época do ano.

Para este efeito, a aposta nas lâmpadas LED (Light Emitting Diode) é essencial para cumprir os requisitos de uma maior sustentabilidade. Além de consumirem, em média, 90% menos energia que as lâmpadas tradicionais, estas luzes têm igualmente uma longevidade bastante superior (podendo assegurar 100 mil horas de vida ou cerca de 10 anos de uso contínuo. Estes fatores permitem reduzir o impacto ambiental das decorações luminosas de Natal.

Adicionalmente existe um conjunto de pequenas dicas que todos podemos seguir:

  • Decorações alimentadas a energia solar

Existe atualmente já uma alargada oferta de luzes de Natal que são capazes de aproveitar a luz solar para se manterem acessas. Esta é uma opção ainda mais sustentável – ideal para a decoração de exteriores –, que aposta na energia renovável.

  • Apenas ligar as luzes durante um certo intervalo de horas

É certo que todos gostamos de ver as luzes acessas durante todo o dia, no entanto isto pode representar um enorme consumo energético. Sempre que possível deve desligar as suas iluminações, mantendo-as acessas apenas durante certas horas do dia.

  • Luzes com baterias ou pilhas recarregáveis

Alguns tipos de luzes de Natal têm associado um sistema de carregamento de bateria via USB ou a utilização de pilhas LED que podem ser recarregáveis. Isto permite assegurar uma maior longevidade a estes produtos e um menor consumo energético.

 

Tome nota!

É possível celebrar o espírito de Natal com muita luz, mas de uma forma mais consciente. Através de escolhas simples e mais sustentáveis, todos podemos tornar esta época festiva mais “amiga” do ambiente.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.