Para promover o fim dos conflitos entre os povos, e sensibilizar para os ideais de paz no mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz.
Mas, a consagração da paz mundial parece uma meta difícil de alcançar. Em 2022, estima-se que, por dia, 100 civis são vítimas de conflitos armados e que 274 milhões de pessoas precisem de assistência e proteção humanitária. Uma realidade que nos leva a refletir e questionar qual o nosso papel na promoção para a paz no mundo.
O significado de paz
A paz define-se por um estado de tranquilidade ou harmonia e pela ausência de conflitos ou violência, que pode ser experienciado na sua vida pessoal, profissional, em família, com amigos, ou até mesmo globalmente.
À escala mundial, a ONU considera a paz sinónimo de sociedades estáveis e resilientes, onde todos possam desfrutar das liberdades fundamentais.
A importância deste ponto para o desenvolvimento mundial, levou a instituição a estabelecê-lo como o 16.º Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável: Paz, Justiça e Instituições Eficazes que pressupõe, entre outras, as seguintes metas:
- Reduzir a violência e mortalidade relacionadas.
- Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência contra crianças.
- Promover o Estado de Direito e garantir a igualdade de acesso à justiça.
- Diminuir fluxos ilegais financeiros e de armas e combater o crime organizado.
- Reduzir a corrupção e o suborno em todas as suas formas.
- Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes - tais como governos, organizações governamentais ou não, instituições sociais ou de solidariedade.
- Garantir a tomada de decisão responsável, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis.
- Assegurar o acesso à informação e proteger as liberdades fundamentais.
- Promover e fazer cumprir leis e políticas não discriminatórias.
Como ser um agente da paz?
Viver num mundo em paz começa nos pequenos gestos. Um agente da paz reconhece o seu papel nesta missão e, por isso, procura construir um clima de paz e justiça consigo mesmo e com todos os que o rodeiam, contribuindo assim, para uma comunidade mais pacífica a longo prazo.
6 formas de se tornar um agente da paz
-
Esteja bem consigo mesmo
O primeiro passo para espalhar a paz é estar bem consigo mesmo, para poder viver da forma mais tranquila possível. Promova a sua saúde mental, reconheça as suas forças e fragilidades, com um olhar compassivo sobre si. Aceite o processo de mudança e o que está, ou não, ao seu alcance. Ao fazê-lo será capaz de observar o mundo com mais esperança e de forma mais pacífica.
-
Seja inclusivo
Aceite e promova a diversidade na comunidade. Existem diferentes culturas, crenças, necessidades, gostos e preferências individuais que devem ser respeitadas. Promova o debate, mas procure conhecer melhor a outra realidade ao inverso de tentar instituir a sua opinião. Aproveite para promover a educação para a cidadania junto dos mais novos.
-
Fomente um clima de harmonia na comunidade
Crie uma atmosfera pacífica e conciliadora junto dos seus amigos, familiares e da comunidade. Mostre-se disponível a ouvir e compreender os problemas dos outros. Procure estar mais atento às necessidades da comunidade e ser mais solidário.
-
Denuncie situações de injustiça
Desde discriminação por questões raciais, religiosas, de género ou sexualidade até injustiças, como o bullying. Estas situações acontecem diariamente e muitas vezes à frente dos nossos olhos. Esteja atento e tenha um papel ativo. Procure saber as necessidades da vítima e aja em conformidade.
-
Junte-se a uma organização ou instituição
Procure uma organização ou instituição que precise do seu apoio. Desde instituições de solidariedade social, a organizações que lutem contra desigualdades e injustiças, ser voluntário e doar o seu tempo é um grande gesto e uma forma prática de lutar pela paz no mundo.
-
Esteja atento
Todos os dias temos a oportunidade de espalhar a paz. Observe o que o rodeia e perceba como pode acrescentar mais paz e tranquilidade. Às vezes, basta um telefonema ou mensagem, uma palavra amiga ou um sorriso, para contrariar um estado de isolamento. Contribua para o bem-estar da comunidade, estando atendo às necessidades da mesma.
Tome nota!
Trabalhar diariamente para a paz no mundo é uma tarefa de todos. Conheça algumas das iniciativas da Missão Continente que promovem o crescimento em comunidade.
Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ter muitas surpresas. Divirta-se e prove que é possível combater a desertificação, com pequenos gestos.