O que é a educação de qualidade?

A educação é a chave para uma mudança positiva de mentalidades e atitudes na sociedade. Mas sabia que 18% da população adulta global é ainda analfabeta? Descubra a importância de uma educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) estima que a alfabetização global seja de 82% e que, entre os 18% dos adultos analfabetos, dois terços sejam mulheres.

A importância da educação

A educação constitui um direito humano fundamental, é ainda um instrumento essencial à inclusão, informação, tomadas de decisão e na promoção da democracia.

Além do conceito convencional de literacia, que revela a capacidade de reconhecer letras e números, construir palavras e elaborar frases, a UNESCO reconhece neste termo a competência para a identificar, compreender, interpretar e criar um texto.

No contexto atual, de ambiente – cada vez mais - digital e em constante mudança, as conversas e partilhas de conhecimento e/ou informação são cada vez mais motivadas pela escrita. Por este motivo, a aptidão para compreender a atualidade e os temas a ela associados é cada vez mais importante porque, através leitura e interpretação são geradas conclusões ou questões pertinentes que envolvem mais e novos cenários, promovendo assim o seu desenvolvimento.

A importância da educação, como pré-requisito para se atingir o desenvolvimento sustentável, levou a ONU a incluí-la como o Objetivo 4 - Educação de Qualidade.

educação de qualidade missão continente

Educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável

A UNESCO reconhece que os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável estão inter-relacionados, contudo, a educação é essencial para que cada um dos objetivos seja cumprido. Isto porque a compreensão dos temas associados ao desenvolvimento sustentável eleva a possibilidade de se tomarem atitudes e hábitos mais sustentáveis.

Para a ONU, a educação de qualidade é definida pelo desenvolvimento de sistemas educacionais que promovam a literacia de qualidade, inclusiva e oportunidades de aprendizagem ao longo de toda a vida de todos os habitantes do mundo.

Metas para o desenvolvimento sustentável

Com o Objetivo 4 para o Desenvolvimento Sustentável, Educação de Qualidade, a ONU pretende, até 2030:

- O acesso livre, equitativo e de qualidade ao ensino primário e secundário, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

- O desenvolvimento de qualidade na primeira fase da infância, bem como cuidados e educação pré-escolar.

- Assegurar a igualdade de acesso à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis.

- Aumentar o número de pessoas com habilitações relevantes, como competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.

- Eliminar as disparidades de género na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis.

- Assegurar a alfabetização e conhecimentos básicos de matemática a todos os jovens e aumentar o número de adultos neste universo.

- Garantir conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável, estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

- Construir e melhorar instalações físicas para educação, que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.

- Ampliar o número de bolsas de estudo para o ensino superior, programas de formação profissional e programas científicos, sobretudo nos países em desenvolvimento.

- Aumentar substancialmente o contingente de professores qualificados, sobretudo nos países em desenvolvimento. 

Promova a educação de qualidade também na sua família:

Crie momentos de conversa e debate em família, inclua membros de todas as idades e exponham assuntos que mereçam a vossa atenção. Saiba como promover a educação ambiental e a educação para a cidadania, traga ao debate temas como aalimentação sustentável, o significado do doar, o isolamento social ou a saúde mental, por exemplo.

 

Tome Nota!

Em casa, durante uma viagem de carro ou num passeio pelo parque. As oportunidades para promover a educação são muitas, basta começar por abordar o tema e estar disponível para ensinar e aprender também com o ponto de vista dos outros. Conheça algumas iniciativas da Missão Continente que contribuem para a educação e bem-estar da comunidade.

Preparado para se tornar num Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios com muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já a Missão “Professor Voluntário”, partilhe conhecimento e promova a literacia.