O que é a Blue Monday (e porque a deve ignorar)?

Imagine que alguém lhe pedia para indicar o pior dia do ano. E não apenas o pior dia do ano para si, mas para todas as pessoas do mundo. Qual seria a sua resposta?

Talvez optasse por uma segunda-feira, tipicamente o primeiro dia de uma longa semana de trabalho. Talvez a situasse em janeiro, quando o tempo está mais cinzento e os festejos de Natal e Ano Novo já ficaram para trás nas nossas memórias. Talvez a meio do mês, quando uma parte do salário já se esgotou e o próximo ainda demora alguns dias a chegar.

Foi assim que se chegou à Blue Monday, expressão que, desde 2005, descreve a terceira segunda-feira de janeiro, alegadamente o dia mais triste e depressivo de todo o ano.

Mas será mesmo assim? Ou será que é apenas mais um dia, igual a tantos outros, cuja carga negativa devemos contrariar em nome da nossa saúde mental?

A Blue Monday é mesmo o dia mais triste do ano?

Não existe qualquer fundamento científico que permita concluir que a terceira segunda-feira de janeiro é o dia mais triste do ano. É natural que, por motivos históricos ou sentimentais, possamos associar certas datas a emoções negativas, mas é falso que elas tenham, por si só, uma maior ou menor propensão para as causar.

No caso concreto da Blue Monday, o conceito teve origem numa campanha publicitária desenvolvida em 2005 por uma agência de viagens britânica a partir de uma complexa fórmula matemática criada pelo psicólogo Cliff Arnall.

A fórmula em questão combinava fatores como condições meteorológicas (W), salário mensal (D), montante em dívida (d), tempo passado desde o Natal (T), tempo passado desde o fracasso no cumprimento das resoluções de Ano Novo (Q), baixos níveis motivacionais (M) e necessidade de agir (Na).

Traduzia-se da seguinte forma:

Blue Monday missão continente

Supostamente, o resultado da equação recai tipicamente sobre a terceira segunda-feira de janeiro, que será, assim, o dia mais triste do ano. No entanto, basta analisar os elementos que a compõem para perceber que muitos não são sequer mensuráveis. Por exemplo, qual é a unidade de medida em “baixos níveis motivacionais”?

O próprio Cliff Arnall acabou por reconhecer isto. Em declarações ao jornal The Telegraph, citadas pelo portal de saúde Medical News Today, o psicólogo galês admitiu que as suas conclusões se basearam em testemunhos recolhidos em workshops e consultas de gestão de stresse. Acrescentou que acabou por as considerar pouco benéficas para o bem-estar geral: “É quase uma profecia autorrealizada que o dia indicado se torne o mais depressivo.”

Isto não significa que a fórmula não possa ter algum interesse, na medida em que identifica vários motivos comuns de ansiedade e nos convida a refletir sobre a nossa saúde mental.

Blue Monday Saúde Mental Missão Continente

Como cuidar da sua saúde mental na Blue Monday (e no resto do ano)

Mais importante do que identificar os dias mais tristes do ano é aprender a lidar com eles sempre que aparecem. Experimente começar por seguir estas orientações.

  • Reserve tempo para si

Muitas pessoas não gostam de segundas-feiras porque se sentem insatisfeitas nos respetivos empregos. Podem existir várias razões para isso (que é importante identificar), mas um bom princípio passa por não deixar que o trabalho domine todas as horas do seu dia. Assegure-se de que reserva, regularmente, algum tempo para se distrair e descontrair com as atividades que lhe dão mais prazer.

  • Mantenha um estilo de vida saudável

Para prevenir o desenvolvimento de perturbações mentais como a ansiedade ou a depressão, deve cuidar da saúde geral do seu corpo. Adote uma dieta alimentar adequada, pratique atividade física com regularidade e garanta que está a descansar e a dormir o suficiente. Da mesma forma, evite substâncias nocivas para a sua saúde, como tabaco, álcool ou drogas.

  • Converse abertamente sobre os seus receios

As emoções negativas chegam, muitas vezes, sem aviso e podem ser avassaladoras. A forma mais eficaz de combater as suas preocupações é encará-las de frente, falando abertamente sobre elas com amigos, familiares, grupos de apoio ou profissionais qualificados na área da saúde mental. Não hesite em procurar ajuda.

  • Esqueça a Blue Monday

Quer evitar sentir-se triste na “segunda-feira azul”? É simples: esqueça que ela existe. Até porque, como explicámos acima, não passa de um mito. Se estiver constantemente a pensar que é um dia triste, vai acabar por acreditar nisso e por se concentrar apenas nos aspetos mais negativos do dia, por isso relaxe, pense positivo e procure consultar apenas fontes de informação fiáveis.

 

Tome nota!

O seu bem-estar geral depende da sua saúde mental, por isso é fundamental que não a descure – tanto na Blue Monday como no resto do ano. Sabemos que nem sempre é fácil, mas acredite em si e lembre-se de que não está só.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios.Divirta-se!