Alimentação Sustentável, a receita para salvar o planeta

Quando pensamos em sustentabilidade, associamo-la a ações como reciclar, proteger o ambiente, poupar água, privilegiar energias renováveis, prevenir ecossistemas... mas raramente nos lembramos de fazer a relação com uma das nossas necessidades mais primárias: a alimentação.

A alimentação sustentável é um conceito que envolve muitos aspetos, mas que tem como base a definição de uma dieta com um baixo impacto ambiental, que contribui igualmente para a segurança alimentar e nutricional da população. Para além disso, é também a alimentação mais adequada, acessível, culturalmente aceite e economicamente justa.

A rápida evolução da tecnologia permitiu a produção em massa de alimentos, o que resultou no uso excessivo de recursos naturais. Para além disso, estima-se que a população mundial chegue a um pico de quase 10 mil milhões de pessoas em 2064, pelo que será preciso produzir ainda mais alimentos, algo que poderá não ser viável se continuarmos a usar recursos naturais e animais de forma irresponsável.

alimentação sustentável missão continente

Então, como pode tornar a sua alimentação mais sustentável? 

Para tal, necessita de ter em conta alguns pontos como os meios de produção, a sazonalidade dos produtos e o ajuste das quantidades dos alimentos que consome. Confira as nossas sugestões abaixo! 

Consuma produtos sazonais e de produção local 

Evite alimentos e ingredientes que requerem ser transportados por longas distâncias. Opte por produtos nacionais, de preferência de pequenos produtores e mercados locais. Também é importante considerar a sazonalidade dos alimentos, uma vez que é insustentável ter toda a variedade de frutas e legumes possível durante todo o ano. 

Mais frutas, legumes, cereais e leguminosas

Ainda se lembra da roda dos alimentos? Agora, mais do que nunca, é altura de a colocar em prática!

Comece a incluir leguminosas na sua alimentação diária. Para este efeito, as sopas são sempre uma excelente opção! Na altura de preparar o seu prato deve distribuir os ingredientes da seguinte forma: os legumes ocupam metade, carne, peixe ou derivados ocupam um quarto e o acompanhamento ocupa o restante quarto. Quanto à fruta, escolha três a cinco porções por dia, seja à sobremesa ou nos lanches ao longo do dia. 

Reduza o consumo de proteína animal

Para a além desta redução ser mais sustentável, o consumo de carne excessivo tem implicações para a sua saúde. Existem já diversos estudos que comprovam a forma como um consumo excessivo, principalmente a carne vermelha, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

3 receitas sustentáveis que pode (e deve) experimentar

Lembre-se de dar preferência a produtos locais, evitar a proteína animal e aproveitar para combater o desperdício.

panquecas receita sustentável missão continente

Panquecas de banana e chocolate

Se tem em sua casa bananas excessivamente maduras, então nem pense em deitá-las para o lixo! Esta receita de panquecas é um ótimo exemplo de como começar dia com equilíbrio nutricional e muita sustentabilidade.

Ingredientes 

  • 2 bananas muito maduras
  • ½ chávena de leite de amêndoa
  • 2 ovos
  • 1 chávena de farinha
  • 1 c. sopa de fermento em pó
  • 1 c sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 chávena de pepitas de chocolate
  • ½ c. de chá de canela

Toppings 

  • Iogurte natural grego
  • Mel

Preparação 

  1. Comece por esmagar as bananas com um garfo e adicione os ovos e o leite. Misture bem.
  2. Junte a farinha, o fermento em pó, o bicarbonado de sódio e a canela. Mexa até os ingredientes estarem todos incorporados.
  3. Adicione as pepitas de chocolate.
  4. Unte uma frigideira antiaderente e aqueça em lume médio. Para cada panqueca use como medida 1/3 de chávena. Cozinhe as panquecas cerca de um minuto de cada lado. Repita o processo com a restante massa.
  5. Sirva com os toppings

 

Abobora Assada com grau e queijo receita sustentável

Abóbora Assada com Grão e queijo cabra

Experimente juntar a família à mesa para uma refeição sem carne. E porque não tornar este num hábito semanal? É tão fácil, sustentável e ainda mais delicioso. Desafie-se!

Ingredientes:

  • 500 g de abóbora
  • 1 c. sopa de tomilho
  • 1 lata grande de grão
  • 2 queijos de cabra curados
  • 2 c. sopa de coentros
  • azeite q.b.
  • vinagre de cidra q.b.
  • sal e pimenta q.b.

Preparação:

  1. Corte a abóbora em pedaços e coloque-a num prato ou tabuleiro. Regue com azeite e tempere com sal, pimenta e tomilho. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 20 minutos.
  2. Escorra o grão e junte o queijo cortado em cubos e os coentros picados.
  3. Tire a abóbora assada (não deixe amolecer muito) e retire-lhe a casca. Corte em cubos e junte aos restantes ingredientes.
  4. Tempere com sal, pimenta, azeite e vinagre de cidra. E sirva!

 

Bolo laranja receita sustentável missão continente

Bolo de laranja

Utilize todo o sabor (e mais algum) do que é nacional! Sabia que até as cascas podem ser aproveitadas para criar lanches e pequenos-almoços deliciosos? Sim, está na hora de tornar o seu bolo de laranja mais sustentável.

Ingredientes 

  • 2 dl de sumo de laranjanacional
  • 2 cascas de raspa de casca de laranjanacional
  • 6 ovos
  • 250 gr de farinha
  • 1 c. chá de fermento

Preparação 

  1. Bata as gemas com o açúcar.
  2. Junte a raspa de laranja seguido do sumo e bata lentamente. Com uma espátula, envolva a farinha, de colher a colher, com as claras em castelo.
  3. Junte o fermento e deixe ferver.
  4. Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha. Deite a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos.
  5. Desenforme quando o bolo estiver morno.

 

Tome nota!

Seguir uma alimentação sustentável é fundamental para assegurar a preservação do nosso planeta e garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Através de simples e saudáveis escolhas podemos todos fazer a diferença.