Isolamento social: o que é, tipos e consequências

A pandemia de COVID-19 alterou o nosso quotidiano e trouxe novos hábitos, como máscaras, álcool-gel e cuidados redobrados com a higiene. Mas a consequência mais impactante desta nova realidade foi, talvez, o isolamento social. Cumprimentar, abraçar ou estar junto das pessoas de quem se gosta foi reduzido ou, muitas vezes, cancelado por completo por um longo período.

Na verdade, somos por natureza seres sociais que necessitam de contacto constante com os nossos semelhantes. A interrupção abrupta da interação social, apesar de necessária em diversas situações, pode ter consequências graves.

O que é isolamento social?

O isolamento social consiste na falta de contacto social ou familiar, na ausência de envolvimento na comunidade ou com o mundo exterior e na privação ou dificuldade de acesso a serviços.

Isolamento social e solidão não são a mesma coisa, mas o primeiro pode desencadear o sentimento de solidão.

Tipos de isolamento social

O isolamento social pode ser voluntário ou involuntário. Quando é motivado por uma decisão individual que tem por objetivo o afastamento do convívio com a sociedade, trata-se de isolamento voluntário. Quando existe uma força maior, imposta pelo Estado ou devido a situações diversas, como uma questão sanitária ou uma guerra, em que se verifica uma ordem que impõe o isolamento, este é involuntário.

Isolamento social voluntário

  • Vontade própria – a pessoa decide isolar-se da sociedade, saindo o mínimo possível de casa.
  • Motivação religiosa – existem seitas religiosas cujos elementos vivem em comunidades isoladas, restringindo o convívio social àquele meio específico.
  • Sociedades tribais – algumas tribos mantêm o contacto restrito com a restante sociedade, por questões culturais, preservando a sua identidade.
  • Depressão e outras perturbações mentais – por vezes, a doença mental, quando profunda ou não tratada, pode levar a que a pessoa rejeite o contacto social.

Isolamento social involuntário

  • Questões geográficas: é caracterizado pela diminuição da população rural, que vive dispersa em localidades afastadas de meios urbanos; um afastamento que dificulta o acesso a bens e serviços e cuja noção de isolamento transcende a dimensão física.
  • Distanciamento social – a expressão entrou no nosso léxico diário devido à pandemia de COVID-19; acontece por ordem governamental para evitar a proliferação de doenças em situação de epidemia ou pandemia.
  • Quarentena – é uma medida de saúde pública utilizada para impedir a disseminação de doenças com grande transmissibilidade; quando uma pessoa está infetada ou há suspeita de estar infetada por um vírus ou bactéria, o governo decreta que fique isolada durante o tempo de incubação do vírus.
  • Guerra – pode ser imposto o toque de recolher para que a população se feche em casa e se proteja das consequências diretas da guerra, como bombardeios.

Consequências do isolamento social

O isolamento social, voluntário ou involuntário, pode ter consequências graves para o estado mental de quem é submetido a ele:

  • Saudades das pessoas queridas
  • Insegurança/medo
  • Quadros de ansiedade e depressão
  • Pensamento suicida ou suicídio em pessoas que já sofriam de instabilidade psíquica ou mental e cujo estado é agravado

Como lidar com uma situação de isolamento social?

Além de cuidar da saúde física durante o período de isolamento social, é fundamental cuidar também da saúde mental. Tome nota dos vários hábitos saudáveis a adotar:

  • Mantenha o contacto (mesmo por telefone, mensagem, videochamada, etc.) com amigos e familiares.
  • Se sentir que não está bem, procure um psicólogo ou psiquiatra para obter a melhor orientação.
  • Mantenha as rotinas e atividades habituais, dentro do possível: acordar à hora habitual, vestir-se, fazer as refeições a horas.
  • Reserve tempo para o lazer: ler, ver filmes ou séries, fazer jardinagem, cozinhar.
  • Faça exercício físico regularmente: exercícios simples no chão, dança, yoga.
  • Opte por uma alimentação equilibrada.

Se tiver um amigo ou familiar em isolamento:

  • Ligue-lhe e mostre-se disponível para falar e ouvir.
  • Perceba de que modo pode ajudar.
  • Sugira-lhe atividades que o possam manter interessado.

Isolamento Social Missão Continente

Solidão nos idosos

Portugal é o quarto país do mundo com a maior fatia de população idosa (22,1%), segundo o Eurostat. Este envelhecimento demográfico tem graves repercussões.

A solidão é um dos problemas que mais afeta a população idosa em Portugal. A operação “Censos Sénior 2020”, da GNR, sinalizou mais de 42 mil idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade. Muitos dos idosos que se encontram sós são, muitas vezes, abandonados pelos familiares, passando a depender cada vez mais de si mesmos, até ao fim da vida.

São vários os fatores que levam ao abandono dos idosos. A partir do momento em que começaram a surgir as reformas e pensões como meio de sustentar socialmente os seniores, os filhos deixaram de se preocupar, incutindo essa responsabilidade ao Estado. Gradualmente, a natureza e a intensidade dos laços que unem as gerações vão-se modificando e, por vezes, degradando.

Porém, esta nem sempre é uma questão de abandono, mas sim de falta de solução. Muitas vezes, os familiares não têm possibilidade de dar continuidade aos cuidados de saúde e acompanhamento de que o idoso necessita, nem condições para recebê-lo, nem mesmo conseguem um recurso junto de lares ou outras instituições.

É absolutamente necessário perceber o que é possível fazer para combater a solidão nos idosos, garantindo qualidade de vida e um envelhecimento saudável e feliz.

Chegar à terceira idade não tem de significar o alheamento da sociedade. Há muitas atividades que o idoso deve experimentar:

  • Fazer voluntariado: além de fazer o bem por outro ser, vai conhecer pessoas novas.
  • Investir nas relações sociais: organizar almoços e jantares com familiares e amigos.
  • Frequentar um curso: além de ocupar o tempo livre, aprendendo uma língua nova, pintura, dança ou teatro, vai encontrar pessoas que partilham interesses comuns. As universidades seniores são uma excelente opção.
  • Adotar um animal de estimação: Um animal é uma companhia constante e ajuda a desenvolver a empatia e a responsabilidade.

Existem já várias instituições com projetos dedicados ao combate ao isolamento, sabia mais sobre estas iniciativas na página da campanha Luzes com Presença. Junte-se a esta causa e acompanhe os documentários.

Tome nota! 

É necessário modificar a forma como a sociedade encara a solidão nos idosos e perceber o que é possível fazer para combater esta realidade. Conheça as iniciativas promovidas pela Missão Continente e comece já a construir um futuro melhor para si e para todos.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se!

Complete já as Missões “Refeição do Coração I” e a “Refeição do Coração II” e perceba como é simples e recompensador criar hábitos mais solidários.