O valor angariado reverte integralmente para financiar projetos de instituições com atuação nacional e também local na área do combate e prevenção da Solidão e Isolamento Social.
O trabalho destas instituições desenvolve ações de proximidade e integração, tais como chamadas telefónicas, visitas domiciliárias, apoio psicológico, animação cultural, entre muitas outras formas de ajuda. Fique a conhece-las.
SOS Voz Amiga | Nacional
A SOS VOZ AMIGA é uma linha de apoio emocional que se disponibiliza a ajudar todos aqueles que se encontram em situações de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade, depressão ou risco de suicídio.
É constituída por uma equipa de apoio emocional especializado que precisa de um alargamento a mais técnicos de saúde (psicólogos), dado o agravamento de problemas de saúde mental durante a pandemia.
Os técnicos de saúde estão encarregues de dar formação e apoio a voluntários que terão as competências necessárias para responder às necessidade dos beneficiários. Neste momento a equipa conta com 45 voluntários, das 15h30 às 00h30, 7 dias por semana.
Cruz Vermelha Portuguesa - Teleassistência | Nacional
O serviço de Teleassistência da CVP destina-se a todas as pessoas que se encontram em situação de dependência (por velhice, doença, incapacidade ou isolamento), bem como as pessoas plenamente autónomas, mas que desejam sentir-se protegidas.
É uma resposta imediata em situações de emergência, insegurança e solidão, através do acionar de um botão de alarme pelo utente, num equipamento específico, que permite o contacto imediato com o Contact Center da Cruz Vermelha Portuguesa, 24h/dia, 365 dias/ ano. Este contacto redireciona para os bombeiros, familiares, PSP ou 112, mantendo sempre o contacto com o utente até estar solucionado o motivo do alarme.
Centro Social N.ª Sr.ª do Extremo | Vila Pouca de Aguiar
O Centro Social Nª Sr.ª do Extremo tem como sua missão cuidar e promover a qualidade de vida, com dedicação, partilhando com amor.
O financiamento a este projeto visa combater a solidão e isolamento através do apoio à mobilidade (deslocação à sede do concelho de forma gratuita), à inclusão digital (ferramentas básicas de comunicação), apoio psicológico e de enfermagem, em todas as freguesias do concelho de Vila Pouca de Aguiar. Neste momento, por falta de recursos estas iniciativas só ocorrem numa das freguesias.

Espaço T - Associação para o apoio à integração social e comunitária - Arte ao Domicílio | Porto
Com o objetivo de estimular competência cognitivas, emocionais, relacionais dos seniores dos concelhos do Porto, Maia e de Matosinhos, o Espaço T realiza sessões de expressão plástica e musical ao domicílio. A sua contribuição é necessária para que o trabalho desta instituição continue e possa chegar ainda a mais pessoas.
Aldeias Humanitar | Sernancelhe
O Aldeias Humanitar tem como propósito mobilizar todos para a luta contra o desamparo humano e alargar o seu modelo de intervenção a todo o Interior de Portugal.
O financiamento a este projeto visa prestar cuidados de saúde complementares aos cuidados primários, secundários e terciários, em casa das pessoas idosas e de forma gratuita, em dez concelhos do Douro Sul. Os cuidados de saúde são integrados com os cuidados sociais, existindo três níveis de intervenção: a comunitária, em SOS e a permanente. Para além das respostas presenciais, criaram uma linha telefónica disponível 24h/dia para apoiar e dar resposta às necessidades imediatas. Criada em 2018, a Aldeias Humanitar apoiou até agora 1.682 beneficiários diretos e 1.256 indiretos.

Associação Mais Proximidade | Lisboa
Para atenuar as consequências do isolamento entre os idosos, a Associação Mais Proximidade prepara a alta hospitalar de âmbito social, garante os recursos para um regresso a casa em condições adequadas e um acompanhamento de consultas e exames, gestão da medicação, visitas ao domicílio, contactos de acompanhamento, etc.
O apoio a esta iniciativa visa reduzir os internamentos sociais/inapropriados através de uma articulação próxima entre as pessoas idosas, os serviços sociais dos hospitais e outras entidades da comunidade.
ACASO - Associação. Cultural. e Apoio Soc. de Olhão | Olhão
Os colaboradores ACASO, juntamente com uma rede de voluntários e parcerias, precisam da sua ajudar para continuarem a promover visitas ao domicílio de idosos que sofram de isolamento ou com necessidades de acompanhamento próximo.
Entre outras atividades, são levados a cabo momentos de leitura, conversa e até a entrega de compras de supermercado e farmácia.

DTC Social | Região Norte
A DCT Social é uma entidade que quer mudar a vida das pessoas. Através de cães de ajuda social, implementam diariamente iniciativas que contribuem para a vida dos seus beneficiários.
O financiamento ao projeto Animais de Ajuda Social visa combater o isolamento social através do acolhimento, por parte dos idosos, de animais de estimação identificados pela organização. Posteriormente são visitas presenciais semanais de 3h30 para acompanhar, por um lado, a área social e, por outro, a área animal.
Uma solução que conta consigo para continuar a combater o isolamento.
Associação Coração Amarelo | Porto de Mós
A Associação Coração Amarelo associação realiza contactos telefónicos a idosos sinalizados em situação de isolamento.
Com o objetivo de elevar a experiência, passando a chamada normal para a videochamada, o apoio a este projeto é crucial para adquirir 50 smartphones eentregar a idosos elegíveis, para que possam receber estes contactos por parte da instituição.

CRESAÇOR | Açores, São Miguel
A missão da CRESAÇOR é promover a Economia Solidária e o Desenvolvimento Local e Comunitário na Região Açores, sustentando os valores da Cooperação, Identidade, Sustentabilidade, Local, Tradição, Cultura, Ambiente e Pessoas.
Em São Miguel, o isolamento combate-se através da inclusão cultural da população sénior. Semanalmente, são realizadas sessões com centros de convívio de idosos, abrangendo o total de 59 participantes. O objetivo é valorizar o património pessoal de cada participante através da promoção de diálogos, em grupo e individuais, que celebrem as suas histórias de vida, sendo depois transformados em documentário. Em simultâneo ocorrem eventos culturais na freguesia, bem como passeios.
Viver de Afetos - Associação de Desenvolvimento Comunitário Câmara de Lobos Viva | Madeira
O projeto Associação Viver de Afetos da tem como principal objetivo diminuir o sentimento de solidão e o isolamento social da população idosa que reside só nas zonas altas do concelho de Câmara de Lobos. Fazem visitas domiciliarias semanais, realizadas por uma equipa técnica, como forma de estar com os idosos, ouvir as suas histórias e identificar as necessidades. Realizamjogos ou atividades de estimulação e acompanham nas deslocações ao exterior,como consultas médicas. A sua doação vai levar companhia a mais idosos.
