Educação ambiental: 7 dicas para ensinar em família

De que forma podemos estimular a educação ambiental em família? Deixamos-lhe 7 dicas simples que prometem influenciar os seus hábitos familiares em prol de um futuro mais sustentável.

A crise ambiental global que atualmente vivemos torna cada vez mais imperativa a promoção de um desenvolvimento social e económico que responda às necessidades do presente, sem pôr em causa gerações futuras.

A importância da educação ambiental

A educação ambiental tem como finalidade a formação de competências e valores para a conservação ambiental, fator fulcral para a qualidade de vida saudável e sustentável. Visa, portanto, que os educandos procurem naturalmente a conservação e preservação de recursos naturais e da sustentabilidade, considerando os aspetos económicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos.

No que toca ao ambiente, este deve ser um processo de aprendizagem constante e ao longo de toda a vida, de forma a construir uma cidadania informada e ativa, que garanta o envolvimento e o compromisso de cada pessoa. Existem duas vertentes de educação ambiental:

  • Formal: desenvolvido em ambiente escolar, é um processo que segue um programa educativo estruturado. Em 2017, foi aprovada a Estratégia Nacional de Educação Ambiental, que pretende estabelecer um compromisso colaborativo, estratégico e de coesão na construção da literacia ambiental em Portugal. Atualmente, a educação ambiental está presente em diversas disciplinas do ensino Primário, Básico e Secundário.
  • Informal: ocorre através de atividades realizadas fora dos ambientes escolares, ou seja, na comunidade ou em casa. Este é um processo de aprendizagem social, assente num conjunto de ações espontâneas entre familiares, vizinhos e/ou amigos, por exemplo. Esta representa assim um papel muito importante na consciencialização, pois envolve a comunidade na totalidade, desde a população cuja faixa etária deve estar no processo de educação escolar, como também a população não envolvida.

 

Educação ambiental dicas para ensinar em casa Missão continente

Educação ambiental em família

Para uma educação de sucesso, não basta dizer o que está certo ou errado, é importante que tenha atitudes e hábitos que sustentem aquilo que diz. Favoreça o diálogo aberto, crítico e reflexivo sobre os problemas ambientais, e, se necessário, retifique alguns hábitos antigos. Verifique as 7 dicas que lhe deixamos para estimular a educação ambiental em família.

7 dicas (simples) para estimular a educação ambiental em família

  1. Faça a separação do lixo: explique a importância da separação correta dos resíduos para encaminhar para a reciclagem. Torne a separação de resíduos um hábito na sua casa. Crie, com as crianças, um espaço dedicado à separação e coloque uma lista com desenhos ou recortes dos resíduos e onde devem ser colocados.
  2. Aja contra o desperdício alimentar: desenvolva este tema explorando as causas e consequências que este tem para o futuro do planeta. Elabore, em família, algumas estratégias para combater este problema, como, por exemplo, estabelecer um dia em que a refeição é feita através de excedentes ou produtos em fim de validade.
  3. Promova hábitos para poupar água: fale sobre a valor da água para a biodiversidade, o seu ciclo natural e residual. De seguida, identifique, em família, como pode poupar água.
  4. Organize atividades ao ar livre: favoreça o contacto com a natureza, a preservação da mesma e, consequentemente, a limpeza dos espaços públicos. Organize passeios por zonas verdes e com maior biodiversidade e confira a importância da proteção dos mesmos para a nossa saúde e do planeta. Aproveite para levar um saco e recolher o lixo que encontram, esta é a melhor forma de sensibilizar para o problema da poluição.
  5. Eduque sobre a eficiência energética: desafie a refletir sobre a forma como a energia chega até nós, e de que formas os comportamentos familiares podem ser mais conscientes neste consumo. Estabeleçam, em conjunto, estratégias para tornar a sua casa mais ecológica.
  6. Reutilize materiais recicláveis: em atividades manuais considere a reutilização de materiais para atividades e projetos escolares ou não. Faça máscaras temáticas, decorações e presentes com materiais reutilizados.
  7. Introduza a alimentação sustentável: siga uma dieta com baixo impacto ambiental, integre todos os membros familiares na elaboração das listas de compras, bem como na preparação das refeições.

 

Leia também:

Educação para a Cidadania: qual a importância de a ensinar aos mais novos?

Tome nota!

A educação ambiental é um tópico que deve fazer parte das conversas em família. Estimular a mudança e estabelecer alguns hábitos mais sustentáveis é ainda mais fácil quando feito em conjunto.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Cozinha Circular”, “Uma luz de cada vez” e “Reciclar é Fácil I e II”. Prove que é capaz de tornar os seus hábitos familiares mais amigos do ambiente!