5 dicas práticas para uma casa mais ecológica

Viver numa casa ecológica é um desejo de cada vez mais pessoas, conscientes da necessidade de corrigir hábitos prejudiciais e motivadas pela urgência de reduzir a sua pegada ambiental. Todavia, nem sempre percebemos como é possível implementar no nosso lar algumas dessas práticas mais sustentáveis.

O conceito de casa ecológica está associado a um tipo de construção que visa reduzir o uso de recursos escassos e a diminuição das emissões de CO2. A aposta neste tipo de habitações torna-se determinante para combater a crise ambiental que o planeta enfrenta, motivada em parte pelo impacto nefasto da indústria construtora – historicamente uma das mais poluentes.

Segundo um recente relatório da Organização das Nações Unidas, cerca de 40% de todas as atuais emissões de CO2 são provenientes de construções e edifícios. Para alcançar até 2050 o objetivo coletivo de neutralidade climática para o setor, será necessário reduzir em metade, até 2030, as emissões diretas de CO2 dos edifícios.

Felizmente, nem sempre é necessário realizar investimentos avultados para tornar as casas mais ecológicas. Com gestos simples, poderá melhorar gradualmente o enquadramento ambiental do seu lar e contribuir dessa forma para a sustentabilidade do planeta.

 

Conselhos que deve seguir para ter uma casa mais ecológica

 

Aproveite melhor o sol, o vento e a água

A instalação de painéis solares e a correta colocação de janelas/terraços podem ser muito eficazes no aproveitamento dos principais recursos naturais. Representam, contudo, investimentos avultados que nem todas as famílias estão disponíveis para fazer. Existem, porém, outras estratégias bem mais acessíveis e que também geram bons resultados.

  • Aproveite ao máximo a luz solar e evite, assim, ligar candeeiros e outras iluminações ao longo do dia;
  • Seque e aqueça as suas roupas no exterior;
  • Opte por pintar as suas paredes com cores claras que maximizem a luminosidade da casa;
  • Sempre que possível, deixe as janelas abertas para ventilar e climatizar o ambiente;
  • Não deixe a água da torneira correr sem necessidade. Aproveite sempre esta oportunidade para acumular e guardar água que pode depois aproveitar para regar plantas ou hortas. Faça o mesmo com a água das chuvas.

 

Aposte em materiais mais sustentáveis

Aço reciclado, bambu, poliuretano de origem vegetal, vidro e madeira reciclados. Eis alguns bons exemplos de materiais que deve privilegiar devido ao seu baixo impacto ambiental.

Lembre-se, contudo, que um design mais consciente não significa apenas um menor impacto ambiental, ao nível da construção e do uso de energia; no longo prazo, esta escolha representará igualmente uma enorme poupança económica, sobretudo se pensarmos no inevitável aumento do preço de combustíveis fósseis.

A escolha criteriosa dos materiais deverá, por isso, ser sempre uma prioridade.

 

Dê uma nova vida aos seus excedentes através da compostagem

Uma excelente forma de implementar uma prática de economia circular em sua casa passa por reduzir o volume de lixo doméstico que produz diariamente.

Isto pode ser concretizado através de uma técnica de compostagem que permite transformar eficazmente cascas de frutas, legumes, saquetas de chá e restos de café em adubo fertilizante. Para tal basta adquirir ou construir um compostor doméstico que contenha microrganismos benéficos do solo, capazes de processar toda esta variedade de resíduos e gerar um composto húmido.

O líquido proveniente dessa matéria orgânica poderá mais tarde ser diluído em água e depositado nos seus vasos ou hortas.

 

Aprenda a poupar energia

Implementar um consumo mais consciente de energia é essencial para concretizar o sonho de viver numa casa mais ecológica. Este objetivo pode ser atingido de diversas formas, tanto no momento de construção como durante o dia a dia.

Eis algumas dicas que podem ajudar neste processo:

  • Procure o isolamento térmico, instalando vidros duplos, cortinas e persianas que ajudem a regular a temperatura da casa;
  • Desligue os aparelhos eletrónicos da tomada sempre que possível;
  • Privilegie o uso de lâmpadas LED;
  • Escolha lavar a sua roupa a temperaturas mais reduzidas.

Tudo isto contribuirá para diminuir a sua conta energética e permitirá ainda poupar os escassos recursos do planeta.

 

Faça os seus próprios produtos de limpeza

Sabia que muitos dos produtos de limpeza que utiliza em casa contêm substâncias tóxicas?

Sendo certo que nem todos os pesticidas, repelentes e químicos são prejudiciais para a saúde humana, a verdade é que esta é uma indústria com fortes impactos ambientais e que muitas destas substâncias têm potencial para afetar ecossistemas, interferir com a oxigenação da água e poluir rios, lagos e mares.

Uma solução simples (e económica) para diminuir o impacto deste problema passa por criar em casa os seus próprios produtos de limpeza.

Vinagre, bicarbonato de sódio e limão são alguns dos exemplos mais clássicos de produtos que podem ser usados para criar misturas caseiras que permitem limpar eficazmente sem agredir a sua saúde ou o meio ambiente. É possível encontrar online inúmeras receitas que usam ingredientes comuns para este efeito.

 

Tome nota!

Viver numa casa sustentável e ecológica é algo que está ao alcance de todos nós. E nem sempre implica uma mudança radical de hábitos de vida ou um investimento financeiro avultado. Pequenos gestos podem gerar um impacto positivo poderoso na proteção do nosso planeta e, por conseguinte, no nosso bem-estar.

Conheça as iniciativas promovidas nesta área pela Missão Continente e comece hoje mesmo a proteger o seu (e nosso) amanhã.