A importância da reciclagem para o ambiente

Sabia que, em 2020, Portugal continental produziu cerca de cinco milhões de toneladas de resíduos? Isto corresponde a cerca de 512kg de lixo por português, o mesmo peso de um elefante-africano, e uma média diária de 1,4kg por pessoa! São estes números alarmantes que tornam a reciclagem no maior aliado contra a poluição que produzimos.

A importância da Reciclagem

Antes de mais, é preciso reconhecer os resíduos que podem ser reciclados, o que varia consoante os materiais que os compõem: orgânicos e não orgânicos.

Os lixos orgânicos são resíduos de origem animal ou vegetal que podem ser transformados através de um processo de compostagem. Os lixos não orgânicos vêm de resíduos não biológicos e produzidos pelo ser humano (como o plástico, alumínio e vidro), que demoram muitos anos a decompor-se, sendo um problema para o ambiente e saúde pública.

O que podemos então fazer para combater a poluição que produzimos? Reciclagem, a nossa melhor resposta para a sustentabilidade. Precisamos de ter consciência sobre o consumo, uso, reaproveitamento e descarte adequado de cada produto.

Importância da Reciclagem

O que é a reciclagem?

A reciclagem é o processo de reaproveitamento de resíduos para a produção de um novo produto com utilidade, seja esta decorativa ou funcional. Desta forma, o que antes seria considerado lixo transforma-se em matéria-prima, protegendo os recursos limitados que existem no planeta.

A importância da reciclagem

Através da reciclagem é possível transformar resíduos que acabariam por ser entregues a aterros sanitários, sendo altamente prejudiciais ao ambiente e à saúde pública.

A reciclagem também apresenta benefícios a nível social e económico. Quando um produto é descartado de forma adequada, acrescentamos valor ao material, uma vez que o custo de produção diminui com o seu reaproveitamento.

Vantagens da reciclagem

  • Redução do lixo em aterros sanitários;
  • Conservação de matérias-primas e recursos naturais;
  • Diminuição de poluição;
  • Redução de resíduos;
  • Poupança de energia.

Por isso, é fundamental que cada um de nós faça a sua parte!

importancia da reciclagem

E qual é o seu papel na reciclagem?

O processo começa em si, na sua casa ou trabalho e nos seus hábitos, através de uma separação do lixo para uma recolha seletiva. Descartar resíduos corretamente é o primeiro passo para promover a reciclagem de materiais não orgânicos. E nunca é de mais recordar quais os materiais que podem ser reciclados e em que contentor deve ser colocado.

  • Plástico e algumas embalagens de metal -> Ecoponto Amarelo
  • Vidro -> Ecoponto Verde
  • Papel e Cartão -> Ecoponto Azul

Consulte aqui a informação mais detalhada sobre a tipologia de materiais e a respetiva separação, avançada pela Sociedade Ponto Verde.

No entanto, existem produtos compostos por vários tipos de materiais que devem ser devidamente separados, como por exemplo rótulos de garrafas ou tampas.

Para o ajudar, o Continente implementou ícones com a informação sobre o componente e material que compõe as embalagens dos produtos de marca própria. Nesta iconografia, desenvolvida em parceria com a Sociedade Ponto Verde, vai encontrar ainda o tipo de preparação necessária do material a reciclar e o ecoponto em que a embalagem deve ser colocada.Depois de consumir o produto, siga as indicações. Separe e coloque no Ecoponto correto.

O seu contributo é apenas uma questão de hábito, mas toda a cadeia de reciclagem está estritamente dependente da sua colaboração na primeira fase deste processo, a separação. Sempre que deitar material reciclável num contentor de lixo indiferenciado, vai prejudicar não só o futuro do nosso planeta, como o bem-estar e recursos económicos e naturais limitados.

 

Tome nota!

Sim. O futuro está nas suas mãos. Lembre-se de que tem um papel fundamental no processo de reciclagem. Conheça as iniciativas da Missão Continente nesta área e perceba em maior detalhe como pode (e deve) seguir hábitos mais sustentáveis.