O relatório de 2021 sobre desperdício alimentar, do Programa da ONU para o Meio Ambiente (UNEP), revela que são desperdiçados em todo o mundo cerca de 931 milhões toneladas de produtos alimentares. Deste total, 61% são referentes ao desperdício doméstico, 26% nos serviços alimentares e 13% no retalho. Estes números tornam clara a necessidade de adotar, sobretudo em casa, hábitos de consumo mais conscientes e sustentáveis.
Sempre que descarta um produto, por passar a validade ou sobrar no prato, todo o impacto ambiental da produção desse alimento, bem como o dinheiro que gastou no mesmo, foram em vão.
O desperdício alimentar é, assim, um desperdício de recursos, tempo e dinheiro, pelo que identificar os motivos pelos quais os alimentos são colocados no lixo é essencial para desenvolver estratégias para o combate ao desperdício alimentar.
Dicas simples para evitar o desperdício alimentar
A melhor forma de combater o desperdício alimentar é através da consciencialização para o tema e consequente adoção de novos hábitos. Por isso, destacamos algumas das estratégias sugeridas pela Organização das Nações Unidas:
- Planeie as suas refeições e os produtos que vai comprar: opte por fazer mais idas ao supermercado e compre apenas o necessário para o que planeou.
- Evite fazer compras quando tiver fome ou pressa, já que a possibilidade de ser aliciado a comprar produtos desnecessários aumenta nestes estados.
- Reaproveite cascas de vegetais ou marisco e aparas de peixe ou carne crus para caldos aromáticos ou sopas.
- Congele excedentes de comida pronta, em doses individuais, ou partilhe com familiares e vizinhos. Assim, vai economizar dinheiro e evita o desperdício.
- Reaproveite pão do dia anterior para torradas, açorda ou migas.
- Compreenda os vários tipos de validade. Quando lê “consumir até”, isto remete para a segurança do alimento; por sua vez, “consumir de preferência antes de” remete para a qualidade do produto.
- Organize a sua despensa e frigorifico de acordo com a validade dos produtos. Deixe mais visíveis os produtos perecíveis e dê prioridade ao consumo de alimentos com menos tempo útil.
- No restaurante, leve para casa o que sobrar da dose pedida. Em buffets, prefira um prato pequeno e seja consciente na escolha e quantidade de alimentos.
Porquê combater o desperdício alimentar?
O combate ao desperdício alimentar tem de ser uma preocupação de todos: produtores, distribuidores e consumidores.
Consciencialize-se deste problema e faça parte da solução. O seu contributo no combate ao desperdício alimentar é essencial e pode fazer toda a diferença na preservação do meio ambiente e na luta contra a fome.
A sua contribuição está nos seus atos, por isso procure adaptar as suas rotinas e hábitos. Será um benefício para a sua saúde e também para a sua carteira.
Três ideias extra para combater o desperdício alimentar
- Aplicações como a Too Good To Go juntam supermercados, cafés e restaurantes que disponibilizam os excedentes diários para venda a um preço fixo e reduzido. Só terá de escolher, agendar e levantar o seu cabaz. Já viu o tempo (e dinheiro) que vai poupar para o jantar de hoje e almoço de amanhã?
- Produtos em fim de validade também se consomem. Com um preço mais atrativo e um consumo seguro, estes alimentos estão identificados nos supermercados com a devida validade e um novo preço. No Continente, as etiquetas cor-de-rosa já são um sucesso. Na sua próxima visita, procure-as! Temos a certeza de que não vai ficar desiludido.
- Quantos frutos e legumes descartamos só pela aparência? Muitos. No entanto, alguns supermercados já têm disponíveis produtos que não têm “beleza” suficiente para estar na prateleira, mas que detêm todos os nutrientes e sabor que procuramos. Experimente as Caixas Zer0% Desperdício no Continente, as Bananas Solteiras ou os produtos Continente criados através do aproveitamento de bens ainda em condições de consumo, mas já sem valor comercial.
Tome nota!
Todos podemos desempenhar um papel na luta contra o desperdício alimentar. Conheça as iniciativas da Missão Continente nesta área e perceba em maior detalhe como pode (e deve) seguir hábitos mais sustentáveis.
Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios.Divirta-se, ajudando os outros!
Complete já a Missão “(Re)aproveitar fruta amadurecida - I” e prove que é capaz de dar o primeiro passo rumo a um desperdício zero.