

De forma a combater o desperdício, foi lançado o projeto LIFEFood Cycle, uma plataforma digital de gestão de doações e venda (B2B) dos excedentes alimentares das lojas.
Com o objetivo de contribuir para a redução do desperdício alimentar, foram criados vários projetos que atuam desde o processo produtivo, ao consumo final dos produtos, até à criação de produtos de economia circular, que permitiram evitar mais de 37 M€ de desperdício em 2021.
A Missão Continente associou-se ao movimento cívico nacional ‘Unidos Contra o Desperdício’.
Este movimento, pretende chamar a atenção para a problemática do desperdício alimentar e no seu manifesto, lê-se que “quer tornar habitual o aproveitamento de excedentes, alertar para perdas e desperdícios, incentivar e facilitar a doação das sobras e promover o consumo responsável”.
O Continente está a aproveitar o desperdício gerado na produção das maçãs e peras, transformando-as em snacks de fruta desidratada.
Mas não só, também há sumos naturais que levam apenas estas frutas espremidas, sem qualquer adição de açúcar ou água, como o sumo 100% maçãs de Alcobaça.
Bananas soltas é um dos artigos com maior percentagem de desperdício nas nossas lojas. Porquê? Um dos principais motivos é o facto de os consumidores partirem os cachos e deixarem bananas soltas que, por esse motivo, se tornam menos apelativas à compra.
Mas nós continuamos a achar as bananas “solteiras” atraentes! Num esforço de reverter esta situação e de sensibilizar os consumidores para o combate ao desperdício alimentar, disponibilizamos estas bananas soltas num único cesto. Será que vai conseguir resistir?
Quer ao mesmo tempo poupar e aproveitar? Esteja atento às nossas Etiquetas Cor de Rosa. Há mais de 10 anos que, nas lojas Continente, estas etiquetas comunicam uma redução de preço em produtos que se aproximam do fim do prazo de validade. Este sistema evita o desperdício e oferece, simultaneamente, benefício económico ao cliente.
O modelo de Economia Circular surgiu em oposição ao modelo de Economia Linear, que pressupõe que um produto tem um princípio e um fim. Dar uma nova vida ao que, supostamente, chegou ao fim é também uma forma de combater o desperdício alimentar.
A Missão Continente tem criado produtos inovadores, com mais-valias para a Economia Circular. Conheça-os!
Há 27 anos que faz parte do dia a dia das lojas Continente o reaproveitamento e redistribuição de bens alimentares: