O projeto LIFEFoodCycle pretende explorar uma solução digital que atue na prevenção de desperdícios alimentares nas lojas Continente.

O Objetivo é reduzir o impacto dos excedentes alimentares de loja através da criação de um mercado de economia circular que dinamize o processo de doações a parceiros sociais e de vendas a negócios circundantes.

O que são desperdícios ou excedentes alimentares?

São produtos que perderam o valor comercial de venda direta ao consumidor, mas que retêm todas as condições de consumo sem perigo para a saúde publica.

Quando não aproveitados, estes produtos podem transformar-se em resíduos alimentares com prejuízo para a empresa, para a comunidade e para o planeta.

Desde há muito tempo que a nossa visão assenta no desperdício zero. O grande objetivo é que não haja desperdício de qualquer alimento que esteja em condições de ser consumido.

Pedro Lago, Diretor de Projetos de Sustentabilidade da MC

Projeto ativo em 50 lojas por todo o país

Loja Continente Bom Dia

Desde há muito tempo que a nossa visão assenta no desperdício zero. O grande objetivo é que não haja desperdício de qualquer alimento que esteja em condições de ser consumido.

Pedro Lago, Diretor de Projetos de Sustentabilidade da MC

Como funciona

Com a nova plataforma, as lojas Continente poderão gerir as suas quebras de forma digital. Conseguiremos, assim:

Otimizar a doação a instituições de solidariedade

As doações solidárias já existem há mais de 20 anos e decorrem durante todo o ano. Todas as lojas têm parcerias com várias instituições locais de apoio social ou animal para doação de excedentes alimentares. Através desta evolução digital, o LIFEFoodCycle aumentará a eficiência do processo de doação e o total da quebra reaproveitável para as instituições.

Vender produtos a parceiros comerciais (B2B)

A futura plataforma permitirá também a venda de produtos alimentares em risco de quebra, que perderam o seu valor comercial, por um preço que se prevê mais baixo do que nas lojas físicas.

Objetivos do projeto LIFEfoodCycle

Com este projeto procura-se reduzir no mínimo 10% do desperdício alimentar, o equivalente a:

Grandes parceiros, grandes objetivos

  • LIFE
  • MC
  • PHENIX
O programa LIFE é o instrumento de financiamento da UE para ações no âmbito do ambiente e do clima. O projeto LIFEFoodCycle é um projeto co-financiado (55%) por este programa.
A MC é líder de mercado na indústria de retalho alimentar em Portugal e conta com mais de 30 anos de experiência no segmento das cadeias de abastecimento alimentar.
Criada em 2014, a Phenix apoia diferentes negócios na redução de desperdício através da valorização de excedentes, com base em data analysis e com a implementação de soluções que simplificam a gestão de produtos não vendidos.

O caminho para o futuro de uma tradição com passado

O nosso sentimento de responsabilidade social não é novo, mas é renovável. Queremos fazer ainda melhor. Descubra tudo no folheto informativo.

19,6M€ foi o valor do nosso apoio à comunidade
1.400 Instituições socias apoiadas no total

O projeto LIFEfoodCycle (LIFE19 ENV/PT/000689) é um projeto co-financiamento pela União Europeia no Âmbito do Projeto LIFE.

As informações e opiniões apresentadas neste site são da responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a opinião oficial da União Europeia. Nem as instituições e órgãos da União Europeia, nem qualquer pessoa que atue em seu nome, podem ser responsabilizados pela utilização que possa ser feita com as informações contidas neste site.