Como poupar água: dicas simples para o seu dia a dia

Essencial à vida, a água garante a existência da dos seres humanos, da biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas. Também a qualidade de vida da população está dependente deste recurso, uma vez que é indispensável às atividades económicas. Mas, a utilização excessiva e inconsciente da água pode pôr em causa o futuro da humanidade. Compreenda o ciclo de vida da água e veja como pode poupar água todos os dias.

Por dia, cada português consome em média 189 litros de água, este total não se resume à água que chega às torneiras das habitações, mas também ao gasto necessário para a agricultura, o comércio e a indústria. A ONU estima que, para fins pessoais e domésticos, cada pessoa precisa de 50 a 100 litros de água.

Para garantir a existência da humanidade e da biodiversidade, este bem escasso tem de seguir alguns parâmetros de qualidade, seja para o consumo ou para voltar a integrar os meios híbridos naturais. A poluição é um problema, mas o uso inconsciente e o desperdício são um problema que pode ser travado por si. Seja para reduzir a sua pegada ecológica ou para reduzir a fatura, a solução está em poupar água.

 

O ciclo natural e urbano da água

À circulação natural da água entre a atmosfera e o planeta dá-se o nome de ciclo natural de água, ou ciclo hídrico, um processo contínuo no qual a água altera o seu estado de acordo com o espaço onde se encontra.

Através da evaporação, da condensação, da precipitação e infiltração ou escoamento da água, o ciclo natural segue um movimento circular e infinito, sempre ativo. Mas, é através do ciclo urbano da água que é possível garantir o abastecimento de água potável às populações, em quantidade e com qualidade para os diferentes usos do dia a dia.

Neste ciclo, como refere a EPAL – Grupo Águas de Portugal, a água é captada, tratada e distribuída pelos locais de consumo. Depois de usada, a água residual é tratada antes de ser devolvida ao meio ambiente e entrar novamente no ciclo natural da água. Desta forma, não contamina os meios híbridos e a saúde publica.

Ao garantir a segurança e qualidade da água restituída, preserva-se o Ambiente, a biodiversidade e também a água que volta ao seu ciclo natural. Ainda assim, é preciso ter em conta que recursos híbridos estão sujeitos a pressões como a poluição e o uso excessivo e inconsciente.

dicas para poupar água missão continente

7 dicas simples para poupar água

Refletindo sobre dados avançados pelo Portal da Água, há pequenas mudanças de hábitos que podem fazer a diferença para o ambiente e para si, reduzindo o desperdício de água.
Descubra, de seguida, algumas dicas para aprender como poupar água.

  1. Feche a torneira sempre que não utiliza água

Na cozinha, enquanto lava a loiça ou esfrega um pano. Durante a sua higiene, enquanto escova os dentes, lava as mãos, o cabelo ou o corpo. Estes são alguns dos momentos em que pode fechar a tornar e poupar bastante água. Se, por exemplo, lavar os dentes com a torneira sempre aberta vai gastar por volta de 14 litros. Contudo, de usar um copo poderá diminuir o consumo para 1 litro.

  1. Repare as torneiras, canos e autoclismos que estão a pingar

Sabia que uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, durante 24 horas, pode gastar 30 litros de água por dia. Istocorresponde a mais de 10 mil litros de água por ano que pode poupar reparando a fuga. Faça uma ronda pelas suas torneiras de casa e vigie os canos e o seu autoclismo.

  1. Evite as descargas desnecessárias do autoclismo

Tenha em atenção que a cada descarga são gastos cerca de 15 litros de água. Por este motivo, e também para uma boa manutenção dos canos, evite descartar lixo pela sanita. Poderá ainda diminuir o volume de água desperdiçada optando pela instalação de um autoclismo de dupla descarga, outra solução é colocar uma garrafa de 1,5 litros dentro do depósito da água do autoclismo.

  1. Opte por duches rápidos

E quanto mais rápido melhor. Num duche de 15 minutos, com a torneira aberta, consome-se cerca de 180 litros de água. Se fechar a torneira enquanto lava o cabelo e ensaboa o corpo vai reduzir o para cerca de 60 litros.

Aproveite ainda a água que corre enquanto espera que aqueça. Guarde-a em garrafões, por exemplo, e utilize-a para regar plantas ou substituir as descargas do autoclismo. Vai encontrar muitas outras utilidades para estes litros de água que seriam desperdiçados.

  1. Carregue na totalidade as Máquinas de Lavar

Coloque as máquinas de loiça e de roupa a trabalhar quando tiverem carga suficiente, já que, não havendo um programa especifico para meia carga, a quantidade de água utilizada será a mesma. Opte também por limpar a loiça antes de a colocar a lavar, de forma a poder utilizar um programa mais económico.

  1. Use apenas a água que precisa

Quando cozinhar, coloque apenas a quantidade de água suficiente para cobrir os alimentos. Se cozinhar ovos ou vegetais poderá utilizar a água excedente para regar plantas, depois de arrefecer. Evite também utilizar água a correr para descongelar a comida. Além de não ser o método mais seguro para a descongelação de alimentos, é um claro exemplo de muito desperdício.

  1. Lave o carro com esponja e balde

Se costuma lava o carro com mangueira, fique a saber que está a gastar cerca de 500 litros de água, desperdiçando vários litros e sem o resultado mais eficaz. Se utilizar um balde e esponja vai reduzir o consumo para 50 litros e poderá lavar o carro com mais cuidado.

 

Tome Nota!

É uma responsabilidade de todos preservar ao máximo este recurso cada vez mais escasso no nosso planeta. Além destas 7 dicas simples para poupar água, existem outras formas de combater o uso excessivo deste recurso, seja através do combate ao desperdício alimentar, ou implementando soluções de economia circular e reciclagem nos seus hábitos quotidianos.

Quer tornar-se um Herói? Saiba que ao completar as Missões “Cozinha Circular” e “(Re)aproveitar fruta amadurecida- I” está a ajudar a diminuir o desperdício de água utilizada na produção de alimentos.

Conheça todas as iniciativas promovidas nesta área pela Missão Continente e comece já hoje a contribuir para um futuro melhor.