Por dia, cada português consome em média 189 litros de água, este total não se resume à água que chega às torneiras das habitações, mas também ao gasto necessário para a agricultura, o comércio e a indústria. A ONU estima que, para fins pessoais e domésticos, cada pessoa precisa de 50 a 100 litros de água.
Para garantir a existência da humanidade e da biodiversidade, este bem escasso tem de seguir alguns parâmetros de qualidade, seja para o consumo ou para voltar a integrar os meios híbridos naturais. A poluição é um problema, mas o uso inconsciente e o desperdício são um problema que pode ser travado por si. Seja para reduzir a sua pegada ecológica ou para reduzir a fatura, a solução está em poupar água.
O ciclo natural e urbano da água
À circulação natural da água entre a atmosfera e o planeta dá-se o nome de ciclo natural de água, ou ciclo hídrico, um processo contínuo no qual a água altera o seu estado de acordo com o espaço onde se encontra.
Através da evaporação, da condensação, da precipitação e infiltração ou escoamento da água, o ciclo natural segue um movimento circular e infinito, sempre ativo. Mas, é através do ciclo urbano da água que é possível garantir o abastecimento de água potável às populações, em quantidade e com qualidade para os diferentes usos do dia a dia.
Neste ciclo, como refere a EPAL – Grupo Águas de Portugal, a água é captada, tratada e distribuída pelos locais de consumo. Depois de usada, a água residual é tratada antes de ser devolvida ao meio ambiente e entrar novamente no ciclo natural da água. Desta forma, não contamina os meios híbridos e a saúde publica.
Ao garantir a segurança e qualidade da água restituída, preserva-se o Ambiente, a biodiversidade e também a água que volta ao seu ciclo natural. Ainda assim, é preciso ter em conta que recursos híbridos estão sujeitos a pressões como a poluição e o uso excessivo e inconsciente.
7 dicas simples para poupar água
Refletindo sobre dados avançados pelo Portal da Água, há pequenas mudanças de hábitos que podem fazer a diferença para o ambiente e para si, reduzindo o desperdício de água.
Descubra, de seguida, algumas dicas para aprender como poupar água.
- Feche a torneira sempre que não utiliza água
Na cozinha, enquanto lava a loiça ou esfrega um pano. Durante a sua higiene, enquanto escova os dentes, lava as mãos, o cabelo ou o corpo. Estes são alguns dos momentos em que pode fechar a tornar e poupar bastante água. Se, por exemplo, lavar os dentes com a torneira sempre aberta vai gastar por volta de 14 litros. Contudo, de usar um copo poderá diminuir o consumo para 1 litro.
- Repare as torneiras, canos e autoclismos que estão a pingar
Sabia que uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, durante 24 horas, pode gastar 30 litros de água por dia. Istocorresponde a mais de 10 mil litros de água por ano que pode poupar reparando a fuga. Faça uma ronda pelas suas torneiras de casa e vigie os canos e o seu autoclismo.
- Evite as descargas desnecessárias do autoclismo
Tenha em atenção que a cada descarga são gastos cerca de 15 litros de água. Por este motivo, e também para uma boa manutenção dos canos, evite descartar lixo pela sanita. Poderá ainda diminuir o volume de água desperdiçada optando pela instalação de um autoclismo de dupla descarga, outra solução é colocar uma garrafa de 1,5 litros dentro do depósito da água do autoclismo.
- Opte por duches rápidos
E quanto mais rápido melhor. Num duche de 15 minutos, com a torneira aberta, consome-se cerca de 180 litros de água. Se fechar a torneira enquanto lava o cabelo e ensaboa o corpo vai reduzir o para cerca de 60 litros.
Aproveite ainda a água que corre enquanto espera que aqueça. Guarde-a em garrafões, por exemplo, e utilize-a para regar plantas ou substituir as descargas do autoclismo. Vai encontrar muitas outras utilidades para estes litros de água que seriam desperdiçados.
- Carregue na totalidade as Máquinas de Lavar
Coloque as máquinas de loiça e de roupa a trabalhar quando tiverem carga suficiente, já que, não havendo um programa especifico para meia carga, a quantidade de água utilizada será a mesma. Opte também por limpar a loiça antes de a colocar a lavar, de forma a poder utilizar um programa mais económico.
- Use apenas a água que precisa
Quando cozinhar, coloque apenas a quantidade de água suficiente para cobrir os alimentos. Se cozinhar ovos ou vegetais poderá utilizar a água excedente para regar plantas, depois de arrefecer. Evite também utilizar água a correr para descongelar a comida. Além de não ser o método mais seguro para a descongelação de alimentos, é um claro exemplo de muito desperdício.
- Lave o carro com esponja e balde
Se costuma lava o carro com mangueira, fique a saber que está a gastar cerca de 500 litros de água, desperdiçando vários litros e sem o resultado mais eficaz. Se utilizar um balde e esponja vai reduzir o consumo para 50 litros e poderá lavar o carro com mais cuidado.
Tome Nota!
É uma responsabilidade de todos preservar ao máximo este recurso cada vez mais escasso no nosso planeta. Além destas 7 dicas simples para poupar água, existem outras formas de combater o uso excessivo deste recurso, seja através do combate ao desperdício alimentar, ou implementando soluções de economia circular e reciclagem nos seus hábitos quotidianos.
Quer tornar-se um Herói? Saiba que ao completar as Missões “Cozinha Circular” e “(Re)aproveitar fruta amadurecida- I” está a ajudar a diminuir o desperdício de água utilizada na produção de alimentos.
Conheça todas as iniciativas promovidas nesta área pela Missão Continente e comece já hoje a contribuir para um futuro melhor.