Saúde de qualidade: o caminho para o bem-estar global

Compreenda o conceito de saúde de qualidade e descubra como também está nas suas mãos promover o bem-estar de todos.

Assegurar a qualidade de vida e promover o bem-estar é crucial para construir sociedades prósperas. Em 2017 apenas um terço e metade da população global estava abrangida por serviços essenciais de saúde. Já em 2020, a pandemia da Covid-19 desafiou os sistemas de saúde a nível global, pondo em causa as conquistas que têm vindo a ser feitas nos últimos tempos e colocando vários países em risco de falência e pobreza.

A ONU alerta ainda para o facto de que se nada for feito, a tendência é que só entre 39% e 63% da população mundial é que terá acesso a cuidados e serviços básicos e essenciais de saúde, em 2030.

O que é saúde de qualidade?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais do que ausência de doença, o conceito de saúde representa o completo bem-estar físico, psíquico e social. Entende-se por qualidade na saúde o conjunto de cuidados globais e a manutenção da mesma, passando pela prevenção de doenças e até o restabelecimento da saúde.

A importância universal da qualidade na saúde motivou a Organização das Nações Unidas a abordar este tema entre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030.

O objetivo 3: Saúde de Qualidade visa garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos em todas as idades. Entre as diferentes ambições da ONU estão:

  • Reduzir a mortalidade e acabar com as mortes evitáveis em neonatal;
  • Acabar com as várias epidemias e doenças transmissíveis;
  • Reduzir a mortalidade por abuso de substâncias (tabaco, medicamentos, álcool);
  • Reduzir número de mortes devido à poluição;
  • Acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva;
  • Aumentar o financiamento para a saúde, pesquisa para vacinas e medicamentos;
  • Reforçar o recrutamento e formação na área da saúde.

Saude de qualidade missão continente

7 recomendações para promover a saúde de qualidade

A saúde é resultado, também, de um investimento e cuidado individual. Através de um estilo de vida saudável poderá trabalhar a sua saúde, protegendo-a e evitando comportamentos de risco. Segundo a Direção-Geral de Saúde, existem algumas recomendações que deve seguir:

  1. Faça uma alimentação equilibrada:

Comer adequadamente, evitando excessos de gorduras e de açúcares. A Roda dos Alimentos, de fácil interpretação, sugere uma alimentação saudável e equilibrada, esclarecendo a importância da variedade alimentar e a quantidade que deve ingerir de cada nutriente.

  1. Beba muita água:

A hidratação adequada é muito importante para o seu bem-estar, uma vez que cerca de 75% do corpo humano é constituído por água. Além de ser o maior componente do nosso organismo, entre outras funções, a água desempenha a papel de transporte dos nutrientes para as células e ainda elimina as substâncias tóxicas do organismo.

  1. Evite bebidas alcoólicas e outros comportamentos de risco:

Em excesso, as bebidas alcoólicas são nefastas para a saúde. Além deste, evite outros comportamentos de risco como fumar, que prejudica gravemente a saúde, e o consumo de drogas, que provocam danos irreversíveis na saúde dos indivíduos que as consomem. A automedicação também pode conduzir ao aparecimento de problemas de saúde.

  1. Seja ativo fisicamente:

Praticar exercício físico regular contribui para melhorar a qualidade de vida e manter a saúde. Das tarefas domésticas a atividades em família, há várias formas de se manter ativo.

  1. Saiba gerir momentos de stress:

Mantenha a estabilidade emocional, primordial para a saúde psíquica. No seu dia a dia, seja realista, não imponha objetivos impossíveis de alcançar e peça apoio se precisar.

  1. Respeite o seu descanso:

Procure dormir o suficiente e com qualidade, mantendo os seus hábitos de sono saudáveis. Respeite o seu tempo, a falta de descanso vai imputar a sua saúde e os seus níveis de stress.

  1. Promova a saúde na sua comunidade:

Motive o debate sobre a importância em levar um estilo de vida saudável, bem como do direito à saúde e igualdade do acesso à mesma, sobretudo junto dos mais vulneráveis.

Tome nota!

A saúde é um estado de bem-estar dependente do seu investimento individual e contínuo. Prefira um estilo de vida saúde e evite comportamentos de risco. Conheça algumas das iniciativas da Missão Continente que o vão ajudar a seguir comportamentos saudáveis.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Refeição do Coração I e II”, “Começar o dia da melhor maneira I e II “Toca a Mexer I e II”. Descubra como é simples promover um estilo de vida saudável e aliar esta vontade ao seu desempenho e vida em comunidade.