Como podem as empresas ajudar no combate às alterações climáticas?

Durante muito tempo, as empresas ignoraram o impacto ambiental da sua atividade. Mais tarde, a sustentabilidade passou a ser considerada como algo opcional. Mas hoje, todos os líderes empresariais devem assumir a responsabilidade e a linha da frente no combate às alterações climáticas.

O clima está a mudar mais rapidamente do que se previa, influenciando desde a produção de alimentos até a subida do nível das águas do mar. Vivemos num momento decisivo para a espécie humana. Sem uma ação drástica e urgente, será cada vez mais difícil adaptarmo-nos aos efeitos do aquecimento global. É, por isso, fundamental que as empresas desempenhem um papel decisivo na construção de um futuro mais sustentável.

Os empresários precisam de ter tanta preocupação com o impacto climático das suas organizações quanto com o lucro. A sustentabilidade deve ter a mesma prioridade e o mesmo nível de esforço que qualquer outra meta corporativa.

10 práticas sustentáveis que as empresas podem seguir

Numa empresa, são várias as medidas possíveis para combater as alterações climáticas e garantir um futuro mais sustentável. Partilhamos 10 ideias que podem ser implementadas nas empresas:

1. Desenvolver produtos mais sustentáveis:

  • No seu fabrico, utilizar, preferencialmente, recursos renováveis
  • Otimizar os recursos não-renováveis
  • Não gerar resíduos que o ecossistema não consiga neutralizar

 

2. Digitalizar a documentação com vista à redução de papel nas empresas

3. Separar resíduos e reciclar:

  • Fazer o levantamento dos materiais que podem ser encaminhados para reciclagem – como papel, plástico, vidro, metal, pilhas –, distribuir caixotes próprios para separação do lixo e envolver todos os recursos humanos neste processo
  • Transformar ou reutilizar objetos do dia a dia, como folhas de papel que podem ser guardadas e servir para pequenas notas

 

4. Adquirir energia elétrica proveniente de fontes renováveis

5. Eliminar da frota automóvel as viaturas com utilização exclusiva de motor de combustão interna por ser mais poluente

6. Investir numa frota corporativa de veículos ecológica (elétricos e híbridos), contribuindo para a redução de emissões ou, em última instância, alcançar uma mobilidade de zero emissões

7. Reduzir as emissões associadas a viagens aéreas

8. Combater a desflorestação e optar por matérias-primas recicladas ou cultivadas em ecossistemas naturais, protegendo e preservando a floresta (as árvores, além de produzirem oxigénio, também capturam os gases nocivos do ar, como o monóxido de carbono e o dióxido de azoto, funcionando como um filtro)

9. Servir refeições saudáveis nos refeitórios, com alimentos de origem sazonal e regional:

  • Apostar numa maior inclusão de vegetais
  • Reduzir o consumo de produtos de origem animal, em especial, carne (pois a criação de gado gera muitas emissões de gases com efeito de estufa)

 

10. Adotar programas de gestão de resíduos que combatam o desperdício alimentar.

Empresas e alterações climáticas missão continente

Empresas fixam metas para 2050

As concentrações de gases com efeito de estufa atingiram níveis recorde em 2020 e, ao atual ritmo de emissões, as temperaturas serão superiores em 2,7 ºC no final do século.

Combater a crise climática é, assim, uma responsabilidade de todos os países. Nesse sentido, a 26.ª cimeira das Nações Unidas sobre alterações climáticas (COP26) reuniu em outubro e novembro de 2021, em Glasgow, na Escócia, líderes políticos, especialistas, ativistas e decisores públicos.

Mais de 100 países, incluindo Portugal, assumiram a responsabilidade de reduzir as emissões de metano em 30%, até 2030, e 450 empresas comprometeram-se a investir 112 mil milhões de euros na transição para uma economia descarbonizada, até 2050.

Sonae na linha da frente no combate às alterações climáticas

O Grupo Sonae integra atualmente a “A List”, uma lista exclusiva da organização sem fins lucrativos CDP – Disclosure, Insight, Action (anteriormente designada como Carbon Disclosure Project). Esta tabela reúne as empresas com maior pontuação do mundo em matéria de sustentabilidade corporativa ambiental.

Apenas 3% das mais de 9000 empresas avaliadas alcançaram o rating A, a classificação mais alta possível. A Sonae foi reconhecida pelas suas ações concretas para reduzir emissões de gases de efeito de estufa, mitigar riscos climáticos e desenvolver a economia de baixo carbono. É disso exemplo o compromisso de antecipar a neutralidade carbónica para 2040.

Tome nota!

Apostar na sustentabilidade e no combate às alterações climáticas é um investimento de futuro para o desenvolvimento sustentável da sociedade, do planeta, das empresas e respetivos negócios. Este é um fator de competitividade no cenário globalizado e no desejo dos consumidores por produtos ecológicos. Conheça as iniciativas de sustentabilidade da Missão Continente e comece hoje a preparar um futuro melhor.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.