Rotina de higiene sustentável: eis como pode proteger o ambiente

Quer adotar práticas sustentáveis no seu dia a dia, mas não sabe por onde começar? Fique a conhecer neste artigo algumas dicas para tornar a sua rotina de higiene mais amiga do ambiente.

Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, Portugal teve, em 2020, um consumo médio diário de água por habitante de 186 litros. Este valor é consideravelmente superior aos 100 litros apontados pelas Nações Unidas como o necessário para cada pessoa. Se pensarmos que uma descarga de autoclismo gasta 15 litros de água e que num duche de 15 minutos gastamos até 180 litros, facilmente percebemos que a higiene pessoal é uma das áreas de maior consumo hídrico individual.

A este consumo junta-se a pegada carbónica associada ao transporte e descarte dos produtos cosméticos e ao uso desmensurado de plástico nas embalagens.

Como podemos tornar a nossa rotina de higiene pessoal mais sustentável?

A adoção de hábitos mais ecológicos no nosso dia-a-dia é a forma mais fácil de reduzirmos a nossa pegada ambiental. Destacamos aqui pequenas alterações que pode implementar para tornar a sua rotina de higiene mais sustentável.

Opte por produtos sólidos

Faça o teste: vá à sua casa de banho e veja quantos produtos têm “água” como o primeiro ingrediente. De acordo com Associação Internacional de Cosméticos Naturais e Orgânicos, os produtos cosméticos podem ter entre 60% a 95% de água na sua composição. Geralmente, os óleos ou o sabão são os ingredientes fulcrais destes produtos, sendo que a água é adicionada apenas para alterar a consistência.

Para além da redução da quantidade de água utilizada nos produtos sólidos, existe ainda uma mudança positiva a nível das embalagens, uma vez que os produtos com uma maior quantidade de água necessitam de uma embalagem maior, que é, muitas vezes, feita de plástico. Há também um benefício claro a nível da pegada carbónica associada ao transporte, já que os produtos sólidos são mais leves e mais compactos, o que reduz a emissão de CO2.

Atualmente, já existem várias alternativas sólidas aos produtos convencionais, nomeadamente o champô e o amaciador sólido, a pasta de dentes em pastilhas, os detergentes em cápsula solúvel, etc.

Reduza o consumo de produtos descartáveis

No passado, era comum visitar uma drogaria para comprar, por exemplo, uma lâmina de barbear que durava anos, ou até a vida toda. Com a difusão de produtos de plástico, os descartáveis tornaram-se a opção mais popular, por ser mais fácil e menos dispendiosa a curto prazo.

No entanto, hoje em dia, sendo a produção de lixo em massa um dos fatores que mais contribui para as alterações climáticas, comprar produtos reutilizáveis é muito mais benéfico para o meio ambiente, reduzindo a nossa pegada ecológica. Além disso, estas mudanças refletem-se também no panorama económico, com a poupança de gastos a longo-prazo.

Uma das áreas onde podemos ter um maior impacto é a menstruação, sendo que a Organização Plastic Oceans estima que todos os anos sejam usados – e consequentemente descartados – cerca de 45 biliões de produtos menstruais. Felizmente, já existem muitas alternativas mais ecológicas, sendo o copo menstrual a mais conhecida atualmente. Trata-se de um pequeno copo feito de silicone com um formato ergonómico que pode ser lavado após cada utilização e chega a durar uma década, antes de ter de ser substituído. No entanto, existem opções para todos os gostos, nomeadamente cuecas menstruais, pensos reutilizáveis e discos menstruais.

Nas restantes áreas da higiene pessoal, existem outros produtos que podem ser trocados por opções reutilizáveis, tais como os discos de algodão, as toalhitas desmaquilhantes, os cotonetes, as lâminas de barbear, etc.

Há ainda a possibilidade de optar por produtos que permitam voltar a encher como champô, amaciador, gel de banho, creme de corpo, detergente, entre outros. Neste caso, a embalagem só é comprada uma vez e, geralmente, é feita de um material mais resistente do que o plástico. Esta é uma ótima opção para quem quer continuar a utilizar produtos líquidos.

Reduza o consumo de água

Dicas básicas de poupança de água, como desligar a torneira enquanto escovamos os dentes, não são uma novidade, mas estas pequenas mudanças, ao fim de algum tempo, traduzem-se num impacto muito positivo para o meio ambiente.

Para além destas dicas, há outras formas de reduzir a quantidade de água que utiliza diariamente na casa de banho, como por exemplo:

  • Recolher a água do banho enquanto aquece e utilizar para regar plantas ou lavar o chão.
  • Colocar uma garrafa de 1,5L de água cheia dentro do autoclismo para diminuir a quantidade de água em cada descarga.
  • Utilizar o chuveiro ou o bidé em substituição do papel higiénico – (estima-se que para produzir um rolo de papel sejam necessários 140 litros de água).


Tome nota!

A sustentabilidade global começa com as ações individuais de cada um e não é preciso gastar tempo ou dinheiro para tornarmos a nossa rotina de higiene mais sustentável. Fique a conhecer outras boas práticas sugeridas pela Missão Continente e entenda que mudanças pode implementar nas diferentes áreas da sua vida.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já a Missão “Passeio higiénico à beira-mar” e contribua para a redução da quantidade de embalagens que acabam a poluir os oceanos.