Biodiversidade: proteger a vida nas suas diferentes formas

Sabia que a proteção dos ecossistemas é fundamental para combater a extinção de espécies, mas também para o bem-estar social e económico dos seres humanos? Descubra como, ironicamente, são os humanos o maior risco para a diversidade.

O atual estilo de vida dos humanos está a pôr em risco a diversidade de seres que habitam o planeta Terra e, consequentemente, a qualidade de vida de todos. À semelhança da covid-19, 75% das novas doenças que se desenvolvem em humanos têm origem em animais. A ONU reforça o quão próxima é a relação entre a saúde de humanos, animais e do próprio ambiente, acrescentando ainda que a proteção dos ecossistemas é importante também para combate à pobreza, às alterações climáticas e à prevenção da extinção de espécies.

O que é a biodiversidade?

Essencial à vida humana, a biodiversidade representa todas as formas de vida existentes no planeta Terra, abrangendo a diversidade ao nível dos genes das espécies de plantas ou animais até à própria diversidade cultural. A biodiversidade não se refere apenas à quantidade de organismos, mas sim à variedade genética e às suas funções ecológicas. A definição é avançada pelo Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, elaborado pela Direção-Geral de Educação.

Cada organismo vivo é importante para o equilíbrio do nosso planeta, estabelecendo relações complexas ecológicas que resultam no desenvolvimento harmonioso da vida. Exemplo disto é o papel das abelhas, responsáveis pela polinização de mais de 75% das culturas alimentares mundiais.

A perda de biodiversidade, garante a Organização Mundial de Saúde, terá um impacto direto na saúde humana, através da não satisfação das necessidades básicas referidas e ainda na prevenção e tratamento de várias doenças, cujas descobertas farmacêuticas e médicas só foram possíveis depois do estudo intensivo da biologia dos microrganismos. Indiretamente, a escassez poderá levar à migração local e até mesmo ao conflito político.

Quais as causas para a perda de biodiversidade?

As principais ameaças à biodiversidade estão estreitamente ligadas aos padrões de produção e consumo atual dos humanos. Entre as principais causas, as Nações Unidas destacam:

  • Mudanças climáticas: impactam a diversidade das espécies, a dinâmica das populações e comunidades;
  • Poluição: além da poluição atmosférica, a sonora e a luminosa também influenciam negativamente a biodiversidade;
  • Destruição dos habitats: a poluição do solo e as atividades que levam à desflorestação têm impacto nos ecossistemas e espécies que os compõem;
  • Espécies exóticas invasoras: são espécies que foram introduzidas e conseguem adaptar-se a novos territórios, mas que impedem o desenvolvimento das nativas, alteram o habitat e competem pelos alimentos no mesmo espaço;
  • Exploração excessiva de recursos naturais: o consumo de recursos a uma velocidade superior à sua regeneração natural impacta diretamente a flora e fauna do planeta.

Estima-se que, atualmente, a extinção das espécies avance até 1.000 vezes mais rapidamente do que esperado para a taxa natural de extinção. Um fenómeno global que tem vindo a mobilizar a comunidade internacional.

Dicas para proteger a biodiversidade

Para promover a proteção da biodiversidade de forma simples, a Comissão Europeia desenvolveu uma brochura com alguns gestos, dos quais destacamos 8 que deverá seguir:

  1. Poupe água e evite a descarga de químicos para a rede;
  2. Prefira produtos proveniente de agricultura sustentável;
  3. Evite o desperdício alimentar, com estas 8 estratégias simples;
  4. Opte por produtos certificados, de comércio justo e/ou outras certificações ambientais;
  5. Promova o consumo responsável, seja em compras de supermercado ou em períodos de grandes descontos;
  6. Apoie associações de proteção à natureza, faça a sua doação para esta causa;
  7. Não introduza espécies exóticas na natureza e respeite a biodiversidade local;
  8. Incentive a sua empresa a agir em prol da biodiversidade, já existem diversas formas das empresas reduzirem o seu impacto ambiental.

Em Portugal está em vigor a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade para 2030, que vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mais precisamente os ODS 14 “Proteger a Vida Marinha” e ODS 15 “Proteger a Vida Terrestre”, que visam a conservação da biodiversidade.

Tome Nota!

Proteger a biodiversidade é uma missão de todos, não só pela saúde do planeta, mas também para salvaguardar a nossa própria sobrevivência. Conheça aqui algumas das iniciativas Missão Continente que promovem a proteção dos ecossistemas e da biodiversidade.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ter muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Reciclar é facil I e II” e “Uma Luz de Cada vez”. Descubra como é simples partilhar, oferendo os excedentes das suas refeições a alguém que precise da sua ajuda. Comprove ainda facilidade em tornar a doação num hábito simples.