A agricultura ‘tradicional’ foi impactada pela industrialização, transformando-se numa das maiores fontes de poluição no planeta. Fruto dessas mudanças, as diferentes práticas e ‘modalidades’ da agricultura sustentável ganham cada vez mais força.
A atividade agrícola é um dos principais setores que contribuem para as mudanças climáticas. A conclusão é do relatório publicado pela ONU que alerta para as emissões de gases de efeito de estufa, para a exploração excessiva dos solos, da água e para o uso de agroquímicos, que compromete a segurança daquilo que comemos, bem como a preservação da vida selvagem e a qualidade do solo e das águas.
Neste sentido, as diferentes práticas e ‘modalidades’ da agricultura sustentável ganham cada vez mais força na tentativa de corrigir os erros feito ao longo dos últimos anos, e respondendo à preocupação crescente com a segurança daquilo que comemos.
O que é a Agricultura Sustentável?
A Agricultura Sustentável pressupõe uma igual produtividade da atividade agrícola, mas através de práticas mais amigas do ambiente e mais adequadas para a qualidade dos alimentos, ao mesmo tempo que protegem os ecossistemas.
Existem escolhas e medidas que representam a prática da Agricultura Sustentável. Transversalmente, estas são as principais práticas de quem procura cultivar e produzir de forma mais responsável:
- Reduzir o uso de pesticidas naturais e produtos químicos que contaminam o solo, ar e água para o controlo de pragas, optando por alternativas naturais disponíveis no mercado;
- Escolher adubos e fertilizantes orgânicos;
- Reaproveitar recursos naturais (exemplo: criar sistemas que aproveitem a água da precipitação, utilizando-a para a irrigação do solo)
- Investir em sistemas que funcionem à base de energias renováveis e limpas, como a solar;
- Evitar a monocultura através da rotatividade no cultivo de espécies diferentes;
- Alterar as rações dos animais;
- Reutilizar as emissões de carbono para produzir energia;
O conceito-base da Agricultura Sustentável pode, posteriormente, "desdobrar-se" em diferentes modalidades agrícolas sustentáveis, tais como:
Agricultura Biodinâmica – a gestão dos recursos e do espaço é feita de forma holística, com o intuito de manter a integridade da exploração. Nesta prática, escolhas como a reciclagem e/ou a reutilização de recursos assumem especial relevância e propósito.
Agricultura Natural – é a prática agrícola através da não-intervenção, ou seja, sem trabalhar a terra, utilizar adubos, fertilizantes ou pesticidas.
Permacultura – ou “cultura permanente”, esta prática representa uma estratégia de planeamento, na qual a produção agrícola é feita apenas com base nas condições e recursos disponibilizados pela natureza.
Agricultura Orgânica – nesta prática a fertilidade do solo assume particular importância e é completamente excluído o uso de produtos de base química, como os fertilizantes ou pesticidas sintéticos. Apesar de sustentável, esta modalidade é bastante limitativa, dado que exclui vários fatores de produção.
Tome nota!
A agricultura tradicional evoluiu à boleia da revolução industrial e, com isso, aumentou os níveis de poluição para dar resposta às exigências do mercado moderno. Contudo, as políticas europeias atuais apontam a objetivos claros ao nível da sustentabilidade, sendo um deles a ‘reinvenção’ da atividade agrícola, que passa pela promoção de escolhas mais amigas dos ambientes, desde os modelos de cultivo aos produtos a utilizar nos solos.
Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ter muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.