Certificação Ambiental: o caminho para empresas mais sustentáveis

A importância de protegermos o planeta e o ambiente é irrefutável e, cada vez mais, as empresas reconhecem a ligação entre que os seus valores, as suas ações e os seus lucros. Conheça importância da certificação ambiental na Responsabilidade Social Corporativa (RSC).

Proteger o meio ambiente é um papel de todos nós, mas não podemos enfrentar estes desafios “sozinhos”. É fundamental que as empresas desempenhem o seu papel na construção de um futuro mais sustentável, através da adoção das melhores práticas neste sentido, seja em termos de desenvolvimento de produto, utilização de tecnologias verdes ou incorporando modelos e práticas de negócios mais amigas do ambiente.

As medidas que uma empresa implementa para reduzir a sua pegada ambiental e promover a qualidade do meio ambiente são determinantes para a sustentabilidade ambiental. O combate à poluição (marítima, terrestre e aérea) e à incorreta gestão de resíduos industriais são dois exemplos capazes de dar resposta à emergência climática que enfrentamos.

A importância da certificação ambiental

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é uma prioridade para as empresas realmente comprometidas com a sustentabilidade e com o futuro da comunidade. As certificações podem ser um instrumento importante de apoio às empresas nesta jornada, uma vez que orientam e “obrigam” à adoção de princípios e procedimentos ESG - Environmental (ambiente), Social (social) e Governance (Gestão Corporativa).

Todas as certificações têm em comum o objetivo de assegurar ao mercado e aos consumidores que a marca ou empresa em questão tem preocupações ambientais e que cumpre as normas definidas.

Por sua vez, cada empresa deverá ajustá-las à sua indústria, dimensão e grau de maturidade no que toca a ações em prol da sustentabilidade. Outro ponto importante é a credibilidade das certificações. Neste sentido, as empresas deverão sempre averiguar o reconhecimento e historial das entidades certificadoras.

Certificação Ambiental Missão Continente

Que tipos de certificações ambientais existem?

A certificação ambiental reconhece as práticas em diferentes fases: processo, produto/serviço e de empresa. 

Certificação de processo: procuram ajudar a empresa a gerir determinados processos e operações ao longo da cadeia de valor, no sentido de ajudar a integrar aspetos e preocupações ESG. São exemplo de certificações de processo as ISO 14001, ISO 37001 (da International Organization for Standardization) ou a SA 8000 ( da Social Accountability International).

Certificações de produto/serviço: são as mais comuns e visam reconhecer que o produto ou serviço respeita determinadas normas ambientais. Rainforest AllianceForest Stewardship CouncilComércio JustoRótulo de Produção BiológicaCradle to Cradle ou Rótulo Ecológico da União Europeia (REUE) são algumas das organizações que certificam neste contexto.

Certificação da empresa: reconhecem a organização num todo, tendo por base o seu impacto ambiental e social, como é o caso da B Corporations ou do Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS).

 

Tome nota!

A proteção do meio ambiente deverá ser uma das maiores preocupações das empresas. Conheça aqui algumas das iniciativas de responsabilidade da Missão Continente e junte-se a este compromisso para a construção de um futuro mais sustentável.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.