Black Friday: este ano dê um desconto ao planeta

Todos queremos assegurar o melhor negócio possível, especialmente quando preparamos a compra das prendas de Natal. Mas será que por detrás dos descontos e promoções da Black Friday existe um custo escondido?

Utilizado pela primeira vez em 1950 pela polícia de Filadélfia (EUA), o termo “Black Friday” servia para descrever o caos que se registava habitualmente nas estradas e ruas desta cidade estadunidense na última sexta-feira de novembro – o dia seguinte ao feriado Ação de Graças. Nesta data, milhares de pessoas “invadiam” Filadélfia com o intuito de assistir a um conhecido jogo de futebol americano, disputado entre o ramo do Exército e da Marinha norte-americana.

Com o tempo, a Black Friday passaria apenas a ser considerada tanto por comerciantes, como pelos consumidores, como o “tiro de partida” para as compras natalícias. Uma época de enorme consumismo que movimenta atualmente milhões de pessoas em todo o mundo. Todos parecem agora procurar neste dia o melhor desconto e promoção.

Mas, se por um lado, existem pessoas que alinham em correrias desenfreadas só para conseguir o melhor preço, outras, cada vez mais atentas às consequências que o consumo em excesso pode gerar, tentam adotar um consumo mais responsável nesta famosa sexta-feira negra.

Qual o impacto ambiental da Black Friday?

Especialmente nos últimos anos, os consumidores tornaram-se mais atentos à pegada ecológica criada em dias promocionais, tais como a Black Friday ou Cyber Monday. Em resposta a esta crescente tendência algumas marcas têm, inclusive, já boicotado estes dias promocionais, como forma de assinalar as suas preocupações ambientais.

A verdade é que a globalização do fenómeno Black Friday provocou um crescimento exponencial das emissões de carbono associadas a este dia. Só no Reino Unido, estima-se que a Black Friday de 2020 tenha provocado uma emissão de 429 toneladas cúbicas de gases efeito de estufa. Isto representa, por exemplo, o equivalente ao peso de 61.308 elefantes ou às emissões de 435 voos de retorno entre Londres e Nova Iorque.

Talvez mais preocupante seja o facto de muitas das compras realizadas nestes dias envolverem a aquisição de bens eletrónicos que em pouco tempo acabam descartados, contribuindo desta forma para o crescimento do chamado “e-waste”. Estima-se que 80% de todas as compras realizadas durante a Black Friday acabem descartadas após um uso único (ou até nenhum uso).

Black Friday Consumo responsável Missão Continente

Consumo responsável: é possível?

Existe atualmente um crescente apelo para que se consiga salvaguardar a sustentabilidade do nosso planeta. Para esse efeito, será determinante conseguir diminuir o impacto ambiental negativo do nosso consumo de bens e serviços.

Um consumo responsável passa pela capacidade de termos uma maior consciência no momento de compra, contemplando não apenas preço e marca, mas também o impacto ambiental do mesmo durante todo o ciclo de produção.

Tal como refere o site National Geographic existem em particular dois momentos associados à jornada do consumidor que podem mais influenciar o impacto ambiental da sua compra:

  • Como e onde faz as suas compras

Aqui falamos da diferença entre a compra em loja física ou online. Apesar de ser um tema que gera algum debate, estudos mais recentes parecem confirmar que, de maneira geral, as compras realizadas através da internet têm um impacto ambiental menor do que o consumo mais tradicional. Isto é resultado sobretudo da poupança associada a menor necessidade de deslocações.

Infelizmente este benefício perde-se sempre que opta pela entrega rápida em sua casa. Ao escolher esta opção irá contribuir para que sejam usados métodos menos ecológicos para agilizar a entrega, que privilegiam sempre a rapidez em detrimento de quaisquer preocupações ambientais.

  • O que compra

Antes de comprarmos algo, devemos sempre refletir se necessitamos realmente desse produto/serviço ou se estamos simplesmente a ser aliciados pela “oportunidade” de um melhor preço. Isto para assegurar que evitamos ao máximo o descarte e desperdício.

A verdade é que a forma como cada produto é produzido e descartado impacta a sustentabilidade do nosso planeta. No caso de produtos de eletrónica – muito populares durante a Black Friday – o descarte incorreto pode dar aso à libertação de materiais tóxicos para atmosfera, solo e água. Já no caso da compra de produtos têxteis é fundamental que considere a compra em segunda mão e evite marcas fast-fashion. De forma a garantir os preços mais baixos e a total disponibilidade dos seus produtos, muitas destas marcas têxteis acabam por usar (e desperdiçar) mais recursos naturais, colocando em causa a sustentabilidade da sua produção.

 

5 sugestões para uma Black Friday mais consciente

Sendo certo que não existe uma fórmula única para garantir o menor impacto ambiental das suas compras, a verdade é que todos, através de pequenos gestos e decisões mais acertadas, podemos contribuir para um consumo mais consciente e “amigo” do planeta. Eis 5 sugestões simples que prometem ajudar a tornar a sua Black Friday mais sustentável.

  • Planeie sempre as suas compras
  • Avalie o impacto ambiental de cada produto
  • Compre apenas o que realmente necessita
  • Reutilize embalagens e produtos antes de os descartar
  • Prefira as compras online, mas evite as entregas rápidas 

 

Tome nota!

Reduzir o impacto negativo da Black Friday no meio ambiente é fundamental e, para tal, é simples seguir um consumo mais consciente. Afinal, através de escolhas simples e mais sustentáveis, todos podemos fazer a diferença.

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