Consumo responsável na ida ao supermercado

De que forma a sua ida ao supermercado pode influenciar a redução da sua pegada ecológica? Descubra o que é e como o consumo responsável pode ser a solução.

O futuro da humanidade, do crescimento da economia e do desenvolvimento sustentável está dependente de uma redução da pegada ecológica. O alerta é feito pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP) que revela ainda uma das soluções: alterar a forma como produzimos e consumimos os bens. O consumo responsável é imperativo e sensibilizará os produtores a adotarem práticas sustentáveis.

O consumo responsável reflete um consumidor informado, preocupado com a sustentabilidade. Consciente de que os hábitos de compras devem ter em conta o processo da produção, transporte, consumo e descarte, o consumidor deve escolher produtos tendo em conta não só o preço e marca, mas também o impacto ambiental durante o seu ciclo.

A consciencialização do seu consumo vai motivar o equilíbrio entre as suas necessidades pessoais e a sustentabilidade de qualidade de vida no planeta.

Quando estiver prestes a comprar algum produto, tente antes responder às questões:

  1. O quê e porquê preciso de comprar?
  2. De onde vem o que quero comprar?
  3. Onde vou comprar?
  4. Como vou usar?
  5. Depois do uso, como o vou descartar?

Conseguir responder a todas estas questões, vai fazer com que compre o produto certo para as suas necessidades, tendo em conta o reconhecimento de todo o processo de existência do mesmo.

Para facilitar e agilizar este processo, deixamos-lhe algumas dicas que o vão ajudar a fazer compras mais conscientes e pondo de parte a ideia de consumismo excessivo.

Consumo responsável supermercado missão continente

Dicas para ir às compras de forma responsável

Valorize marcas e empresas com responsabilidade social

Tenha em conta as práticas das empresas produtoras no que toca ao respeito pelo ambiente, pelo trabalho humano e bem-estar animal. Prefira marcas com iniciativas reconhecidas e certificadas nas diferentes áreas de sustentabilidade.  Esteja atento a selos de entidades como a Forest Stewardship Council (FSC), a Aquaculture Stewardship Council (ASC) e a Rainforest Alliance.

Aposte em produtores locais

Ao optar por produtos de produção local está a reduzir a poluição causada pelo transporte e ainda a apoiar o desenvolvimento da comunidade local.

Prefira produtos da época

Os alimentos fora de época são cultivados em estufas ou importados, processo que produz mais poluição, gera um preço mais elevado e o sabor também pode sofrer alterações negativas. Preferir os produtos da época fá-lo-á ingerir os nutrientes de que necessita, manter o equilíbrio na sua alimentação, poupar dinheiro e ainda combater o desperdício.

Planeie as suas refeições

Ao planear as suas refeições semanais, vai, não só poupar dinheiro, como evitar as compras de última hora e o recurso a comida rápida e processada.

Faça uma lista de compras

Faça um inventário dos produtos que já tem e uma lista dos que faltam para as suas refeições. Com uma lista de compras, a possibilidade de andar a passear pelos corredores do supermercado diminui, evitando assim cair na tentação de fazer compras desnecessárias.

Não vá às compras com fome

A probabilidade de ser aliciado pela sua gulodice ou fome e acabar por comprar muito mais quantidade e menos qualidade é muito alta. Para compras responsáveis, siga a sua lista de compras e não a sua fome momentânea.

Opte por alimentos não processados e não embalados

Os alimentos processados têm mais conservantes, açúcar, gorduras e sal. Isto significa menos riqueza em nutrientes e mais calorias desnecessárias. Tenha em conta também o uso excessivo e desnecessário de embalagens.

Compre produtos a granel

Evite o desperdício de embalagens e torne as suas compras mais eficientes. A granel poderá escolher a quantidade de que realmente precisa, evitando também sobras desnecessárias e consequente descarte de alimentos.

Preste atenção à validade do produto

Encontre o equilíbrio entre o plano de uso e a validade do produto que pretende comprar. Retifique sempre as datas de validade dos bens que vai adquirir e informe-se bem sobre como ler datas de validade.

 

Tome nota!

Seja um consumidor responsável e siga uma alimentação sustentável para assegurar a preservação do nosso planeta e garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Através de simples e saudáveis escolhas podemos todos fazer a diferença.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “(Re)aproveitar a fruta - I” e “Cozinha Circular”, prove que é capaz de seguir uma receita que aproveite da melhor forma os produtos que tem em sua casa. Está na hora de tornar os seus hábitos alimentares mais amigos do ambiente!