Indústria, infraestruturas e inovação: um investimento pela sustentabilidade

Num mundo cheio de desigualdades, o investimento na indústria, em infraestruturas e na inovação é essencial para o crescimento económico e desenvolvimento sustentável dos países. Descubra o que levou a ONU a tornar este um dos objetivos para 2030 e como podemos participar na sua realização.

Sabia que uma em cada quatro pessoas no mundo não tem acesso a água potável? Este dado alarmante é apenas um entre os vários que comprovam as desigualdades do presente. Atualmente, metade da população mundial carece de serviços de tratamento de resíduos, um terço não tem instalações onde possa fazer a sua higiene básica e 733 milhões de pessoas ainda não têm eletricidade de forma constante.

Estas desigualdades são ainda mais evidentes entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento. Por exemplo, se está a ler este artigo é porque tem acesso à internet. No entanto, perto de 3 mil milhões de pessoas no mundo nunca o tiveram.

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9: Indústria, infraestruturas e inovação

Há um grande caminho a fazer no que toca à diminuição destas desigualdades por isso, a ONU, nos seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, definiu o Objetivo 9, que visa a construção infraestruturas resilientes, a promoção da industrialização inclusiva e sustentável, e a aceleração da inovação.

Entre as metas para a concretização deste objetivo para o Desenvolvimento Sustentável, estão:

  • Desenvolver infraestruturas de qualidade, de confiança, sustentáveis e resilientes, para todos.
  • Aumentar o acesso das pequenas indústrias e outras empresas, sobretudo dos países em desenvolvimento, aos serviços financeiros.
  • Modernizar infraestruturas e indústrias para torná-las mais sustentáveis.
  • Fortalecer a investigação científica melhorar as capacidades tecnológicas de sectores industriais em todos os países e incentivar a inovação.
  • Aumentar significativamente a participação da indústria no sector do emprego e no PIB.
  • Aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação.
  • Oferecer preços acessíveis e acesso universal à internet nos países menos desenvolvidos.

O alcance destas metas é essencial para que as nações se desenvolvam social e economicamente, tendo em mente a preocupação com o meio ambiente.

O que são infraestruturas resilientes, uma industrialização inclusiva e sustentável, e inovação? 

Para uma melhor compreensão deste objetivo, importa definir os termos que o compõem. A ONU explica-nos o seguinte:

Infraestrutura resiliente - é aquela capaz de resistir ou recuperar do impacto de um desastre natural, por exemplo, de forma rápida e eficiente, preservando as suas estruturas e funções básicas essenciais.

Industrialização inclusiva e sustentável – o processo de desenvolvimento industrial é inclusivo e sustentável, quando gera oportunidades de emprego e distribui os benefícios da industrialização de forma equitativa por todos, tendo em conta a preocupação ambiental e aumentando assim a qualidade de vida global.

Inovação - é a introdução de novos produtos, processos ou serviços, com vista a aumentar a produtividade, o crescimento económico inclusivo e a criação de emprego.

Quem pode ajudar e como? 

O relatório de 2022 sobre o progresso nos objetivos para o desenvolvimento sustentável aponta a pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia como principais crises globais, que dificultam a conquista dos mesmos.

No que toca ao Objetivo 9, o efeito das medidas impostas no âmbito da pandemia é ainda sentido em diversos sectores. Por isso, o caminho para a realização da Agenda 2030 conta com a participação de:

  • Governos locais: sobretudo no que toca ao apoio financeiro a indústrias de baixa escala para recuperarem de situações mais frágeis.
  • Empresas: o sector público e o privado de cada país devem fornecer os fundos de investimento para, por exemplo, a literacia digital das populações, projetos de inovação e projetos de apoio à criação de emprego.

No entanto, este caminho conta também consigo. Todos somos chamados a fazer a nossa parte com vista a um mundo com menos desigualdades. Por isso, deixamos-lhe algumas dicas de como pode ajudar:

  • Faça um donativo a organizações ou projetos que estejam comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Saiba como aqui.
  • Alerte para a importância do Objetivo 9 no seu local de trabalho. Crie um grupo na empresa para pensarem em como podem ajudar. Uma ideia seria, por exemplo, a doação de computadores a instituições que precisem.
  • Opte por hábitos mais sustentáveis no dia a dia, seja na mobilidade, na alimentação ou até mesmo através do consumo responsável.

Tome nota!

Infraestruturas de qualidade e acesso a serviços básicos é um direito de todos. Conheça algumas das iniciativas da Missão Continente que o vão ajudar a fazer a sua parte para um mundo mais igualitário.