Proteger a vida marinha: um objetivo a cumprir (por todos)

Sabia que 80% da poluição no mar provém de atividades terrestres? Está na hora de começar a proteger os oceanos e a vida marinha, compreendendo as ameaças à sua sustentabilidade e agindo de imediato.

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra, além de influenciarem o seu clima e meteorologia. Têm a capacidade de armazenar mais dióxido de carbono do que a parte terrestre da biosfera ou solo, sendo responsável pela absorção de mais de 1/4 deste gás produzido por atividades terrestres.

Estima-se que 95% do oceano está por explorar, ainda assim é hoje o habitat de mais de metade das espécies vivas no Planeta. A fauna, flora e microrganismos marinhos são responsáveis pela produção de mais de 50% do oxigénio presente na atmosfera e são também muito importantes para o desenvolvimento da medicina e farmacêutica.

A importância da biodiversidade nos oceanos motivou a ONU a introduzir a Proteção da Vida Marinha na Agenda 2030, como um dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, mais precisamente o 14.º de 17. Ainda antes de perceber qual o contributo que pode dar para proteger a vida marinha, importa compreender quais as principais ameaças a esta proteção.

Ameaças à Vida Marinha

As áreas marinhas protegidas são tanto mais importantes se pensarmos que os oceanos e a vida que albergam sofrem muitas ameaças. O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas ajuda-nos a compreender cada uma delas:

Poluição com origem terrestre: ocorre, sobretudo, devido às águas residuais, à atividade portuária e descargas de nutrientes, pesticidas e outros químicos provenientes de práticas agrícolas e de aquacultura intensiva. Por sua vez, a poluição sonora interfere na orientação de algumas espécies e os resíduos sólidos causam destruição da vida marinha, além de transportarem espécies exóticas invasoras. A revista científica Frontiers in Marine Science estimava que, em 2021, existiam mais de 250 mil toneladas de plástico a flutuar nos mares.

Pesca intensiva: o colapso das populações de peixes grandes, leva à procura mais profunda e de pescado mais pequeno, o que resulta no desequilíbrio do sistema biológico da vida no mar. Também os recifes de coral sofrem com estas práticas, seja através da pesca de peixes que se alimentam de algas e mantêm a vida do recife ou pela destruição física do mesmo.

Perturbações nos habitats: cerca de 40% da população mundial vive na zona costeira, também muito apreciada por turistas. As construções, produção de resíduos e atividades lúdicas associadas à presença humana provocam a destruição e alteração dos ecossistemas, impactando a fauna, flora e os microrganismos locais.

Alterações climáticas: o aquecimento global contribui para a subida do nível do mar, que, revela a revista National Geographic, anualmente sobe 3,2 milímetros. Estima-se que esta subida continue a acelerar, chegando aos 30 centímetros até 2050. O aumento de CO2 na atmosfera contribui ainda para uma maior dissolução do gás na água do mar, tornando-a mais ácida, o que dificulta a construção de carapaças e esqueletos internos dos seres marinhos. 

Invasões por espécies exóticas: algumas espécies, com características de adaptação que facilitam a sua colonização, são transportadas acidentalmente para localizações das quais não são nativas. A introdução destes seres vivos pode vir a destruir a vida marinha local e o próprio habitat.

proteger a vida marinha missão continente

9 Práticas para proteger a vida marinha

A sensibilização para o tema, aliada a uma pequena atenção aos seus hábitos diários, vai fazer toda a diferença no futuro da biodiversidade. Eis 9 práticas que o vão ajudar a alcançar este objetivo global:

  1. Prefira pescado de práticas piscatórias certificadas e sustentáveis;
  2. Promova um consumo consciente e evite produtos produzidos a partir do petróleo, como o plástico;
  3. Tenha atenção à introdução de espécies exóticas, não liberte animais, plantas ou outro tipo de vida não local;
  4. Opte por detergentes biodegradáveis para prevenir a intoxicação no mar;
  5. Diminua a produção de resíduos e desperdício;
  6. Faça a separação dos resíduos para encaminhar para reciclagem;
  7. Promova a reutilização e aproveitamento de materiais;
  8. Participe em ações de limpeza da zona costeira ou faça-o por iniciativa própria num dia de praia;
  9. Conheça melhor o mar e as suas riquezas, partilhe este conhecimento com a sua família e amigos.

Tome Nota!

Proteger a vida marinha é uma missão para todos. Conheça algumas das iniciativas Missão Continente que promovem a proteção dos ecossistemas e da biodiversidade.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ter muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Reciclar é facil I e II” e “Um passeio higiénico à beira-mar”. Prove como é fácil salvar a biodiversidade, com pequenas (e divertidas) ações. Junte a família ou amigos e descubra como é fácil salvar a vida dos oceanos, com pequenos hábitos no seu dia a dia.