Dia da Criança Sustentável: sugestões com diversão garantida

Celebrar o Dia da Criança deve ser sinónimo de diversão e tempo em família e não de stress e gastos desnecessários. Este ano, juntamos algumas sugestões simples para adaptar os seus hábitos, que vão fazer toda a diferença na sustentabilidade desta comemoração.

O Dia Mundial da Criança é celebrado a dia 1 de junho desde 1950, com o objetivo de sensibilizar para os direitos das crianças e para a necessidade de promover a melhoria das condições de vida para o seu pleno desenvolvimento.

Oficialmente, as Nações Unidas celebram esta efeméride dia 20 de novembro, por, em 1959, terem sido aprovados os Direitos da Criança, que reconhecem o direito a afeto, amor, compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e crescer num clima de Paz e Fraternidade, a todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, cultura e país de origem.

Melhor que dois dias para festejar os direitos das crianças, é celebrar tendo em conta o ambiente e a comunidade. Por isto, damos-lhe algumas sugestões para festejar o dia da criança de forma sustentável.

dia da criança sustentável

4 sugestões para um Dia da Criança sustentável

Entre a compra de brinquedos e planos que exigem gastos de energia e custos na sua carteira, há outras opções para (sobre)viver ao Dia da Criança, impulsionando o seu crescimento, através de momentos passados em família.

1. Brinquedos Conscientes

Os brinquedos não são proibidos, mas é importante que opte sempre por brinquedos ecológicos e/ou sustentáveis, de que podem ser exemplo um pião, o cavalinho de madeira e a boneca de trapos. Estes produtos são intemporais e são feitos com materiais naturais/certificados, biodegradáveis e/ou aproveitamento ou reciclagem de outros materiais. Aproveite para passar algumas ideias da importância do consumo responsável à criança.

2. Artes Manuais com materiais reutilizados

Promova um momento de artes manuais. Reutilize garrafas de plástico, frascos de vidro, cartão e outros materiais que iriam para o lixo, para criar máscaras, decorações ou molduras, por exemplo. O processo de criação faz parte da celebração e, além de divertido, promete novas memórias.

3. Atividades Físicas

Invista em brincadeiras e jogos ao ar livre, como brincar às escondidas, à macaca ou à apanhada. Aproveite para explorar a natureza e cuidar da saúde de todos. Promova a atividade física entre as crianças e os mais velhos.

4. Atividades Educacionais

Aproveite os momentos de diversão para consolidar algumas noções de proteção do ambiente e de cidadania. Faça, por exemplo, uma aula de culinária sustentável, que vai desde à aquisição dos ingredientes à execução das receitas, justificandoas suas escolhas e ações.

 

Tome Nota!

Celebrar também é divertido com hábitos mais sustentáveis. É muito importante que as crianças criem, desde pequenas, rotinas a pensar na proteção do ambiente e da comunidade. Descubra algumas iniciativas nas quais a Missão Continente tem vindo a promover neste âmbito.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Cozinha Circular”, “Começar o dia da melhor maneira I e II”, “Uma refeição do coração” ou “Um passeio higiénico à beira mar”. Aproveite o Dia da Criança para incluir a sua família na realização destas Missões.