Boas práticas ambientais
Uso responsável de plásticos
A posição da Sonae MC em relação ao plástico é clara: este material representa inúmeras vantagens em relação aos demais, no que diz respeito à proteção e preservação dos produtos, a nível económico e da própria pegada ambiental.
O desafio neste momento é promover a sua utilização responsável – eliminando a utilização excessiva e promovendo a separação e reciclagem – e garantir uma economia circular em que não só se prolonga o tempo de vida do material, como se evita a sua deposição na natureza (nos solos, rios e oceanos) ou em incinerações como acontece ao lixo indiferenciado.
Meta do Continente (antecipando a da UE em 5 anos) para:
- Reduzir ou eliminar a utilização de materiais de plástico de origem fóssil nos produtos de marca própria
- Assegurar embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis
Enquanto agente ativo na promoção de hábitos de consumo conscientes, o Continente tem vindo a implementar diversas medidas no âmbito da sua Estratégia para o Uso Responsável dos Plásticos. Conta, para isso, com um grupo de trabalho multidisciplinar e transversal focado no desenvolvimento de soluções concretas para um uso mais responsável deste material, a vários níveis:
- Na marca própria
- Na logística
- Nos fornecedores
- No funcionamento interno
- Na sensibilização dos consumidores
Este compromisso visa fomentar a economia circular, designadamente a redução do uso de recursos naturais e a promoção da reciclagem, e encontrar alternativas economicamente viáveis ao plástico de utilização única.
A implementação da Estratégia para o Uso Responsável de Plásticos
-
permitiu ao Continente
alcançar em 2020 -
4,2 mil ton
de plástico virgem poupadas
o que equivale a -
90% crescimento
em relação às 2,2 mil toneladas /ano
anunciadas em abril de 2019
O reconhecimento do nosso trabalho
Relatório 2020 da Fundação Ellen MacArthur
Relatório anual que dá conta dos progressos dos cerca de 400 signatários do compromisso global New Plastics Economy. Em 2020, refere vários pontos que ilustram o reconhecimento da Sonae MC:
- Um dos melhores resultados do mundo entre os subscritores
- O melhor resultado entre todos os retalhistas a operar em Portugal
- 4ª empresa com maior percentagem de plástico reutilizável já incorporado nas suas embalagens (13,4%), à frente de empresas como a Starbucks e a Delhaize
- Retalhista com maior percentagem de embalagens efetivamente reutilizadas, recicláveis ou compostáveis (55%), à frente de Carrefour, Marks & Spencer e Walmar
O New Plastics Economy conta com a colaboração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e é assinado por mais de 400 organizações mundiais que partilham a mesma visão de impedir que o plástico se transforme em desperdício e de acelerar a economia circular. Lançado em 2018, este compromisso serve de base à definição de metas concretas de acordo com objetivos comuns: antecipar para 2025 as metas europeias (estabelecidas para 2030) pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
De uma forma faseada, as principais ambições desde compromisso global são:
- Eliminar objetos de plástico desnecessários
- Redesenhar embalagens
- Apostar na inovação para que todo o plástico possa ser reutilizável, reciclável ou compostável
- Assegurar que todo o plástico é utilizado de forma circular e dissociado do consumo de recursos finitos
A Sonae MC foi o primeiro retalhista português a assinar o compromisso New Plastics Economy.
Prémio “Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade” da APEE
Atribuído pela APEE (Associação Portuguesa de Ética Empresarial) e pela Global Compact Network Portugal, este prémio foi entregue ao projeto “Plástico Responsável Continente” na 15ª Edição da Semana da Responsabilidade Social.
A distinção deu-se na categoria do Objetivo 12 de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pelas Nações Unidas até 2030: Produção e Consumo Sustentáveis.
Iniciativas de redução / reutilização do plástico
Iconografia da Reciclabilidade
Em 2020, chegou mais uma novidade às embalagens da marca Continente.
A Sonae MC, em conjunto com a Sociedade Ponto Verde, está a colocar em todas as embalagens de marca própria um conjunto de instruções precisas sobre como reciclar cada produto (dividir frasco e tampa, espalmar as embalagens, escorrer as garrafas dos iogurtes, etc.) e em que ecoponto colocar a embalagem.
Com esta medida, o Continente cumpre 2 objetivos:
- Comunicar e sensibilizar para a importância de reciclar
- Incentivar cada consumidor a adotar comportamentos mais amigos do ambiente
Os consumidores desenharam connosco!
Além da colaboração com a Sociedade Ponto Verde, a iconografia dos produtos Continente foi alvo de estudos aprofundados junto dos consumidores, que foram convidados a desenhar instruções para várias tipologias.
Desde as cores à escolha de palavras simples e expressões claras, os consumidores ajudaram a definir a informação mais relevante sobre como reciclar cada produto.
Novos sacos sustentáveis com mensagens
Para promover comportamentos mais amigos do ambiente e relembrar o que cada um pode fazer pelo planeta, o Continente lançou uma nova coleção de sacos que inspiram os consumidores com mensagens sobre boas práticas de sustentabilidade.
Mensagens eco-friendly
A nova coleção está disponível em todas as lojas do país e inspira os consumidores a seguir a política dos R’s.
Foram também incluídos na coleção os já conhecidos sacos de plástico reciclado das lojas físicas e Continente Online, bem como os sacos de papel reciclado e isotérmicos.
Eliminação de microplásticos na MyLABEL
O Continente eliminou os microplásticos nos produtos de higiene e beleza da marca própria. Esta decisão estendeu-se à MyLABEL, marca exclusiva que oferece um gama com mais de 300 produtos cosméticos de cuidados para o rosto, corpo e cabelo.
Os microplásticos são pequenas partículas (menos de 5 milímetros), utilizadas para dar opacidade a fórmulas transparentes e torná-las mais cremosas, ou em produtos de esfoliação. Têm um elevado impacto ambiental, com capacidade de absorver produtos tóxicos como pesticidas ou metais pesados; a sua ingestão por animais marinhos pode prolongar-se pela cadeia alimentar até ao organismo humano.
Os microplásticos eliminados nos produtos cosméticos são, em alguns casos, substituídos por alternativas de origem vegetal. Em esfoliantes, por exemplo, as microesferas são provenientes de caroços de frutas, como alperces ou cerejas, em vez das habituais microesferas de polietileno.
Esta iniciativa da Sonae MC antecede a medida aprovada pelo governo de interditar a comercialização de produtos cosméticos e detergentes que contenham microesferas ou microplásticos.
Novas caixas reutilizáveis de charcutaria
Pioneiro em mais uma medida sustentável, o Continente promove a reutilização das embalagens nas secções de charcutaria e take-away das suas lojas. A ideia é que o cliente possa levar a sua própria caixa quando vai às compras, evitando o uso desnecessário de plástico descartável.
Em 2020, o projeto-piloto foi testado em 3 lojas Continente, onde agora estarão para venda 3 modelos de caixas herméticas com tipos e capacidades diferentes, que substituem as atuais caixas descartáveis e embrulhos de plástico. Esta iniciativa permite que o cliente já não tenha, em casa, de transferir os alimentos das atuais embalagens do supermercado para outros recipientes e descartá-las (muitas vezes sem reciclagem).
O colaborador Continente pesa o produto dentro da caixa e subtrai o peso da mesma, sendo a etiqueta de código de barras colada num cartão criado para o efeito.
Novo saco da peixaria
O Sea Wrap é um saco de peixaria com o objetivo de reduzir o plástico nas embalagens.
- Feito de papel 100% reciclável
- Revestido no interior por uma camada fina de polietileno
- Evita o derrame de líquidos e garante a total conservação do produto
Após retirar o peixe do saco, o cliente pode separar os dois materiais da embalagem, colocando o papel no contentor azul e o plástico no contentor amarelo.
Poupança prevista:
-
40% de plástico eliminado
por ano nos sacos de peixaria -
70 ton plástico evitado
por ano
Serviços ambientalmente responsáveis
Prosseguimos motivados na busca de alternativas que permitam criar um futuro mais sustentável. O compromisso com a eliminação do plástico e a eficiência energética tem-se traduzido no investimento em novas soluções e na liderança de processos de mudança.
Sistemas de depósitos de embalagens
Alinhado com metas europeias e diretrizes legais para a reciclagem, o Continente está já a participar em projetos-piloto de preparação para o Sistema de Depósito e Devolução (DRS) que entrará em vigor em 2022 (Decreto-Lei 69/2018). Estes projetos permitem adquirir conhecimento e experiência da prestação deste tipo de serviços em superfícies comerciais como super e hipermercados, antes da implementação.
Desta forma, o Continente tem Reverse Vending Machines (RVM) já instaladas em 24 lojas distribuídas por Portugal Continental. Estes equipamentos serão a base do futuro sistema nacional de depósito de embalagens e bebidas (plástico, vidro e metal), representando uma solução conveniente, simples e rápida para o consumidor.
Através deste sistema, será possível reciclar plástico de elevada qualidade e maximizar a “circularidade dos materiais” ao incorporar plástico reciclado em novas garrafas. O balanço da atividade nas máquinas das lojas Continente não podia ser mais positivo!
Com esta iniciativa, pretende-se incentivar os cidadãos a adotar comportamentos sustentáveis e contribuir para a reciclagem e incorporação do material em novas garrafas de plástico. Contribuímos, assim, para uma economia mais circular.
Continente Plug&Charge
Em 2020, o Continente inaugurou em 3 lojas os primeiros hubs Plug&Charge do país. Este serviço simples e inovador permite aos clientes carregar veículos elétricos com até 200 km de autonomia em 1 hora, enquanto fazem compras na loja.
O objetivo é ter uma cobertura nacional com centenas de postos de carregamento, garantindo uma distância máxima de 100 kms entre hubs — o que deverá estar concluído em 2021.
O Plug&Charge está reservado a clientes que descarreguem a app Continente Plug&Charge e a app Cartão Continente. Quem efetue compras superiores a 30€ na loja e tenha Cartão Continente pode ainda beneficiar de carregamentos gratuitos com cerca de 35 km de autonomia.
Este projeto tem como objetivo melhorar a eficiência de consumo e a sustentabilidade ambiental, e contribuir para reduzir a pegada carbónica, compromisso assumido na assinatura do Acordo de Paris. A instalação de postos de carregamento elétrico é um dos investimentos abrangidos pelo financiamento do Banco Europeu de Investimento e do European Fund for Strategic Investments.
O nosso desempenho ambiental
Em 2020 continuamos determinados na proteção do ambiente, na minimização dos impactes ambientais negativos das nossas atividades, na promoção de boas práticas quer internamente quer na comunidade e na melhoria do nosso desempenho ambiental.
(58 Lojas, 5 Entrepostos e 1 Centro de Processamento de Carnes)
8.870 toneladas de emissões CO2 evitadas
(mesmo universo de lojas)
Distinção “Marca de Confiança em Ambiente” pelo 11º ano consecutivo
Certificações de sustentabilidade
Aumento de artigos de marca própria com certificações de sustentabilidade
- Gama de Produtos de papel que engloba papel higiénico, guardanapos de papel com Certificação FSC - Forest Stewardship Council
- Gama de Fraldas com Certificação FSC
- Cápsulas de Café Continente Seleção de alumínio com certificação Rainforest Alliance
- Certificação UTZ da gama de Chocolates Sazonais e das tabletes de chocolate 200g
- Certificação dos douradinhos Continente com certificação Marine Stewardship Council
- Certificação da Cadeia de Custódia das Peixarias Continente pelo Marine Stewardship Council e Aquaculture Stewardship Council
- Gama de Resmas de Papel Marca Própria com Papel certificado PEFC a 100%
- Relançamento e alargamento da Gama Continente ECO com matérias-primas sustentáveis, ingredientes biodegradáveis e embalagens de plásticos recicláveis e reciclados
Redução de plástico: resultados globais
- Substituição de todas as palhinhas de plástico por papel em embalagens de sumos e néctares = menos 35 milhões de palhinhas de plástico produzidas por ano
- Abertura de mais 2 lojas sem plástico na praça de frutas e legumes
- Alteração do embalamento, com uma cinta de cartão, por parte dos fornecedores de bananas da Madeira e das Canárias
- Redução de 10 cm na altura dos sacos de bacalhau
- Alteração dos sacos de padaria antigos (papel + plástico) para sacos de papel 100% reciclável
- Eliminação da janela de plástico:
- Das caixas de cartão dos sticks Açúcar Continente
- Das caixas de cartão dos Tampões Continente
- Eliminação da tampa de plástico das embalagens de toalhitas de limpeza geral
- Alteração da caixa de plástico do Cotonetes Continente para caixa de cartão
- Substituição do pino das etiquetas de plástico do têxtil e calçado para tecido
- Introdução de gama “avulso” em produtos de escrita da marca própria em papelaria, reduzindo o número de embalagens
- Eliminação dos descartáveis de plástico de utilização única, sendo que todas as lojas estão totalmente abastecidas com gama de festa de papel
- Saco de compras de ráfia 100% reciclado, 100% reciclável com nova proposta de design e nova certificação da qualidade dos componentes pela RCS (Recycled Claim Standard)
- Alteração do saco utilizado no transporte do dinheiro das caixas até ao cofre forte para um saco 80% reciclado em LDPE
- Substituição das embalagens de cogumelos para PP
- Eliminação do Selo PVC nos frascos de especiarias da marca Continente
- Eliminação do tabuleiro de PVC nas Bolachas Wafer Continente
- Substituição da embalagem de adoçante marca É Continente para PP
- Eliminação da embalagem em EPS nos Gelados Artesanais Continente
- Substituição da embalagem de Sal Continente de PVC para PET
- Substituição sleeve PVC nos Iogurtes Líquidos Continente
- Substituição sleeve PVC Iogurtes Skyr Líquidos Continente
- Substituição do PVC dos blisters das escovas de dentes Continente por PET
- Substituição do plástico PVC por PET nas embalagens de Titucho
Recolha de resíduos para reciclagem
O planeta é a nossa casa comum e cabe-nos a todos fazer a nossa parte para preservá-lo. É por isso que, nas lojas Continente, não só promovemos a reciclagem de milhares de toneladas de resíduos todos os anos, como também envolvemos os clientes neste processo, incentivando comportamentos responsáveis. Prosseguimos, desta forma, firmes num desempenho ambiental de excelência.
Em 2020, foram recolhidos para reciclagem:
Resíduos entregues por clientes
Resíduos próprios das lojas