Descubra como compor um prato saudável

Sabia que os hábitos alimentares inadequados são o fator de risco modificável que mais contribui para a mortalidade em Portugal?

Estes dados são avançados pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, que revela ainda algumas conclusões do estudo Global Burden of Disease (GBD), de 2017. Os hábitos alimentares inadequados dos portugueses foram o terceiro fator de risco que mais contribuiu para a perda de anos de vida saudável. 

A falta de preocupação com o valor nutricional dos alimentos e a preferência pelo sabor, tem vindo a ser um dos hábitos alimentares que mais contribui para o consumo excessivo de sal e para o consumo insuficiente de fruta, hortícolas, cereais integrais, frutos oleaginosos.

Parte destes hábitos podem estar relacionados com a educação alimentar. Comer de forma saudável e equilibrada não significa comer em pequena ou grande quantidade, mas sim em qualidade, de forma a assegurar as necessidades nutricionais individuais. Procure a ajuda de um nutricionista para melhorar os seus hábitos alimentares e atingir as suas necessidades nutricionais, tendo em conta as suas características individuais (como o peso, altura, sexo e atividade física) e objetivos.

 

O equilíbrio está na Roda da Alimentação

O Movimento À Roda da Alimentação, levado a cabo pelo Continente, visa inspirar a mudança de hábitos alimentares para melhorar a vida de todos os portugueses, através da disponibilização de receitas nutricionalmente equilibradas e dicas para tornar a sua vida mais ativa e sustentável.

No que diz respeito à alimentação saudável, o equilíbrio é a palavra-chave. Para ser nutricionalmente equilibrado e saudável, um prato deve ser composto por uma fonte de proteína, como a carne, pescado/ovo ou leguminosas); por uma fonte de hidratos de carbono, como a massas, o arroz ou a batata e deve ser acompanhado com hortícolas, como são exemplo a sopa, a salada, os legumes (salteados, cozidos ou assados).

compor prato saudável missão continente

Hidratos de carbono

São a principal fonte de energia do organismo e por isso devem constituir cerca de 45% a 60% do valor energético diário, segundo as recomendações da European Food Safety Authority. Os hidratos de carbono podem ser simples ou complexos:

  • hidratos de carbono simples (glicose, frutose, lactose, galactose e sacarose): são absorvidos rapidamente e estão presentes de forma natural em diversos alimentos como, na fruta, lacticínios e mel, ou podem ser adicionados aos alimentos e bebidas.
  • hidratos de carbono complexos: demoram mais tempo a serem digeridos e absorvidos e são mais saciantes. Encontram-se nos cereais integrais e alimentos como a massa, o arroz e pão. As fibras, também pertencem a este grupo, contudo não são digeridas pelo nosso organismo e encontram-se presentes nos cereais integrais, leguminosas, fruta e hortícolas.

Para uma alimentação saudável, dê preferência ao consumo de alimentos como os cereais integrais, fruta, hortícolas e leguminosas, que são fornecedores de fibras e hidratos de carbono complexos, e reduza o consumo de alimentos com adição de açúcares simples.

 

Proteínas

É um nutriente essencial para o crescimento e manutenção da massa muscular, bem como para o normal funcionamento e produção hormonal. Os alimentos podem fornecer proteína de origem animal ou vegetal.

  • Proteína animal: alimentos de origem animal como a carne, o peixe, o ovo e os laticínios são constituídos de proteína de alto valor biológico e apresentam biodisponibilidade, facilitando a absorção pelo organismo.
  • Proteína vegetal: alimentos como as leguminosas, incluindo ervilhas, soja, grão e feijão, são a base da alimentação vegana e vegetariana, mantendo o bom funcionamento do organismo.

 

Hortícolas

Fonte de vitaminas e minerais, os hortícolas devem estar sempre presentes no seu prato. Segundo a Organização Mundial de Saúde, deve comer pelo menos 400 gramas ou 3 a 5 porções de fruta e hortícolas por dia, reduzindo o risco de doenças crónicas e garantindo a ingestão de fibra.

Também a forma como distribui as suas refeições durante o dia tem consequências no seu metabolismo. Tome um pequeno-almoço equilibrado, para iniciar bem o seu, neste artigo vai encontrar os melhores alimentos para a primeira refeição. À noite, antes de se deitar, evite comer refeições muito pesadas ou com elevado valor energético pois a produção de energia é menos necessária para o organismo.

 

A importância da hidratação

Tenha em atenção também o consumo de água. A hidratação é muito importante e, em média, deve consumir pelo menos um litro e meio por dia. Por isso, assegure uma correta hidratação.

 

Tome Nota!

É tão fácil manter o equilíbrio a cada refeição do seu dia. Um prato saudável e nutritivo é o melhor que pode oferecer ao seu corpo. E, com o apoio do Semáforo Nutricional, é possível, de forma simples, fazer uma escolha mais informada e consciente dos alimentos.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, ajudando a construir um amanhã mais sustentável!

Complete já a Missão “Começar o Dia da Melhor Forma I” e prove que é capaz de dar o primeiro passo rumo a uma alimentação mais saudável.