Horta no apartamento: está a 3 passos de criar a sua

Com a chegada da primavera, conecte-se à natureza. Não importa se vive num apartamento ou numa quinta, neste artigo explicamos como cultivar os seus próprios vegetais e ervas aromáticas.

Os produtos hortícolas são fontes de vitaminas e minerais e devem estar sempre presentes nas suas refeições. Segundo o Eurostat, Portugal é o 7.º país europeu com maior consumo diário de fruta e vegetais e, no que toca a ervas aromáticas, uma excelente alternativa ao uso de sal, uma dissertação do Instituto Superior de Agronomia adianta que 95% dos inquiridos revelou ser importante possuir ervas aromáticas na sua cozinha.

Hortícolas e aromáticas são exemplos de produtos que poderá produzir em casa e, desta forma, controlar a sua qualidade. Ao contrário do que se possa pensar, não precisa de terreno para plantar, já que também é possível ter a sua horta num apartamento.

Benefícios em ter uma horta num apartamento:

  • É uma atividade terapêutica: tratar da sua horta poderá vir a ser o seu momento zen. Segundo a revista Voz do Campo, além de nos conectar à natureza, mexer na terra atua como um antidepressivo natural devido aos micróbios únicos presentes em solo orgânico saudável.
  • Promove a educação alimentar: acompanhar o crescimento dos produtos que comemos, melhora a nossa relação com a alimentação, promove a sustentabilidade da mesma e estimula a aprendizagem e responsabilidade.
  • Tem controlo na qualidade dos produtos: na sua horta a frescura sai literalmente da terra para a sua cozinha e a utilização de pesticidas e fertilizantes, nefastos para o solo, águas e saúde humana, é uma decisão sua.
  • Ajuda a proteger o ambiente e economizar: além de diminuir as idas ao supermercado, ao utilizar os produtos da sua horta está a evitar todas as etapas necessárias para um produto chegar até si. Isto significa, por exemplo, a redução das emissões de CO2 (transporte) e do uso de embalagens desnecessárias.
  • Decora e melhora o seu espaço: uma horta no seu apartamento vai criar um ambiente mais aconchegante e agradável. Segundo a NASA, ter plantas em espaços fechados também ajuda a melhorar a qualidade do ar.

 

Agora que já conhece os benefícios, explicamos-lhe como criar a sua horta no apartamento em três momentos. Acompanhe estes passos explicativos.

Horta no Apartamento Missão Continente

Fazer uma horta no apartamento em 3 passos:

1.º passo: escolher a localização e o que plantar

Cada planta tem necessidades específicas no que toda à exposição solar, frequência de rega ou de profundidade das raízes. A Câmara Municipal de Cascais juntou algumas dicas úteis para a sua horta de apartamento:

  • À janela, em vasos, poderá semear ou plantar salsa, coentros, orégãos, manjericão, cebolinho, espinafre, rúcula, nabiça e rabanete.
  • Na varanda, num canteiro, semeie ou plante tomilho, alecrim, erva-cidreira, erva-príncipe, alface, cenoura, cebola, alho-francês, beterraba, nabo e morangos.
  • No terraço, por ter mais sol, poderá produzir abóbora, pepino, curgete, batata, tomate, pimento, brócolos, favas e feijão-verde, num canteiro.

2.º passo: preparar os materiais e semear ou plantar

Entre os materiais necessários estão: sementes (se for semear), água, vaso/canteiro (com furos na base), prato, substrato de qualidade, material de jardinagem (pá e ancinho), argila expandida. De seguida, explicamos como deve semear ou plantar:

Para semear: coloque uma camada de 5 cm de argila expandida no fundo do vaso e preencha com substrato. De seguida deite as sementes na terra, estas não devem ficar enterradas a mais de 0,5 cm da superfície. Regue, ligeiramente.

Para plantar: cubra o fundo com pedras de argila e uma camada de substrato. Coloque a planta e cubra as raízes com substrato. Acomode ligeiramente a terra à planta, mas evite pressionar o substrato com muita força. Regue até deixar o substrato húmido.

3.º passo: não se esqueça de cuidar da sua horta

Não existem dias e horas certas para a rega, por isso, aconselhamos a que vá espreitando e acompanhando o desenvolvimento da sua horta diariamente, o essencial é manter o substrato húmido, evitando o encharcamento. Quanto mais contacto tiver com a sua plantação, mais facilmente vai perceber se precisa de atenção extra, mais ou menos água e até tratar de algum problema (fungo ou praga) com a planta.

 

Tome Nota!

Afinal, ter uma horta no apartamento não só é possível, como é uma excelente opção para consumir produtos frescos e garantir a segurança alimentar e do ambiente. Conheça as iniciativas Missão Continente que o ajudam a controlar a qualidade dos produtos que consome.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios, com muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.