Educação Alimentar, literacia para prevenir a obesidade

A obesidade é um problema global e as raízes são profundas. A educação alimentar, aliada ao exercício físico, pode vir a ser uma das principais armas para prevenir esta doença. Dia 4 de março celebra-se o Dia da Obesidade, por isso, vamos saber como educar os mais novos rumo a um futuro mais saudável, tendo por base a alimentação.

A alimentação é um dos fatores mais determinantes para a saúde. O equilíbrio alimentar promove a saúde no sistema imunológico, melhora o humor e a memória, reduz o cansaço e o stress, aumenta a qualidade do sono, previne o envelhecimento precoce da pele e o desenvolvimento de algumas doenças, melhora o sistema digestivo e fornece disposição e mais energia para as atividades diárias.

Obesidade infantil, um problema de todos

A obesidade é uma doença que assola 800 milhões de pessoas, globalmente. Os dados são da plataforma WOD - World Obesity Day, que, no âmbito da celebração do Dia Mundial da Obesidade, dia 4 de março, pretende sensibilizar para este problema global motivando a sua interpretação e a união no combate a esta doença.

O mesmo site revela a previsão do aumento em 60% da obesidade infantil, a nível global, durante a próxima década. Em Portugal, a Direção Geral da Saúde adianta que 29,6% das crianças entre os 6 e os 9 anos têm excesso de peso, incluindo obesidade. Ainda assim, a DGS revela que - apesar de ser uma percentagem muito alta - tem-se verificado uma tendência decrescente da prevalência de excesso de peso nas crianças portuguesas.

A importância da educação alimentar

O consumo de alimentos hipercalóricos e de menor densidade nutricional, associado ao sedentarismo, pode resultar no ganho de peso e o aparecimento de doenças associadas no futuro.

A Educação Alimentar é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, que visa promover a prática autónoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis.

Em Portugal, a alteração da oferta alimentar em ambiente escolar, o imposto sobre as bebidas açucaradas, a restrição da publicidade alimentar dirigida a crianças e a promoção da literacia alimentar e nutricional são algumas das medidas levadas a cabo que justificam a tendência de decréscimo de obesidade infantil.

Na infância, a alimentação tem um papel ainda mais importante, determinante no crescimento e desenvolvimento dos mais pequenos. É nos primeiros anos de vida que se moldam gostos e preferências alimentares, programando hábitos futuros e, consequentemente, a nossa saúde e crescimento saudável. Neste período, os encarregados de educação são o modelo para as crianças, o que significa que quando os pais têm hábitos alimentares saudáveis, os filhos também.

Assim, além das medidas e temas abordados em ambiente escolar, é em casa que se deve dar uma maior atenção à educação alimentar. Tendo por base a Roda dos Alimentos, a Direção Geral da Saúde destacou 6 regras para ajudar a promover uma alimentação saudável junto das crianças.

6 regras para uma alimentação saudável nas crianças:

  1. Comer mais fruta e hortícolas: a dose certa de fruta e hortícolas é muito importante para o equilíbrio nutricional. Os hortícolas são os alimentos mais rejeitados pelas crianças, por isso deve ser criativo na forma como os apresenta nas refeições ou em snacks.
  2. Beber mais água e menos bebidas açucaradas: bebidas como refrigerantes, néctares e sumos de fruta são um dos produtos alimentares que mais contribuem para a ingestão de açúcar nas crianças. Promova o consumo de água. Ofereça uma garrafa reutilizável e relembre os mais pequenos de irem tomando água durante o dia.
  3. Evitar o “lixo alimentar”: substitua lanches com snacks hipercalóricos, ricos em sal, açúcar e gordura, por opções mais saudáveis.
  4. Consumir leite e derivados na dose certa: estes são alimentos importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças, contudo, o seu consumo não deve ser superior a 500 ml.
  5. Fazer uma alimentação completa, variada e equilibrada: aprenda como compor um prato equilibrado e inspire-se na Roda dos Alimentos para compor uma dieta saudável. Quando for às compras, tenha em conta o Semáforo Nutricionalpara escolher entre os produtos disponíveis e do seu interesse.
  6. Ensinar os mais novos a comerem bem e a cozinhar de forma saudável.

 

No âmbito do projeto Escola Missão Continente, foram desenvolvidos vários conteúdos que, a pensar nos mais novos, visam a promoção de um estilo de vida mais saudável tendo em conta uma alimentação mais equilibrada. Espreite os diversos conteúdos pedagógicos que desenvolvemos neste contexto e torne a educação alimentar uma disciplina diária na sua casa:

 

Tome nota!

A saúde dos futuros adultos começa-se a construir desde já! Eduque os mais pequenos para uma alimentação equilibrada nutricionalmente e saudável e evite problemas como a obesidade num futuro próximo. Descubra as iniciativas que a Missão Continente leva a cabo neste sentido e comece já a projetar um amanhã mais saudável.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Começar o dia da Melhor Maneira I e II”. Prove que é capaz de seguir hábitos mais saudáveis, preparando e comendo um pequeno almoço saudável e equilibrado todos os dias.