Natal Sustentável: 4 ideias DIY simples para decoração

Em contagem decrescente para uma das épocas mais festivas do ano, certamente já está a pensar em como vai decorar a sua casa. Este ano, o desafio passa por procurar métodos mais sustentáveis para a quadra natalícia. Nós damos-lhe uma ajuda com algumas ideias de decoração para um Natal sustentável.

Se já está a planear a noite para a sua Consoada, tenha em conta que o Natal pode ser uma época de muita festa e luz, mas é também uma das alturas em que o consumo aumenta, e, consequentemente, a produção de lixo também.

Em 2020, a Quercus previa um aumento de 24% de lixo produzido, relativamente ao resto do ano; o descarte de 12 milhões de rolos de papel de embrulho, e o abate de 3 milhões de árvores para embrulhar presentes.

Para que estes números não tirem a magia à sua quadra natalícia, sugerimos que junte a família e ponha as mãos (e criatividade) à obra! Inspire-se nestas ideias de enfeites de natal reciclados e evite fazer compras desnecessárias.

Decorações Natal Sustentáveis Missão Continente

4 sugestões de decoração para um Natal sustentável

Enfeite a sua casa, com cartão

Originais e sustentáveis, estes enfeites de natal reciclados de cartão vão reunir a família à mesa ainda antes da Consoada. Uma atividade que pode juntar pequenos e graúdos e que vai trazer diversão (e menos poluição) à sua casa.

O que vai precisar:

  • Rolos de papel higiénico ou de cozinha
  • Tesoura
  • Lápis de cor
  • Fio

Quem diz rolos de papel higiénico, diz qualquer pedaço de cartão. Desenhe árvores, bolas, estrelas ou bonecos de neve, recorte e decore com lápis de cor ou restos de papel de embrulho. De seguida, faça um pequeno furo no topo de cada recorte. Passe a fio e dê um nó.

Estes recortes podem ter inúmeras funcionalidades: enfeitar a árvore, fazer uma grinalda, ou para cartões personalizados de boas festas.

Embrulho Natal sustentável Missão Continente

Embrulhe os presentes, com originalidade

Os presentes na árvore de Natal dão mais vida a esta quadra, mas basta um passeio na manhã de Natal para testemunhar a quantidade de embrulhos que são descartados.

Reduza este desperdício, embrulhando os seus presentes em papel que seria para reciclar (revistas, jornais, sobras, etc.), e “capriche” na decoração do embrulho com materiais orgânicos, como arranjos de galhos de pinheiro ou azevinho e especiarias (pau de canela, estrela de anis). Utilize fio para juntar o material e cole o conjunto no seu presente. Melhor que um laço, não acha?

Um lenço ou um pano bonito pode também resultar num embrulho impressionante. Para prender, use um alfinete de dama. Além de maravilhoso e muito original, quem receber o seu presente vai, certamente, reutilizá-lo.

Decorações de Natal Sustentáveis Missão Continente

Aromatize a sua decoração de Natal sustentável

Para colocar na árvore de natal, na decoração do espaço ou até da mesa… as cascas de laranja são uma ótima sugestão para dar mais cor e aroma ao seu natal.

O que vai precisar:

  • Cascas de citrinos
  • Tesoura
  • Fio

Escolha as figuras que quer, desenhe-as e recorte com cuidado para não partir a casca. Faça um furo no topo e passe o fio. Dê um nó e pendure onde preferir. As cascas de citrinos vão secando naturalmente, largando um aroma muito agradável. Na árvore, nas paredes ou nas janelas, estes enfeites de natal reciclados até à mesa ficam bem.

Crie o ambiente perfeito, também para o futuro

A nostalgia da época natalícia pede sempre um pouco de neve, mesmo que esteja calor. Seja para fazer um boneco ou só para enfeitar a árvore, evite usar algodão, sprays, materiais de plástico ou esferovite.

Faça a neve acontecer

Opção 1:

Vai precisar de sal fino e água morna. Deite o sal num prato e vá juntando lentamente a água, mexendo, até o preparado ficar com a textura da neve. Depois é só moldar.

Opção 2:

Só precisa de sabão branco sólido e um ralador. Rale o sabão branco e utilize o preparado para enfeitar a sua árvore, janelas e velas.

Além do branco da neve, há muitas outras cores que dão vida ao seu natal. Por isso, deixamos também algumas sugestões de corantes naturais e sustentáveis a pensar nos tons preferidos desta época.

Vermelho: Junte pimentão em pó com um pouco de água e misture

Amarelo: Misture curcuma em pó com um pouco de água. Se tiver em raiz, coza ligeiramente e utilize a água de cozedura.

Verde: O chá matcha em pó misturado com pouca água é uma rápida solução.

Castanho: Acrescente lentamente água a café ou cacau em pó e misture até tomar a consistência desejada.

 

Tome nota!

Este Natal, ofereça sustentabilidade. Afinal é simples celebrar esta quadra e reduzir a pegada ecológica, basta ter alguma criatividade. Vai notar a diferença na sua carteira e na sua consciência: o planeta agradece-lhe.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “(Re)aproveitar a fruta - I” e “Cozinha Circular” e prove que é capaz de seguir uma receita que aproveite da melhor forma os ingredientes que tem em sua casa. Está na hora de tornar os seus hábitos alimentares mais amigos do ambiente!