Desde 1925, anualmente, o Dia Mundial do Animal celebra-se a 4 de outubro. Esta foi a data escolhida por também se celebrar o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia e dos animais.
O objetivo desta comemoração é chamar à atenção para o bem-estar dos animais, mobilizando as pessoas de todo o mundo para a importância deste tema. Assim, globalmente, pretende-se tornar o mundo um lugar melhor para todos os animais, independentemente das características específicas de cada país, como a religião ou a ideologia política.
Qual é a importância de assinalar este dia?
Existem cada vez mais estudos científicos que comprovam que os animais são seres sencientes, dotados da capacidade de sentir determinadas emoções, que outrora foram associadas apenas aos humanos.
Ainda assim, animais de diferentes espécies são explorados pelo ser humano em todo o mundo. A violência infligida aos animais é generalizada, em particular na sociedade portuguesa, que tem registado um aumento das denúncias de maus-tratos nos últimos anos.
Neste sentido, importa criar normativas que condenem este tipo de crimes, diminuindo, desta forma, os casos de violência. Ao mesmo tempo, é também fulcral alertar a população para esta temática, através da criação e apoio a movimentos em prol dos direitos dos animais.
Em janeiro de 1978, a UNESCO publicou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais que defende, resumidamente:
- Todos os animais nascem iguais e têm o mesmo direito à vida.
- Cada animal tem direito à consideração, à cura e à proteção do Homem.
- Os animais selvagens têm direito a viver de forma livre do seu habitat natural.
- O abandono de animais é um ato cruel e degradante.
- Nenhum animal deve ser usado para divertimento do Homem.
Neste âmbito, muitas têm sido as ações a nível europeu e global que procuram aumentar a consciência dos cidadãos para a problemática da proteção animal. O Dia do Animal acaba por marcar uma data simbólica que pretende alertar para o trabalho que ainda é preciso fazer nesta matéria.
O que pode fazer para proteger os animais?
Garantir a proteção dos animais é algo que está nas mãos de todos nós. Algumas ações podem parecer simples, mas, se todos nos comprometermos com esta causa, surgem efeitos positivos. Se quer proteger os animais, entre outras coisas, deve:
- Adotar um animal de companhia, de forma a combater o abandono animal.
- Denunciar os maus-tratos a animais dos quais possa ter conhecimento.
- Participar em manifestações pacíficas em prol dos direitos dos animais.
- Apoiar monetariamente instituições de proteção dos animais.
- Aprender mais sobre espécies em vias de extinção e como as pode proteger.
- Promover a proteção dos animais, gerando conversas com os seus amigos e família sobre este tópico.
Tome nota!
Os animais são seres sem voz, que precisam de proteção e máximo respeito por parte dos humanos. Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte para defender estes companheiros de quatro patas, construindo um mundo mais harmonioso e pacífico.