O Dia da Terra (Earth Day), assinalado anualmente no dia 22 de abril, é celebrado um pouco por todo o mundo. Este é um momento crucial para refletirmos sobre o estado do nosso planeta e o papel que desempenhamos na sua proteção.
Fique connosco e compreenda a importância desta data para a preservação dos recursos naturais e do ambiente. Saiba como podemos cuidar do planeta reduzindo o nosso impacto ambiental.
Qual é a importância de assinalar o Dia da Terra?
As comemorações do Dia Mundial da Terra surgem a 22 de abril de 1970, um ano após Gaylord Nelson, político e ambientalista americano, propor a organização de um fórum ambiental para aumentar a consciencialização sobre problemas ambientais que o mundo enfrentava.
Desde então, a consciencialização sobre questões como as mudanças climáticas e a perda de recursos naturais ou de biodiversidade tem aumentado ao longo dos anos. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer.
Dados mais recentes revelam, por exemplo, que:
- Mais de um milhão de espécies estão em vias de extinção devido à atividade humana, segundo a IPBES;
- De acordo com os dados divulgados pelo Global Carbon Project (GCP), estima-se que em 2023 foi atingido um novo recorde com um total de 40,9 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO₂) emitidas para a atmosfera;
- Estima-se que o Ártico entre 1979 e 2021 tenha reduzido o seu tamanho a uma média de 12,6 por cento por década. Esta redução é o equivalente a seis vezes o tamanho da Alemanha, de acordo com o Programa Copernicus;
- Segundo os dados revelados pelo Programa Copernicus, o aquecimento global atingiu 1,48 graus Celsius no ano de 2023. Este foi o ano mais quente desde que há registos.
Estes são apenas alguns números que destacam a urgência de agir de imediato para proteger o nosso planeta e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.
O que podemos fazer para proteger o meio ambiente?
Existem várias medidas que cada um de nós pode começar a praticar para reduzir o nosso impacto no ambiente. Conheça seis dicas para preservar os recursos naturais, reduzir o efeito estufa e promover a sustentabilidade:
1. Reduzir, reutilizar e reciclar
Praticar os “3 R's” é fundamental para minimizar o desperdício. Sabia que um objeto de plástico pode demorar entre 400 a 1000 anos a decompor-se? Por isso, reduza o consumo, reutilize e recicle os produtos sempre que possível.
2. Reduzir o consumo de energia
Desligue os aparelhos eletrónicos quando não estiverem a ser utilizados, opte por lâmpadas de baixo consumo energético, invista em eletrodomésticos energeticamente eficientes e considere a utilização de fontes de energia renováveis.
3. Meio de transporte sustentável
Reduza o efeito estufa ao escolher meios de transporte mais sustentáveis. Sugerimos que utilize transportes públicos, partilhe boleias, ande de bicicleta ou faça caminhadas para se deslocar até ao seu destino.
4. Evite o desperdício de água
Segundo a ERSAR, em média, um português consome 195 litros de água por dia. Por isso, reduza o consumo de água na sua casa e evite o desperdício, por exemplo: desligar a torneira enquanto escova os dentes ou reduzir o tempo que demora a tomar banho são medidas que poderão ter um grande impacto.
5. Educação ambiental
Esteja informado sobre questões ambientais e partilhe o seu conhecimento com outras pessoas. Apoie iniciativas e atividades que promovem uma comunidade mais consciente — por exemplo: participe em limpezas de praias ou de florestas.
6. Compre produtos locais
Além de comprar alimentos biológicos e mais saudáveis, está a diminuir a sua pegada de carbono e a apoiar os agricultores locais.
Estas são apenas algumas medidas que podemos praticar para proteger o meio ambiente. Pequenos gestos fazem a diferença para construir um mundo melhor.
Compromisso com a proteção do meio ambiente
O Dia da Internacional da Mãe Terra é uma data importante para refletirmos sobre o estado do nosso planeta e reafirmarmos o nosso compromisso com a proteção do ambiente. Ao adotarmos medidas simples no nosso dia a dia e apoiarmos iniciativas de consciencialização e conservação, podemos fazer a diferença.
A Missão Continente está comprometida com o planeta e está em ação com uma série de iniciativas que envolvem a proteção e preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, além de incentivar a adesão das pessoas a ter hábitos mais sustentáveis.
Combate ao desperdício alimentar
Esta iniciativa tem como propósito contribuir para a redução do desperdício alimentar, sensibilizando para a adoção de hábitos de consumo mais conscientes e sustentáveis. Vários projetos fazem parte desta iniciativa, entre eles a “Doação de Excedentes Alimentares” e “Caixas Zer0% Desperdício”.
Conheça o livro de Receitas Missão Sem Desperdício
Compromisso Plástico Responsável
O Continente está comprometido em promover o uso responsável do plástico. Além das ações que estão a ser implementadas, criou um site exclusivamente dedicado ao plástico, que tem como finalidade sensibilizar e esclarecer os consumidores sobre esta temática e que cada vez mais fala sobre outras áreas da Sustentabilidade.
Visite o site e conheça os projetos
Recolha de Resíduos para Reciclagem
O Continente está empenhado em apoiar a cidadania ambiental. Através de pontos de recolha disponíveis nas lojas, facilita a recolha de resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados. Nos pontos de recolha os clientes podem depositar óleos alimentares usados, pilhas usadas, rolhas de cortiça, lâmpadas, equipamentos elétricos e eletrónicos e roupa.
Saiba quais são as outras iniciativas da Missão Continente para proteger o planeta
Vamos unir-nos para garantir um futuro mais verde e sustentável para todos. Afinal, o planeta terra é o único lar que temos e depende de cada um de nós protegê-lo. Juntos, conseguimos criar um impacto positivo duradouro e garantir a sustentabilidade da terra para as gerações futuras.