12 resoluções para um Ano Novo mais sustentável

O que vai desejar quando tocarem as 12 badaladas? Se a sustentabilidade estiver na sua lista de prioridades, este artigo é para si. Descubra 12 resoluções muito simples e realistas para um Ano Novo sustentável.

Entre as várias tradições para a entrada num novo ano, as resoluções de Ano Novo são as que requerem um maior investimento/compromisso da sua parte: seja na sua realização ou mesmo na escolha.

Este ano, estabeleça metas tangíveis, evite chegar a meio de janeiro com a frustração da Blue Monday. Repense nos seus hábitos, estabelecendo metas sustentáveis para o novo ano. O objetivo principal é realizá-las ao longo dos próximos 365 dias e talvez transformá-los em hábitos no dia a dia.

12 resoluções para um Ano Novo sustentável

  1. Ir a pé para o trabalho/escola

    Os transportes são responsáveis por quase 30% das emissões de CO2 na União Europeia. A alternativa mais sustentável é andar a pé ou de bicicleta, por isso, tente estabelecer este como o objetivo gradual para a movimentação do dia a dia. Poderá recorrer também a transportes públicos quando não for possível o percurso a pé ou de bicicleta. Saiba mais sobre mobilidade sustentável

  2. Reduzir o desperdício alimentar em casa

    40,7% dos portugueses já utiliza marmita para levar excedentes de refeições para o trabalho. Esta é uma estratégia, entre várias, que pode e deve adotar para combater o desperdício alimentar, que tem em vista a poupança e a proteção do meio ambiente. 

  3. Optar por uma garrafa de água reutilizável

    O plástico leva em média 450 anos a decompor-se, por isso, deve evitar a sua utilização sempre que possível. Se, diariamente (ou mesmo semanalmente) compra uma garrafa, reflita um pouco o quanto estaria a poupar (tanto no seu orçamento, como o próprio ambiente) ao adquirir uma garrafa reutilizável. Há diversas opções, só tem de escolher a que corresponde às suas necessidades.

  4. Substituir sacos de plástico por sacos de pano reutilizáveis para compras

    Vá além da intenção, organize os sacos de pano que tem em casa e arrume-os no carro ou num local acessível para quando for às compras. Tenha sempre um saco de pano por perto, caso necessite de fazer compras diárias. A ideia é cortar por completo a utilização/compra de sacos de plástico ou papel para transportar as suas compras.

  5. Adotar uma rotina de higiene mais consciente

    Além da pegada carbónica associada ao transporte e descarte dos produtos cosméticos e plástico nas embalagens, também a poupança da água deve ser tida em conta para uma rotina mais sustentável. Saiba como tornar a sua rotina de higiene mais amiga do ambiente neste artigo

  6. Consumir água e energia de forma responsável

    O uso mais eficiente dos recursos é um esforço basal para que o futuro seja mais sustentável. Saiba mais sobre energias renováveis, há formas muito práticas de poupar eletricidade e comportamentos muito simples para reduzir e consciencializar o consumo de água

  7. Reduzir o consumo de produtos de base animal

    Em Portugal, 32,1% dos habitantes admite consumir menos carne. Siga o exemplo, não precisa restringir-se a uma dieta vegetariana ou vegana, mas introduza no seu dia a dia algumas refeições de base vegetal. 

  8. Preferir produtos sazonais e locais

    O consumo de fruta e hortícolas é essencial para uma alimentação equilibrada e saudável. Mas, sabia que os produtos consumidos na sua época, além de serem mais saborosos, apresentam maior riqueza nutricional

  9. Plantar uma horta em casa

    Melhor que adquirir produtos de origem local, só mesmo produzir o que consome: 22,2% dos portugueses dizem ter já plantado uma horta. Das ervas aromáticas aos pequenos hortícolas e frutos, é possível desenvolver aquilo que come. Ter um quintal, ajuda, mas também é possível cultivar a sua horta num apartamento. 

  10. Fazer voluntariado

    Num cenário de tantas necessidades na comunidade, escolha este ano para ser mais solidário. Basta escolher 1 dia, dos próximos 365, e guardá-lo para dedicar o seu tempo a uma causa que lhe faça sentido. A doação é a melhor forma de ajudar. 

  11. Organizar uma limpeza a um espaço público

    É mais de praia, floresta ou campo? Em qualquer dos cenários poderá contribuir ativamente para a limpeza do espaço. Junte-se com amigos ou com a família, organize uma caminhada ou um piquenique, e guardem algum tempo para recolher os resíduos que encontrarem e encaminharem para reciclagem. Simples e divertido.

  12. Comprar produtos em segunda mão

    Roupa, eletrodomésticos, telemóveis. Tudo o que pode ser reutilizado pode também ser comprado em segunda mão. Este ano, entre na moda sustentável, pense bem no que tem, no que pode doar, vender e precisa comprar (em segunda mão, em vez de novo). 

  13. Plantar uma árvore

    Se nunca plantou uma árvore, a chegada do novo ano é a motivação que lhe faltava. Todos os anos, Portugal sofre com incêndios florestais que põem em causa a sustentabilidade da biodiversidade e a limpeza do ar. Procure zonas atingidas pela desflorestação, informe-se sobre as espécies necessárias para a zona e mãos à obra, pelo futuro. 

Cumprir estas resoluções pode torná-lo num Heróis Missão Continente. Inscreva-se e comece já as Missões:

  1. Vamos caminhar? I
  2. Cozinha Circular
  3. Uma garrafa para todas as sedes I
  4. Um saco para todos os dias
  5. Uma luz de cada vez
  6. Refeição Vegetariana
  7. Só se for fruto da época
  8. Semear para depois comer
  9. Uma causa para cada Herói
  10. Passeio higiénico à beira-mar
  11. Roupa de Herói serve a todos
  12. Passeio higiénico na floresta