
Para promover e informar sobre os princípios para uma alimentação vegetariana equilibrada e completa, a Direção Geral de Saúde dedicou um manual à dieta vegetariana, no qual destaca ainda o papel desta dieta na prevenção de doenças crónicas, tais como a doença cardiovascular, a diabetes e a obesidade.
Além da sua saúde, sabia que também o planeta e a sustentabilidade beneficiam com a diminuição do consumo dos produtos de origem animal? Só em Portugal, a produção de gado para consumo de carne foi a principal fonte de metano, um dos gases com mais efeito de estufa.
Desta forma, a moderação do consumo destes produtos é uma forma de reduzir a sua pegada ecológica. Conheça em detalhe as dietas e alimentação com base vegetal.
Alimentação de base vegetal: vegetarianismo e veganismo
Para a Organização Mundial de Saúde, as dietas vegetarianas podem ser classificadas em diferentes tipos ou designações, aliando o menor consumo ou exclusão de produtos de origem animal. Entre estas dietas estão:
- a vegana: exclui todos os produtos de origem animal e/ou derivados.
- a lacto-vegetariana: exclui carne, peixe, frango e ovos, mas inclui lacticínios como o leite, queijo, iogurte e manteiga.
- a ovo-lacto vegetariana: exclui carne e peixe, mas inclui lacticínios e ovos.
- a ovo-vegetariana: exclui qualquer tipo de carne, peixe ou lacticínios, mas inclui ovos.
- a pescetariana: exclui a carne, mas incluí o consumo de peixe, lacticínios e ovos.
- a flexetariana: uma dieta sobretudo vegetariana, que inclui o consumo moderado e consciente de carne, peixe, lacticínios e ovos.
Neste contexto, os termos “vegetariano” e “vegan” são os mais comuns na alusão a produtos, dietas, pratos ou hábitos alimentares de base vegetal. Para compreendermos melhor ao que se referem, vamos desenvolver cada um destes conceitos.
O que é o vegetarianismo?
O vegetarianismo é um padrão alimentar de base vegetal, com cereais, legumes, leguminosas, frutas, sementes e frutos oleaginosos, cogumelos, algas, entre outros, podendo ou não consumir derivados de origem animal, nomeadamente lacticínios, ovos ou mel. Ainda assim, para a Associação Vegetariana Portuguesa, um vegetariano não consome carne, o que inclui frango, porco, vaca, nem consome peixe, marisco, insetos, entre outros.
O que significa ser vegan?
A Vegan Society acredita existirem inúmeras formas de abraçar o estilo de vida vegan. O veganismo, enquanto padrão alimentar, é essencialmente uma alimentação de base vegetal que exclui qualquer derivado animal, como os lacticínios, ovos, mel e suplementos de origem animal como a gelatina, bem como todos os produtos testados em animais e locais que usem os animais como entretenimento.
Mas o estilo de vida vegano vai além da alimentação. A pessoa vegana abdica de comprar e usar produtos provenientes de animais (como a lã, a seda, a pele, as penas ou o couro) e produtos/marcas que impliquem testagem ou crueldade animal, optando por opções mais sustentáveis no que toca a cosmética, produtos de higiene ou de limpeza da casa. Também qualquer forma de lazer que recorra a animais para entretenimento humano, como circos com animais ou touradas, ou atividades que restringem a liberdade dos animais, como os Zoo e os aquários, são excluídas.
Consumo de proteína na alimentação de base vegetal
Além de fornecer energia, a proteína é um nutriente indispensável para o organismo, contribuindo para o desenvolvimento dos músculos, pele, cabelos e ossos. É muito importante incluí-la numa alimentação equilibrada, com base vegetal, através de alimentos como as leguminosas, de que são exemplo as ervilhas, o feijão, o grão e a soja. Os cereais, como arroz, trigo, centeio, quinoa e amaranto, e os frutos oleaginosos e sementes, como as sementes de chia e canhâmo, o amendoim, a amêndoa, são também excelentes opções de alimentos ricos em proteínas. Já existem várias receitas com base vegetal, só tem de experimentar e incluí-las nas suas refeições diárias.
Tome Nota!
Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ter muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.
Complete já as Missões “(Re)Aproveitar fruta amadurecida I e II” e “Cozinha Circular” e prove que consegue implementar mais alimentos de origem vegetal na sua alimentação, sem desperdício!