Moda sustentável: uma tendência para todas as estações

A indústria têxtil, aliada à rapidez na introdução de novos estilos e do consumo, tem consequências ambientais muito negativas, provocadas sobretudo pela exploração de recursos ou pelo descarte incorreto da roupa. Mas afinal, como podemos diminuir este impacto ambiental? Entre na moda... sustentável, com as dicas que temos para si.

Sabia que só a produção de uma t-shirt de algodão utiliza cerca de 2700 mil litros de água doce, quantidade média de água que um adulto bebe em dois anos e meio? Anualmente, os europeus consomem cerca de 26 kg de produtos têxteis e deitam fora cerca de 11 kg, dos quais 87% não são reciclados, acabando em aterros.

Mas, o impacto ambiental desta indústria não se restringe ao descarte de roupa. O cultivo e extração das matérias-primas, a confeção, o transporte e a lavagem da roupa também têm impacto.

Tendo em conta a distribuição e produção dos produtos, a moda é ainda responsável por 10% das emissões de carbono a nível mundial, o que representa mais do que as emissões geradas por todos os voos internacionais e transporte marítimo em conjunto. A Agência Europeia do Ambiente revela que, só em 2017, a compra de têxteis na UE gerou mais de 650 kg de emissões de CO2, por habitante.

Mas afinal, como podemos contribuir para a redução destes valores? De seguida damos-lhe algumas dicas para tornar a sua relação com o vestuário e a moda mais sustentável.

moda sustentável missão continente

Como podemos reduzir o impacto da moda no ambiente?

A mudança de hábitos é chave para o sucesso. Tendo como base o conceito de consumo responsável, destacamos algumas sugestões para aproveitar a mudança de estação para tornar os seus hábitos na moda mais sustentáveis.

Compre menos, dando preferência a marcas mais amigas do ambiente

Não se deixe levar por tendências, compre apenas o que realmente precisa e o que o faz sentir bem. Esqueça as tendências efémeras, prefira manter no seu guarda-roupa peças básicas, confortáveis e de qualidade. Caso precise de algumas peças, tenha em conta certificações como:

  • GOTS, certifica a utilização de materiais orgânicos;
  • B Corp, revela a performance ambiental da marca;
  • BCI, referente ao cultivo sustentável do algodão;
  • Comércio Justo, reconhece práticas de comércio justas para todos os intervenientes;
  • Standard 100 by OEKO-TEX, garante a ausência de químicos prejudiciais para os humanos no tecido.

Opte por materiais de qualidade

Ser mais caro não significa ser de qualidade, mas o facto de facilmente encontrarmos marcas com peças a preços notavelmente mais baixos, leva-nos a ignorar a qualidade e práticas de produção das mesmas. Para reconhecer a qualidade, analise:

  • costuras: se são fortes e com acabamentos cuidados, sem linhas soltas;
  • tecido: estique gentilmente e ao soltar note se mantém a forma;
  • espessura: segure o tecido contra a luz e observe, quanto menos transparência mais qualidade

Faça inventários anuais

Aproveite a mudança de estação para organizar o seu armário. Evite guardar peças de roupa e/ou sapatos que já não utiliza há muito tempo (se não usou durante tanto tempo, o que o fará utilizar agora?). Guarde apenas a roupa que lhe serve e com a qual se sente bem e, se necessitar repor algumas peças, aposte em básicos, confortáveis, que facilmente poderá conjugar.

Repense no destino para a roupa que já não usa

Não coloque têxteis no lixo indiferenciado e, antes de os descartar, assegure-se de que é efetivamente impossível reutilizar estes materiais. Se o vestuário estiver em bom estado organize-o por tamanhos e entregue numa instituição que aceite este tipo de doações, poderá ainda oferecer a familiares e amigos ou vender em plataformas para o efeito, como a Vinted ou a OLX. Reutilizar é sempre a melhor opção, mas caso a roupa não lhe pareça em perfeito estado, coloque nos ecopontos disponíveis para têxteis, como os da Ultriplo e da HUMANA.

Dê mais atenção ao processo de lavagem de têxteis

A lavagem de materiais sintéticos é responsável pela libertação anual de 500 mil de toneladas de microfibras nos oceanos e pela libertação de 35% dos microplásticos existentes no meio ambiente. Por este motivo, é muito importante ter alguns cuidados no momento da lavagem à máquina, entre os quais:

  • Preferir uma máquina de lavar roupa eficiente. Atualmente, os eletrodomésticos apresentam uma etiqueta energética que fornece informação sobre o consumo de energia e água que vai do A (o mais eficiente) até ao G (o menos eficiente).
  • Lavar sempre com a carga máxima, diminuindo o número de vezes em que colocamos a máquina a lavar.
  • Utilizar, sempre que possível, a roupa mais do que uma vez. À exceção da roupa interior, lave a roupa apenas quando está suja. Além de poupar o ambiente está a poupar os tecidos.
  • Evitar a utilizar da máquina de secar. Este tipo de secagem consome bastante energia e, com o clima português, torna-se desnecessária. Prefira sempre estender a roupa.

 

Tome nota!

Optar por uma moda sustentável assegura assegurar a preservação do nosso planeta e garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Seja um consumidor responsável, inspire-se nas iniciativas da Missão Continente levadas a cabo a pensar no bem-estar da comunidade e do planeta.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ter muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Um saco para todos os dias” e “Uma causa para cada Herói”, prove que é capaz de reutilizar têxteis ou até mesmo organizar a sua roupa tendo, em conta a possibilidade de doar a que já não usa.