Alimentos

Os sabores que não podem faltar no seu almoço de Páscoa

Do tradicional folar ao cabrito assado, veja os pratos que devem fazer parte do menu do seu almoço de Páscoa. Bom apetite!
Almoço de Páscoa

Atualizado a 07/04/2025

O almoço de Páscoa é a oportunidade perfeita para reunir a família e os amigos à mesa, pôr a conversa em dia e saborear os pratos típicos desta época festiva.

Porque nem todos gostamos do mesmo, deixamos várias sugestões para a uma mesa saborosa.

Receitas de Páscoa tradicionais portuguesas


Os sabores autênticos que marcam a Páscoa em Portugal são transmitidos de geração em geração. Cada região tem as suas tradições, mas há pratos que não faltam na mesa de muitas famílias. O cabrito ou borrego assado no forno, o folar da Páscoa e o Pão de Ló são alguns exemplos de receitas tradicionais que simbolizam esta data.

Em Trás-os-Montes, o protagonista é o folar salgado, recheado com enchidos e carnes. Por sua vez, na zona centro, a chanfana é um dos pratos mais apreciados no almoço de Páscoa.

Rumo ao Sul, no Alentejo e na Beira Baixa, as receitas tradicionais que mais se destacam são o ensopado de borrego, preparado com pão e ervas aromáticas, e o ensopado de cabrito, um prato reconfortante e repleto de sabor.

Já no Algarve não há Páscoa sem o popular folar de Olhão, uma versão doce em camadas e aromatizada com canela e erva-doce.

Além dos pratos principais e das sobremesas, os petiscos e entradas também fazem parte da tradição. Os queijos regionais, como o Serra da Estrela, a bola de enchidos e os enchidos típicos são presença obrigatória na mesa de Páscoa, geralmente acompanhados por pão caseiro e um bom vinho.

Independentemente da região, a Páscoa é um momento de convívio e partilha, onde as famílias se reúnem à mesa para celebrar, relembrar tradições e criar novas memórias à volta dos sabores de sempre.

Entradas para almoço de Páscoa


A mesa de entradas para o almoço de Páscoa deve conter os sabores mais tradicionais da cozinha portuguesa. No que toca às entradas, os salgados são um dos grandes habituais: aposte nuns covilhetes de carne, em empadas de carne, nuns croquetes de alheira ou nuns pães de queijo. O folar de carne também não pode faltar para trazer ainda mais tradição à mesa.

O camarão também é sempre uma entrada muito apetecível, seja frito com pão ralado ou com massa filo. Não se esqueça ainda do pão e do queijo à mesa. O Serra da Estrela DOP, ou o Camembert de Búfala são também excelentes opções.

Disponha ainda alguns patés – sugerimos um de azeitona e coentros ou com caça – um foie gras e alguns enchidos.

Acrescente umas batatas fritas com sabor a trufa para uma mesa de entradas completa.

Receitas para o menu da Páscoa


Este almoço une sabor e tradição à mesa. Neste dia, os pratos mais comuns são essencialmente assados – cabrito, lombo, borrego e, em alguns casos, bacalhau. À festa junta-se ainda o tradicional folar da Páscoa.

Cabrito


Embora consumido ao longo de todo o ano, o cabrito ganha destaque nesta altura. Torna-se o prato de eleição de milhões de portugueses.

Por ter um sabor suave, uma textura macia e ser uma carne muito saborosa e tenra, o cabrito permite uma enorme variedade de métodos de preparação: assadoensopado e guisado.

Se não lhe apetece cozinhar, encomende o seu cabrito assado na Cozinha Continente. Com ingredientes frescos, de origem nacional e de qualidade, pode desfrutar destes dias de forma mais relaxada.
Borrego

O borrego também é muito escolhido para este almoço. Por ser uma autêntica festa para o paladar. Esta carne alia o sabor a uma versatilidade gastronómica apelativa e a uma grande riqueza nutritiva.

As receitas de Páscoa com borrego diferem de região para região no país, mas as mais comuns são sobretudo as versões assadas no forno assado com batatas. Pode explorar outras receitas como ensopado de borrego, jardineira de borrego ou costeletas de borrego grelhadas.

Lombo de porco


É muito comum no almoço de Páscoa confecionar-se lombo de porco, especialmente assado no forno, acompanhado com castanhas ou batatas assadas e arroz. Mas pode também preparar um lombo de porco com presunto ou recheado com ameixas.

Escolha um bom vinho para acompanhar cada um destes pratos típicos de Páscoa.

Bacalhau


Para quem prefere comer peixe, o bacalhau é o eleito. Cozido, no pão, gratinado ou assado no forno, são apenas alguns exemplos de receitas com bacalhau que podem fazer parte do cardápio de Páscoa. Não se esqueça de acompanhar o prato de bacalhau com um bom vinho!

Polvo


Por outro lado, há quem não abdique do polvo à mesa, sobretudo assado. O nosso polvo é tenro e fresco, apanhado nas melhores origens.

Sobremesas e doces de Páscoa


Na mesa de doces, o folar não pode faltar, nem as amêndoas ou os doces feitos com fios de ovos.

Folar da Páscoa


O folar da Páscoa tornou-se um símbolo desta data em Portugal. Nos dias de hoje, são várias as famílias que ainda vão mantendo viva a tradição de oferecer o folar aos afilhados e, claro, garantir um lugar à mesa para esta iguaria.

Com o passar do tempo e dependendo da região onde é confecionado, a receita original do folar de Páscoa foi sendo adaptada e chega hoje às lojas com recheios, sabores e formas diferentes. Se prefere fazer o folar de Páscoa em casa, siga esta receita com menos açúcar, mas igualmente delicioso.

Pão de Ló


O Pão de Ló é outro dos doces que não pode faltar. De textura fofa, leve, macia e com um sabor suavemente adocicado, ninguém resiste a um pedacinho de Pão de Ló à sobremesa ou ao lanche.

Na Pastelaria Continente encontra uma ampla variedade de Pão de Ló, entre os quais o nosso Pão de Ló Clássico, o Pão de Ló Cremoso e o Pão de Ló Premium.
Agora também pode desfrutar do seu Pão de Ló favorito em formato mini e em dois sabores: Pão de Ló Conventual e Pão de Ló Chocolate. Devem ser retirados do congelador 3 horas antes de serem servidos.
Se este ano quer surpreender a família com um doce feito por si, experimente esta receita de pão de ló tradicional, leve e esponjosa. E para uma versão mais indulgente, o pão de ló húmido vai fazer as delícias dos paladares mais gulosos.

Regueifa doce


A regueifa doce, macia e ligeiramente adocicada, tão associada à Páscoa em algumas regiões do país, é outro indispensável desta época. Pode ser servida simples ou acompanhada de manteiga. Vai bem como sobremesa ou para um lanche ou pequeno-almoço reforçado e é ótima mesmo nos dias a seguir à Páscoa, torrada e barrada a preceito.

Amêndoas de Páscoa


As amêndoas de Páscoa são perfeitas para ter em casa durante esta época, ou até mesmo para oferecer aos afilhados, familiares ou amigos. A marca Bem Me Quer à venda no Continente oferece uma ampla variedade destes docinhos, como amêndoas cobertas de chocolate, com caramelo ou amêndoas tipo francês.

Se preferir, também encontra uma caixa com um sortido de amêndoas, um formato para os mais indecisos e perfeito para oferecer.

Ovos de Páscoa


Os ovos de Páscoa não podem faltar e a marca Bem Me Quer tem estas pequenas delícias de chocolate em vários formatos. Uma autêntica perdição, especialmente para os mais pequenos!

Cozinha Continente, sabores tradicionais para a mesa de Páscoa


Se não pode ou não quer gastar tempo a cozinhar na Páscoa, a Cozinha Continente tem tudo o que precisa. Desde as entradas, pratos de carne e peixe, até aos acompanhamentos e doces típicos desta época festiva.

Encomende a sua comida de Páscoa e celebre com quem mais gosta.