Praia, cidade ou campo? 20 dicas para férias mais sustentáveis

Aqui vai encontrar dicas essenciais para que as suas férias não tenham um impacto negativo para o ambiente e para a sua saúde. Praia, cidade ou campo? Há práticas para todos os cenários.

Segundo o Observador Cetelem Consumo 2022, grande parte dos portugueses elege a praia como o destino preferido para fazer férias, em segundo lugar fica intenção de fazer férias na cidade, seguida pela opção de campo. Seja qual for a sua escolha, tenha em mente a prática de um turismo sustentável . Ainda antes de sair de casa assegure que:

  • Fecha a água.
  • Desliga a eletricidade de divisões sem equipamentos ligados (como o frigorífico ou um congelador).
  • Fecha as torneiras do gás.

 

Na praia

Reutilize os materiais e roupas do ano anterior

Ponha mais vezes em prática o conceito de moda sustentável, inclusive nas suas férias. Privilegie os materiais de qualidade.

Beba muita água

Aumente o consumo de água e deixe as bebidas açucaradas e/ou alcoólicas para momentos especiais.

Prefira garrafas reutilizáveis

Existem diversas opções, mas caso não queira gastar dinheiro, poderá aproveitar garrafas (em vidro) de sumos ou polpa de tomate para transportar líquidos até à praia.

Faça lanches sustentáveis

Planeie e prepare refeições leves em casa, tendo como base a alimentação sustentável e apostando em frutas e legumes da época.

Não deixe nada para trás

Antes de sair da praia, retifique que não deixou lixo, acessórios ou brinquedos perdidos no areal. Aproveite para continuar a aplicar os seus hábitos de reciclagem.

Evite andar ou permanecer nas dunas

Estas são ecossistemas impressionantes com uma diversidade biológica muito própria, saiba como proteger as dunas, durante as suas férias.

Use proteção solar adequada

De forma geral, o FPS não deve ser inferior a 30, mas tenha em atenção também o impacto que o protetor solar tem no ambiente, selecionando opções sem químicos poluentes.

Diga não à utilização de plástico

Evite os insufláveis e substitua a utilização de produtos em plástico por opções mais ecológicas (e económicas), a reutilização de frascos de vidro para transportar alimentos, bebidas e acessórios é uma excelente ideia para dias de praia mais sustentáveis.

Proteja a vida marinha

Observe a biodiversidade magnifica que o mar e oferece, não interfira com o desenvolvimento destes animais (ou plantas). Saiba como proteger a vida marinha, através de práticas simples.

 

Na cidade

Dê preferência a destinos eco-friendly

Descubra o que torna uma cidade sustentável, existem já regiões com práticas que são um exemplo mundial, conheça-as.

Opte pela mobilidade sustentável

Quando planear as suas férias, tenha em conta também a mobilidade, movimentar-se a pé deve ser a sua primeira opção, caso não seja possível, escolha meios de transporte ecológicos ou públicos.

Respeite a comunidade

Tenha em conta a cultura e tradições do destino e respeite-as. Evite fotografar pessoas sem o seu consentimento, procure saber mais sobre a história e vida de cada local. Se viajar com crianças, esta é uma excelente oportunidade para educar sobre temas como a cidadania.

Evite as horas de ponta

Mantenha os níveis de stress no zero, evitando grandes confusões e aglomerações de pessoas, procure faixas horárias de menos movimentação para se deslocar e passear. Só assim vai conseguir tirar o máximo partido das suas férias.

Usufrua dos produtos locais

Esta é uma excelente forma de ter uma experiência completa e única durante as suas férias, além disso, ao consumir produtos locais, está a promover a economia do destino.

Combata o desperdício alimentar

Tenha em atenção a qualidade nutricional e as quantidades de alimentos ingerida, componha o seu prato de forma equilibrada e mantenha, sempre que possível, estratégias de combate ao desperdício.

ferias sustentaveis missao continente

No campo

Atenção ao risco de incêndio

medidas de prevenção que pode e deve seguir, informe-se sobre o nível de alerta local (em Portugal, através do Instituto Português do Mar e da Atmosfera) e não tenha comportamentos de risco.

Respeite o ecossistema local

Procure não interferir com os animais e plantas, compreenda e proteja a biodiversidade, prefira meios de mobilidade simples, silenciosos e não poluentes.

Utilize os trilhos

A pé ou através de outro meio de transporte, mantenha-se seguro e nunca saia dos caminhos traçados. Desta forma está ainda a minimizar o impacto da sua presença na comunidade biológica local.

Poupe água

A água é um bem que deve ser preservado sempre, sobretudo em locais onde a sua existência é reduzida. Há vários hábitos de poupança que deve manter também durante as férias.

Não faça lixo

Sobretudo se estiver a acampar ou numa zona de difícil acesso a ecopontos e contentores, abstenha-se da utilização de descartáveis e deposite, sempre, o lixo nos contentores para o efeito.

 

Tome Nota!

Garantir diversão e sustentabilidade durante as férias é fácil, basta manter o equilíbrio e os comportamentos sustentáveis que tem no dia a dia. Descubra as boas práticas e iniciativas levadas a cabo pela Missão Continente e inspire-se.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ter muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já as Missões “Um passeio higiénico na floresta” e “Um passeio higiénico à beira-mar”. Prove que mesmo de férias, os Heróis divertem-se com boas ações.