Reutilizar frascos de vidro: ideias simples e úteis

Por ano, cada português desperdiça 57 embalagens de vidro, que acabam descartadas incorretamente, sem possibilidade de reciclagem ou reutilização. Há várias opções para dar uma nova vida aos frascos de vidro vazios que tem por casa. Descubra como reutilizá-los de forma simples e funcional.

O vidro é um material 100% reciclável e, como não se degrada durante o processo, pode ser reciclado vezes sem conta. Para fabricar uma tonelada de vidro são necessárias 1,2 toneladas de matéria-prima, enquanto que para produzir uma tonelada de vidro reciclado, é utilizada uma tonelada de resíduos de vidro.

A Sociedade Ponto Verde chama-lhe o “processo perfeito”, que encerra um círculo virtuoso no qual todos ganham. Por este motivo, é tão importante ter atenção à separação do vidro para a reciclagem, colocando-o no ecoponto verde.

Apesar da reciclabilidade deste material, a Zero estima que o desperdício de vidro ronde os 580 milhões de embalagens por ano, em Portugal. Este valor alarmante inclui todas as embalagens de vidro que acabam no aterro, incineradas ou descartadas ao abandono no meio ambiente, em vez de serem recicladas e/ou utilizadas.

Ideias para reutilizar frascos de vidro (com e sem tampa)

Basta abrir a sua despensa para encontrar frascos de vidro que aguardam utilidade. Reunimos algumas ideias para dar vida a estes frascos, quer tenham tampa ou não:

Reutilizar frascos com tampa

Os frascos de vidro com tampas são muito funcionais e excelentes opções (também decorativas) para armazenar alguns produtos alimentares na cozinha, produtos de higiene na casa de banho e pequenas peças que precisem de arrumação.

Na cozinha, há vários materiais de podem ser guardados em frascos fechados, evitando o uso de plástico e facilitando o acesso aos mesmos. Neste caso, opte por produtos alimentares secos como, por exemplo:

  • Frutos secos
  • Sementes
  • Farinha
  • Açúcar
  • Sal
  • Especiarias em pó
  • Ervas secas (aromáticas ou de infusão)
  • Café ou Chá
  • Massa ou arroz
  • Leguminosas secas

 

Na casa de banho, poderá utilizar frascos de vidro para colocar produtos como:

  • Algodão
  • Sabonete líquido
  • Sais de banho
  • Creme hidratante
  • Cotonetes

 

No geral, existem muitas outras peças que necessitam de arrumação mais compacta, para a qual poderá aproveitar a reutilização de frascos de vidro. Tais como:

  • Peças de construção para brincar
  • Peças de jogos, como dados
  • Botões e outros materiais de costura
  • Materiais para bricolage
  • Bijuteria

Dê um toque especial a cada frasco: cole uma etiqueta ou escreva diretamente no vidro, com tintas ou canetas para o efeito, o conteúdo armazenado. Se quiser harmonizar ainda mais com a decoração na sua casa, poderá pintar o vidro na totalidade ou fazer alguns desenhos.

reutilizar frascos de vidro missão continente

Reutilizar frascos sem tampa

Frascos de vidro sem tampa perdem a sua capacidade de armazenar produtos perecíveis sem perderem a qualidade. Ainda assim, podem ser reutilizados como copos ou taças de sobremesa, ou simplesmente para elementos decorativos que prometem dar mais personalidade à sua casa.

Suporte para velas: decore as peças com adornos no exterior (utilize cola quente para mantê-los). Restos de cordas, conchas ou até mesmo pintando o exterior na totalidade ou com apenas com alguns desenhos, vai acrescentar um toque especial e único às suas novas peças de decoração.

Peças decorativas: os frascos podem ser reutilizados apenas como peças decorativas, tudo depende da sua criatividade: poderá enchê-los de conchas, pedras ou uma mistura de flores secas e especiarias para perfumar o ar, por exemplo.

Vasos: decorados a seu gosto ou simplesmente como são, os frascos de vidros são facilmente reutilizados como jarras para ramos de flores vivas ou secas. Por outro lado, poderá também pintar alguns frascos maiores e utilizá-los como vasos decorativos e substitutos dos pratos que são usados como base de vasos furados com plantas. Se ainda não começou a plantar a sua horta, explicamos-lhe como o pode fazer em três passos.

Mealheiro: basta reaproveitar um frasco para começar a poupar. Aproveite um pedaço de tecido para tapar o topo do frasco e faça um ligeiro corte para introduzir moedas, segurando-o com um elástico ao frasco. Se valoriza o fator surpresa, pinte o frasco na totalidade com uma tinta opaca para não conseguir ver a quantidade de dinheiro que está armazenado.

Jarro das tarefas: aproveitar um frasco de vidro para criar um hábito em casa? É muito simples e justo para todos os membros da família. Em pequenos pedaços de papel escreva as várias tarefas domésticas semanais que podem ser divididas pelo seu agregado. Dobre-as e coloque-as no frasco. Todas as semanas, faça um sorteio de tarefas semanais, com cada membro a tirar um papel do frasco e a descobrir a tarefa que lhe calhou.

Na reutilização de materiais, tudo depende da sua criatividade. Deixámos-lhe algumas sugestões, mas há muito mais que poderá fazer. Por exemplo, fazer um doce com fruta demasiado madura e oferecer, em frascos, aos vizinhos e amigos. Ou até mesmo, aproveitar um frasco de vidro para fazer um porta-lápis para oferecer a uma criança.

 

Tome nota!

Tendo como base o conceito de economia circular, o descarte de resíduos, mesmo que para reciclagem, só deve ser feito quando estes já não têm utilidade. Ao reutilizar um frasco de vidro está a dar uma nova vida a este material, evitando inúmeros processos associados a transporte e transformação. Conheça as iniciativas da Missão Continente e descubra como é fácil ter um desempenho ambiental mais sustentável. 

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.