Prendas de Natal sustentáveis: 4 ideias DIY simples e económicas

Se o que conta é intenção, este Natal as prendas devem ter em conta a proteção do ambiente e a construção de um futuro mais sustentável. Selecionámos algumas ideias para presentes que além de sustentáveis, vão fazê-lo poupar algum dinheiro e ainda surpreender o amigo/colega ou familiar que terá a felicidade de receber algo feito por si.

Tudo o que compramos tem um impacto no ambiente, uma pegada ecológica associada não só ao momento de produção, como também no transporte e processo de venda. E se pensa que os presentes digitais são opções 100% sustentáveis, desengane-se, porque até um simples download tem um impacto negativo no ambiente, uma vez que descarregar, guardar ou transferir informação consome energia.

Por isso, prepare a sua lista. Substitua o tempo que tinha guardado para comprar presentes e opte antes por fazê-los à mão. Desta forma, poderá reutilizar e personalizar cada oferta conforme os gostos e personalidade de cada amigo, familiar ou colega.

prendas de natal sustentáveis

4 prendas de Natal sustentáveis DIY

  1. Doce em frascos de vidro reutilizados

Para fazer doce só precisa de fruta, açúcar e, opcionalmente, poderá acrescentar uma especiaria como a canela ou o gengibre. Inspire-se nesta receita. Depois de fazer o doce, distribua-o por frascos esterilizados, que tenha guardado, e feche-os criando vácuo (basta colocar os fracos em banho-maria e deixar arrefecer dentro da água).

  1. Biscoitos

Aproveite fruta demasiado amadurecida para fazer biscoitos doces (terá de esmagar a fruta e juntar aveia ou farinha, moldar e levar ao forno) ou, se preferir sem fruta, siga a receita destas deliciosas bolachas de natal. Embale numa caixa reutilizável ou numa caneca, por exemplo.

  1. Mealheiro personalizado

Decore uma caixa com fotografias, restos de papel, jornais ou folhas revistas. Faça uma ranhura na parte superior para colocar o dinheiro. Dê um toque ainda mais criativo e pessoal a este presente e transforme-o numa caixa de desejos, estipule um objetivo para a poupança e escreva-o na caixa.

  1. Velas caseiras

Vai precisar de parafina, pavio, óleos essenciais (para aroma), um molde e água. Derreta a parafina em banho-maria e junte os óleos essenciais. Despeje o preparado nos moldes (podem ser frascos, copos ou chávenas, por exemplo), coloque o pavio no meio e deixe arrefecer durante 24 horas.

 

Se não tem tempo e prefere comprar algo já feito, então opte por presentes que promovam a mudança para hábitos mais sustentáveis. Sugerimos, por exemplo, que crie um kit sustentável com produtos que facilitam o dia a dia e diminuem a utilização de materiais descartáveis.

Exemplo kit sustentável:

  • 1 copo e /ou garrafa reutilizável
  • 1 saco de pano
  • Palhinhas reutilizáveis
  • Escova de dentes de bambu
  • Champô sólido

 

Além dos presentes, tenha em atenção também a sustentabilidade da sua decoração natalícia. Confira as ideias que deixamos para si, e torne o seu Natal ainda mais especial.

 

Tome nota!

Todos podemos desempenhar um papel importante no futuro, basta incorporarmos algumas mudanças também nos momentos de celebração. Conheça as iniciativas da Missão Continente nesta área e perceba em maior detalhe como pode (e deve) seguir hábitos mais sustentáveis.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ganhar prémios. Divirta-se, ajudando os outros!

Complete já a Missão “(Re)aproveitar fruta amadurecida - I” e prove que é capaz de dar o primeiro passo rumo a um desperdício zero.