Economia circular, a solução para salvar o planeta

No dia 29 de julho deste ano assinalou-se o Dia de Sobrecarga da Terra, a data em que se esgotaram os recursos naturais que o planeta Terra tem capacidade para renovar durante 12 meses. Este défice ecológico criado pela humanidade coloca assim em risco a sustentabilidade do próprio planeta e destaca a urgência de uma rápida mudança.

Atualmente, consumimos mais 74% de recursos do que aqueles que os ecossistemas conseguem renovar, o que equivale a 1,7 “Planetas Terra”.

Portugal, registou, em 2017, uma pegada ecológica de 2,5 planetas e está em défice ecológico desde 1970. São dados alarmantes que nos obrigam a refletir sobre a importância de invertermos esta tendência negativa, imposta sobretudo pelas características inerente aos modelos lineares de produção e consumo.  

 

Uma História por limpar

Em 1760, a humanidade celebrou a chegada da Revolução Industrial que ditou a definição de uma nova estrutura económica, que prevalece ainda até aos dias de hoje: a economia linear.

Esta estrutura segue 5 etapas: extração, processamento, transformação, consumo e descarte. Apesar de ter sido um modelo capaz de sustentar as necessidades das sociedades modernas durante décadas, a sua gestão de recursos é, atualmente, um dos principais motivos que explicam os problemas ambientais que o planeta atravessa.

Para assegurar a sustentabilidade ambiental torna-se assim determinante compreender como é possível assegurar uma gestão mais responsável dos recursos do planeta.

A importância da economia circular para o planeta

A economia circular, inspirada nos ecossistemas naturais, é um conceito estratégico baseado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.

Neste modelo alternativo, o principal objetivo é por reduzir a extração dos recursos naturais. Os ideais da economia circular defendem que estes recursos devem antes ser valorizados em todas as etapas de produção, assegurando a sua sustentabilidade no longo prazo.

Além da extração, este modelo também se foca na diminuição do desperdício de resíduos e excedentes. Muitos destes, ao longo do processo produtivo, acabam por ser lançados na natureza, algo que acaba por ser prejudicial para os ecossistemas e para a qualidade de vida de todos os seres-vivos.

A poluição de rios e do solo, a extinção de espécies, o desflorestamento, aquecimento global, são problemas ambientais que podem ser minimizados ou solucionados através da economia circular.

Economia Circular Missão Continente  

Os 3 princípios da economia circular

Com o objetivo de alcançar um desenvolvimento sustentável, a economia circular segue 3 princípios fundamentais:

  • Preservar e aumentar o capital natural

Produtos e serviços devem ser pensados e produzidos através de matérias renováveis ou com um melhor desempenho. Assim é possível reduzir a extração de recursos e ter um melhor aproveitamento dos mesmos.

  • Otimizar a produção de recursos

Este princípio rege-se pela famosa frase de Lavoisier, um dos grandes cientistas da História: “na natureza nada se perde, tudo se transforma”. Aqui, a produção é pensada de acordo com uma lógica de reaproveitamento, ou seja, em vez dos materiais se tornarem em resíduos, estes são úteis na produção de novos produtos, garantindo uma circularidade de recursos e evitando a sua extração.

  • Fomentar a eficácia de processos

Uma economia circular requer uma avaliação constante de processos e repetição bons resultados de forma a não provocar grandes prejuízos no meio ambiente e manter os lucros da empresa. Aqui procura-se analisar a melhor forma de usar os recursos naturais em prol de objetivos de negócio, mas mantendo o círculo de reaproveitamento contínuo.

 

Etapas da economia circular

A economia circular materializa-se na diminuição da extração de recursos e maximização da reutilização, eficiência e desenvolvimento de novos modelos de negócio. Assim, além de consciencialização da extração, da transformação e do consumo, são acrescentadas mais três etapas que estendem o processo de vida dos bens produzidos.

Estas são as etapas da economia circular:

  1. Extração
  2. Transformação
  3. Consumo
  4. Manutenção e reparação
  5. Reutilização
  6. Reciclagem ou tratamento para descarte consciente

 

Uma das etapas mais importantes acontece após o consumo de bens ou produtos. É sobretudo a partir deste momento que se assinalam as diferenças entre os modelos linear e circular, nomeadamente através da manutenção e reparação dos bens. Através da economia circular os materiais conseguem ter uma vida útil prolongada, diminuindo a produção de resíduos.

Na etapa final, o descarte só acontece quando não é possível fazer a reciclagem de um resíduo. Caso isto aconteça então este é submetido a um tratamento que assegura um impacto ambiental mínimo.

 

Exemplos de Economia Circular:

Caixas Zer0% Desperdício no Continente

A diminuição do desperdício alimentar é um benefício ambiental e um exemplo de economia circular. Opte pela caixa Zer0% Desperdício do Continente e leve para casa produtos que não têm “beleza” suficiente para estar na prateleira, mas que detêm todos os nutrientes e sabor que precisa.

As Caixas Zer0% Desperdício do Continente aparecem como solução para prevenir a quebra de produto, disponibilizando frutas e legumes que estão perto de ultrapassar o ponto ótimo de consumo.

O preço também é inferior ao normal: cada caixa tem 5 kg e custa 0,50€/kg. Contudo, a disponibilidade destas caixas fica sempre dependente do stock de cada loja.

Caixas Zero Desperdício Missão Continente

BabyLoop

Ao longo da nossa vida, acabamos por acumular um excesso de produtos: roupas, mobílias, etc. Todavia, quando estes produtos deixam de nos ser úteis, é fundamental que procuremos formas de lhes dar uma nova vida e funcionalidade.

Para ajudar a resolver este problema, e tendo em mente as necessidades das famílias, nasceu a BabyLoop, uma plataforma online resultante de uma parceria entre Continente, Book in Loop, SIBS e a apresentadora Carolina Patrocínio.

A ideia é simples: ajudar as famílias a vender artigos de puericultura de que já não necessitam, dando oportunidade a que outras pessoas adquiram esses produtos a um custo mais reduzido. Por todo o país, há mais de 80 lojas Continente, que funcionam como pontos de recolha destes equipamentos.

 

Tome nota!

Apesar de estarem implementados em grande escala, é imperativo atualizar os modelos de produção e consumo mais lineares. A transição para uma economia circular é um processo urgente que irá assegurar a sustentabilidade do nosso planeta.

Adicionalmente, é possível minimizar os efeitos mais nefastos da economia linear através de um consumo e produção de resíduos mais consciente. A importância da reciclagem, em particular não deve ser menosprezada e é algo que todos podemos (e devemos) implementar no nosso dia a dia.

Conheça todas as iniciativas promovidas nesta área pela Missão Continente e comece já hoje a contribuir para um futuro melhor.