Como pode proteger as dunas? Eis o que deve e não deve fazer

Com 832 km de fronteira com o Atlântico, basta dar um passeio pela costa portuguesa para se deparar com o habitat de muitos animais e vegetação, as dunas. Mas sabia que o seu principal papel é proteger-nos de adversidades meteorológicas? Por isto é tão importante reconhecê-las e preservá-las. Descubra como neste artigo.

As dunas são estruturas móveis, formadas por areias que são arrastadas pelo vento. Os grãos de areia rolam uns sobre os outros à superfície do solo, parando quando encontram vegetação ou outros obstáculos que possibilitem a sua acumulação. Em 2021, no dia 25 de junho, celebrou-se pela primeira vez o Dia Mundial das Dunas com o objetivo de sensibilizar para a importância da sua conservação.

Para que servem as dunas?

As dunas protegem a zona costeira contra tempestades e a força do mar, prevenindo inundações e garantindo habitats ecologicamente muito importantes.

A Academy of Surfing caracteriza-as como um ponto de biodiversidade, com mantas de vegetação que partilham o habitat com pássaros, borboletas e uma enorme variedade de insetos.

Quando saudáveis, as dunas constituem grandes porções de areia solta que se mantém em constante movimentação, pelo que estas plantas e animais estão constantemente a recriar as suas comunidades. As dunas funcionam também como áreas de armazenamento de areias, fornecendo-a a algumas praias.

Assim, preservar o sistema de dunas ajuda não só a defender a propriedade costeira como a proteger o eco sistema que ali existe.

Como proteger as dunas?

Estima-se que nos últimos 80 anos, perto de 90% da areia tenha desaparecido ou tenha sido substituída por vegetação densa. A Sand of Life alerta ainda que as dunas estão a ser imobilizadas, o que leva à sua destruição e desaparecimento da vida selvagem. A litoralização da população e respetiva construção na zona da costa é apontada como um dos principais motivos para a destruição das dunas. Mas há pequenos gestos comuns que têm contribuído também para esta situação.

Para contrariar este cenário catastrófico a longo prazo, basta evitar algumas atividades que provoquem a devastação das dunas e promover a sua limpeza e desenvolvimento natural.

Para proteger as dunas não deve:

  • Destruir a vegetação
  • Deixar lixo nas dunas
  • Caminhar sobre dunas
  • Andar de bicicleta ou motorizados entre o sistema de dunas
  • Organizar atividades nas dunas (apanhar sol, brincar, piqueniques)


Para proteger as dunas deve:

  • Optar por passadiços aéreos que não toquem na duna
  • Utilizar trilhos naturalmente desenhados
  • Promover a limpeza e recolha o lixo nas dunas
  • Apelar a atenção de amigos e familiares para a correta utilização das dunas


Tome nota!

Em suma, é urgente proteger as dunas, para que estas nos possam proteger a nós. Esta relação recíproca de proteção deve ser mantida de forma saudável, através de práticas ecofriendly.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ter muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos. 

Complete já a Missão Um passeio higiénico à beira mar” e comprove como os Heróis também podem salvar as dunas!