O que é a poluição atmosférica e como nos pode afetar?

A poluição atmosférica foi identificada pela Organização Mundial da Saúde como uma das maiores ameaças à saúde mundial. Além disso, tem impactos preocupantes a nível ambiental. Conheça as causas e consequências deste tipo de poluição que afeta cada vez mais pessoas.

Segundo a Agência Europeia do Ambiente, cerca de 90% da população urbana europeia está exposta a poluentes atmosféricos em superiores aos níveis de qualidade do ar considerados prejudiciais para a saúde. Este tipo de poluição é ainda apontado como uma das principais causas das alterações climáticas e da deterioração do meio ambiente.

De forma a alertar para a importância da adoção de políticas que revertam esta tendência, a Organização das Nações Unidas assinalou o dia 7 de setembro como o Dia Internacional do Ar Limpo. Segundo a organização, é imperativo que os governos e as empresas privadas juntem forças no combate à poluição atmosférica.

Causas para a poluição atmosférica

Embora existam fontes de origem natural, como as erupções vulcânicas, que contribuem para a poluição atmosférica, a atividade humana é a principal responsável pelo aceleramento deste problema. Existem várias causas que podem ser identificadas, nomeadamente:

  • A queima de combustíveis fósseis na produção de eletricidade, nos transportes e nos aglomerados domésticos.
  • A agricultura e a pecuária, responsáveis pela produção de metano.
  • Os processos de indústria, por exemplo com a utilização de solventes e a queima de resíduos.
  • Os transportes, na medida em que os veículos libertam excessivas quantidades de monóxido de carbono, entre outros.

Consequências da poluição atmosférica 

A poluição atmosférica tem consequências nocivas para a saúde humana, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, por ano, morram mais de 4 de pessoas devido a doenças respiratórias causadas pela exposição a este tipo de poluição.

Segundo a CUF, as consequências diretas da poluição atmosférica para a saúde são:

  • Crises de asma, quando as pessoas são expostas à poluição durante curtos períodos.
  • Agravamento dos sintomas de doença pulmonar obstrutiva crónica, para quem já sofre da mesma.
  • Tosse e falta de ar.
  • Cancro do pulmão e outros danos neste órgão.
  • Doenças cardiovasculares como o enfarte do miocárdio, AVC e arritmia.
  • Morte prematura, quando a exposição ao ar poluído ocorre durante vários anos ou toda a vida.

Esta poluição tem ainda efeitos negativos a nível ambiental, o que levou a União Europeia a adotar políticas e fixar metas relacionadas com a emissão de gases poluentes. As consequências da poluição atmosférica no ambiente são:

  • Perda de colheitas agrícolas, o que prejudica a quantidade de alimentos disponíveis para o consumo da população.
  • Chuvas ácidas, que têm impactos a nível da contaminação das águas e dos solos e da perda de vida marinha.
  • Aceleração do processo de eutrofização, causado pela introdução de um excesso de nutrientes nos ecossistemas, que causa a perda de biodiversidade.
  • Aquecimento global, visto que elevadas concentrações de gases de efeito de estufa na atmosfera retêm mais calor proveniente do sol, aumentando a temperatura média da Terra.
  • Depleção da camada de ozono, que leva à destruição deste revestimento responsável pela proteção da Terra contra os raios ultravioleta nocivos emitidos pelo sol.

Considerando que a poluição atmosférica é uma questão global, dado que os poluentes libertados numa região podem ser transportados, contribuindo para a má qualidade do ar noutra localização, as medidas de combate devem acontecer a nível mundial.

Como diminuir a (sua) pegada na poluição atmosférica?

No dia a dia, podemos contribuir para a diminuição das causas da poluição atmosférica, através de medidas simples, como:

Introduzir os conceitos de vegetarianismo e veganismo e aumentar a ingestão de opções de base vegetal, no seu quotidiano.

Tome nota!

A poluição atmosférica é uma das principais ameaças à saúde mundial e ao meio ambiente. Para reverter esta tendência, os governos, as empresas e os cidadãos devem repensar as ações diárias, em prol de um futuro mais sustentável e com menos riscos para a vida humana. Conheça algumas das iniciativas e boas práticas da Missão Continente.

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ter muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Complete já a Missão “Vamos caminhar? I e II”. Descubra como é simples reduzir a pegada carbónica associada à mobilidade.