O que é o consumo responsável? O segredo para o seu dia a dia

O consumo responsável é um tema cada vez mais importante na nossa sociedade, seja pelo espetro da sustentabilidade e até pela poupança que pode trazer ao seu orçamento familiar.

Mais adiante, enumeramos algumas dicas que o vão ajudar a comprar de forma mais consciente. Mas antes, é importante desenvolver o conceito de consumo responsável, bem como a sua ligação (ou oposição) às expressões consumerismo e consumismo.

O que é o consumo responsável?

O consumo responsável é uma forma de consumir de maneira consciente e ética, tendo em conta as consequências que as nossas escolhas de compra têm sobre o meio ambiente, os direitos humanos e a economia.

Uma das principais características do consumo responsável é a escolha de produtos sustentáveis, ou seja, aqueles que são produzidos de maneira a minimizar o impacto ambiental e a preservar os recursos naturais. Isto incluí:

  • Produtos biológicos: bens que, através da agricultura sustentável, são cultivados com um sistema de produção que combina as melhores práticas ambientais com a preservação dos recursos naturais.
  • Produção local: os produtos locais e da época têm um impacto menor no ambiente, além de potenciar o desenvolvimento da economia local e consequentemente da própria comunidade.
  • Comércio justo: as boas práticas comerciais e sociais devem ser tidas em conta, uma vez que promovem o desenvolvimento sustentável global ou local.
  • Evitar o desperdício: ao desperdiçar alimentos ou outros produtos, desperdiça recursos, tempo e dinheiro. É, portanto, essencial desenvolver estratégias de consumo responsável, que combatam o desperdício alimentar.

 

Outra forma de consumir de maneira responsável é escolher empresas que pratiquem boas práticas de negócios, como a responsabilidade social e a contribuição para a sustentabilidade social e bem-estar comunidade local.

Consumerismo e consumismo

O consumerismo reflete uma tendência de os consumidores optarem por escolhas mais informadas, sustentáveis e conscientes, defendendo os seus interesses para o presente e gerações futuras. O consumismo, por outro lado, trata-se da compra e consumo excessivo ou compulsivo de bens e serviços.

O consumerismo e o consumo responsável estão intimamente ligados, uma vez que ambos os conceitos assentam na ideia de que as pessoas devem estar atentas ao impacto do seu consumo no ambiente e na sociedade.

Ao serem consumidores responsáveis, as pessoas podem ajudar a promover o crescimento económico sustentável e o desenvolvimento, enquanto protegem o ambiente e promovem a justiça social. Isto pode ajudar a criar uma sociedade mais equilibrada e equitativa, onde a prosperidade económica é alcançada de uma forma que seja sustentável para as gerações futuras.

Como ser um consumidor consciente e responsável?

Um consumidor responsável é alguém que está consciente do impacto que as suas decisões de compra têm na sociedade, no ambiente e na economia. Por isso, para ter um comportamento mais responsável, deve esforçar-se para fazer escolhas boas para si, para a comunidade e para o planeta.

Para isto, deve escolher de forma informada os produtos e serviços, tendo em conta fatores tais como as práticas éticas e ambientais das empresas que os produzem, a sustentabilidade dos próprios produtos, e as suas próprias necessidades e valores. É ainda essencial considerar todo o ciclo de vida de um produto, desde a sua produção e utilização até à sua eliminação ou reciclagem.

Em suma, para ser um consumidor responsável deve:

  1. Informar-se sobre os produtos e serviços que compra, bem como sobre as empresas que os produzem e/ou distribuem.

  2. Apoiar o comércio local, optando por produtos da época (de produção local) a produtores locais, de pequena escala e tradicionais, o que também ajuda a apoiar a economia local.

  3. Dar preferência a empresas e produtos que se alinhem com os seus valores e que sejam transparentes sobre a cadeia de produção e distribuição.

  4. Reduzir o desperdício e controlar o consumo, comprando apenas o que precisa e utilizando os produtos ao seu máximo potencial.

  5. Descartar adequadamente os produtos e embalagens, através da separação de materiais para reciclagem ou compostagem dos excedentes orgânicos, sempre que possível.

  6. Usar a sua voz e poder de compra para defender a mudança. Fale sobre o consumo responsável junto de amigos e familiares. No momento da compra, inclua-os nas suas decisões.

  7. Evite produtos com embalagens exageradas ou opte por comprar a granel, isto reduz as embalagens e pode também levar à poupança de dinheiro.

Como fazer compras de forma responsável?

Durante temporadas promocionais, como a Black friday, o impulso de comprar pode ser ainda mais difícil de controlar. As oportunidades anunciadas geram, muitas vezes, a ideia de necessidade imediata e, por este motivo, é ainda mais importante a ter um comportamento responsável e consciente enquanto consumidor.

Porém, é no dia a dia que podemos melhorar os nossos hábitos. Neste artigo, damos algumas ideias para ser um consumidor responsável e consciente na ida ao supermercado, mas, no geral, este é um conceito que deve manter presente em qualquer momento de decisão de compra.

O objetivo é repensar a forma como adquirimos os produtos e serviços que precisamos diariamente. E compreender se estamos conscientes da forma como consumimos no nosso dia a dia.

Tome nota!

O desenvolvimento sustentável está dependente das suas ações e escolhas. Ser um consumidor informado, consciente do seu impacto e responsável pelas suas ações, é essencial para o equilíbrio entre as suas necessidades e as melhores práticas de produção e distribuição. Conheça algumas das iniciativas e boas práticas da Missão Continente.