O que é a sustentabilidade social? Dicas para fomentar uma sociedade mais justa

Quando se fala em sustentabilidade, o mais provável é que pense imediatamente na proteção do planeta Terra e nas boas práticas ambientais. Mas será que conhece a vertente social deste conceito? Explicamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre a sustentabilidade social e sugerimos algumas ações para contribuir para uma sociedade mais justa.

A sustentabilidade social é uma vertente da sustentabilidade que é muitas vezes esquecida, porque se dá mais relevância ao aspeto ambiental e económico. No entanto, a dimensão social é muito importante, pois pretende garantir a qualidade de vida e o bem-estar das populações.

Assim, podemos afirmar que as três dimensões da sustentabilidade - ambiental, social e económica - são igualmente importantes na garantia da felicidade da população e das gerações futuras. 

Naturalmente, existe uma interligação entre a vertente social e a ambiental, uma vez que para garantir o bem-estar das gerações atuais e futuras é necessário preservar o meio ambiente que as rodeia.

Definição de sustentabilidade social

O ambientalista Mark Diesendorf, explica a sustentabilidade social como a vertente da sustentabilidade que pretende preservar o capital social através da criação de serviços que garantam o respeito pelos direitos humanos. 

Desta forma, este conceito parte da conceção de igualdade e de bem-estar humano. Mais especificamente, são identificadas algumas componentes que devem ser acessíveis a toda a população, nomeadamente:

  • Água e ar limpos
  • Alimentação equilibrada 
  • Segurança emocional e física
  • Oportunidades de aprendizagem
  • Um sistema de apoio social que previna a solidão
  • A prática de exercício físico

As Nações Unidas criaram um enquadramento para a sustentabilidade ambiental e social de forma a promover a proteção do bem-estar da população, em linha com as declarações e convenções internacionais sobre os direitos humanos. Este enquadramento permite garantir que todos os países da União Europeia respeitam os princípios da sustentabilidade social. 

Neste sentido, definiram-se ainda os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que abordam as várias vertentes inerentes à sustentabilidade social, nomeadamente a pobreza, a fome, a saúde e bem-estar, a educação, a igualdade de género, o trabalho digno, a paz e a justiça.

O que podemos fazer para contribuir para a sustentabilidade social?

Não é difícil encontrarmos sugestões de hábitos mais sustentáveis que podemos pôr em prática de forma a reduzir a nossa pegada ecológica e, dessa forma, contribuir para a sustentabilidade ambiental. No entanto, que estratégias devem ser implementadas de forma a contribuirmos para a sustentabilidade social? 

  • Promover a não-discriminação de grupos marginalizados, com base na sua etnia, necessidades especiais físicas e/ou psicológicas ou identidade de género.
  • Incentivar os decisores políticos e as instituições a criarem estruturas de suporte às pessoas em situação de pobreza ou grupos marginalizados. 
  • Pressionar as empresas a criarem oportunidades de emprego dignas e acessíveis a todas as pessoas. 
  • Participar em ações de voluntariado ou contribuir monetariamente para associações solidárias.
  • Ser compreensivo e solidário com as pessoas, seja na esfera pessoal ou profissional.

     

As empresas e a sustentabilidade social

As empresas têm um papel de extrema importância na garantia da sustentabilidade social, sendo que devem identificar os impactos negativos dos seus negócios nas pessoas e tentar minimizá-los.

Esta responsabilidade social advém do impacto que as organizações têm na sociedade a nível global, uma vez que as suas ações afetam os colaboradores, os parceiros de negócio, os consumidores e as comunidades locais.

É neste contexto que atua a Missão Continente, promovendo, ao longo do ano, várias iniciativas e boas práticas, assentes em três eixos: Alimentação, Pessoas e Planeta. Através destas ações, todos conseguimos ter um impacto positivo na comunidade que nos rodeia.

A garantia da existência de boas práticas que promovam o bem-estar social pode trazer benefícios para as organizações, nomeadamente: 

  • Atrair e reter talento e parceiros de negócio.
  • Fomentar a criação de modelos de negócio ou produtos inovadores.
  • Aumentar a produtividade dos colaboradores.

Tome Nota!

A definição de sustentabilidade social pode não ser tão clara como a de sustentabilidade ambiental, no entanto, é igualmente importante para a garantia de um futuro melhor. Lembre-se que o caminho para a sustentabilidade é um progresso constante e o que importa é fazermos melhor do que fizemos até agora. 

Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ter muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.

Comece já a Missão "Uma Refeição do Coração" e ajude alguém que necessite de apoio.