Antigamente, o único propósito das empresas era vender produtos ou serviços. No entanto, com o passar do tempo, a sociedade passou a responsabilizar as organizações pelas suas ações a nível social e ambiental.
Segundo um estudo da Cone Communications, 84% dos consumidores afirmou procurar ativamente produtos de empresas socialmente responsáveis. Por esta razão, as empresas que não assumam o impacto das suas ações e não procurem mitigar as consequências negativas que delas resultam vão ser ultrapassadas pelos seus concorrentes.
Cada vez é mais percetível a importância do papel das empresas na construção de um futuro mais sustentável e de uma sociedade mais justa, tendo sido nesse sentido que se criou o conceito de Responsabilidade Social Corporativa.
O que é a Responsabilidade Social Corporativa?
Segundo a Norma Internacional ISO 26000, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é a responsabilidade assumida por uma organização pelos impactos das suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente.
Segundo a Direção-Geral das Atividades Económicas, para que as empresas tenham uma boa prestação ao nível da Responsabilidade Social Corporativa a sua conduta deve:
- Contribuir para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem-estar da sociedade.
- Ter em consideração as expectativas das diferentes partes interessadas, nomeadamente dos trabalhadores.
- Estar em conformidade com a legislação aplicável e ser consistente com as normas internacionais de comportamento.
- Integrar toda a organização e ser praticada nas suas relações.
Já a Comissão Europeia afirma que a responsabilidade das empresas vai além dos produtos e serviços que estas oferecem, incluindo também as condições laborais que proporcionam aos seus trabalhadores, os direitos humanos, a saúde, o ambiente, a inovação e a educação.
As condutas de comportamento impostas às organizações pela CE vão ao encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU para a Agenda 2030.
Em suma, as empresas são cada vez mais pressionadas, tanto pelos consumidores como pelas organizações internacionais, a assumirem o seu impacto na sociedade e no ambiente e a contribuírem para o bem-estar geral.
Benefícios da RSC para as empresas
A adoção de práticas de responsabilidade social pode ser encarada como um fardo para as empresas porque acarretam investimentos de tempo e dinheiro. No entanto, existem algumas vantagens da RSC para as organizações, nomeadamente:
- Atração e retenção de talento, na medida em que os candidatos profissionais valorizam este tipo de prática.
- Atração e retenção de clientes e fornecedores que queiram colaborar com a causa social.
- Criação de uma vantagem competitiva relativamente aos concorrentes.
- Promoção de uma imagem positiva da organização na mente dos consumidores.
Tome Nota!
A Responsabilidade Social Corporativa é referente às boas práticas que as empresas devem adotar de forma a impactar positivamente a sociedade e construir um futuro sustentável. Todas as partes são beneficiadas com a adoção destas medidas, nomeadamente a comunidade envolvente, os colaboradores, os clientes e a organização em si.
Preparado para se tornar um Herói? Comece hoje mesmo a criar um impacto positivo na sociedade. Adira ao projeto Heróis Missão Continente e perceba como pode contribuir para um mundo melhor, participar em desafios e ter muitas surpresas. Divirta-se, enquanto constrói um futuro mais sustentável para todos.